Baixar vídeo do YouTube: 15 melhores sites

atualizado 1 de setembro de 2023
Tempo de leitura13 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O YouTube já é uma plataforma de conteúdo indispensável na vida de muitas pessoas e, em alguns casos, é normal precisarmos baixar vídeo do YouTube, como por exemplo para assisti-los quando estiver sem internet.

Afinal, todos os dias, milhões de usuários gravam e enviam vídeos sobre inúmeros assuntos, gerando uma grande variedade de conteúdo relevante.

Praticamente todos os vídeos carregados no site são gratuitos e podem ser acessados a qualquer momento por quem tem acesso a uma conexão à internet, uma maneira fácil e prática para acessá-los.

Contudo, existem momentos em que você quer assistir a um vídeo, mas a internet não está conectada, certo? 

Para suprir esta necessidade, existem ferramentas que permitem baixar vídeo do YouTube em seu computador ou celular.

Desta forma será mais fácil guardar um de seus vídeos favoritos para se divertir, estudar e até mesmo aplicá-los em uma apresentação - sempre respeitando os direitos autorais do criador do vídeo. 

Para isso, preparamos a lista a seguir sobre como baixar vídeo do YouTube com 20 aplicativos diferentes.

Qual o melhor app para baixar vídeo do YouTube?

Existem diversas opções de aplicativos e site para baixar vídeo do YouTube. Algumas opções são simples e diretas, enquanto outras apresentam funcionalidades adicionais, como a possibilidade de converter vídeos e mais.

Confira a nossa lista e escolha qual o melhor aplicativo para baixar video do YouTube.

1. ByClick Downloader

O YouTube By Click é um dos programas mais completos para baixar músicas e vídeos do YouTube. Ele permite baixar vídeo do YouTube e de mais 40 outros sites, como Facebook, Vimeo, Dailymotion e muito mais. 

Um dos diferenciais que o programa oferece é a possibilidade de baixar vídeos do YouTube em alta qualidade: 720p, 1080p, 4K e até mesmo 8K. Esses arquivos também podem ser convertidos para diversos formatos diferentes, como MP3, MP4, AVI e várias outras opções. 

Uma de suas funcionalidades que vale a pena ser destacada é a possibilidade de baixar playlists completas do YouTube e até mesmo os vídeos de canais em apenas um clique.

Copie o URL do vídeo que você deseja baixar usando o atalho Ctrl + C ou clicando com o botão direito do mouse e escolhendo copiar.

Copiando a URL de um vídeo do YouTube

Ao copiar o endereço do vídeo desejado, uma janela irá aparecer automaticamente. Escolha se você deseja baixar o vídeo completo ou apenas seu MP3.

Baixando o vídeo do YouTube automaticamente com o ByClick

Caso queira baixar da maneira mais tradicional, copie o link na barra de busca do ByClick e clique em pesquisar. Então, escolha o resultado de sua busca e baixe o vídeo desejado.

Mostrando como baixar vídeo do YouTube usando o Byclick e Inserindo a url no campo de pesquisa

2. 4K Video Downloader

Essa é uma ferramenta que permite baixar vídeos do YouTube sem dificuldades e sem qualquer custo. No plano gratuito, é possível baixar 30 vídeos por dia, 10 vídeos por playlist e 5 vídeos por canal na rede social.

Fazer o download vídeo YouTube é simples e esse programa para baixar vídeo do YouTube oferece uma interface intuitiva para atender todos usuários.

Faça downloads de vídeos em 360º, em 3D, de resolução 8K, 4K, 1080p, HD 720p e aproveite recursos como a possibilidade de baixar legendas de vídeos e fazer download de conteúdo privado do YouTube.

Para ter acesso a todos os recursos exclusivos, escolha entre um dos planos oferecidos.

Além disso, o 4K Video Downloader já recebeu avaliações positivas da Product Hunt, TechRadar, TechAdvisor e vários outros portais, sendo uma excelente pedida para quem quer baixar video do YouTube.

Assim como no item anterior, para baixar vídeo do YouTube online com o programa basta apenas estar com o programa aberto e copiar o link do vídeo desejado.

O aplicativo irá automaticamente mostrar as opções de download do vídeo selecionado.

Caso a janela de download automática não tenha aparecido, basta apenas clicar em "Colar Link" que as informações do vídeo irão aparecer assim como na imagem abaixo.

Como baixar video do YouTube usando o 4K Video Downloader

3. iTubeGo

Não poderíamos deixar de mencionar o iTubeGo em nossa lista. Ele é uma ferramenta realmente completa que possibilita não apenas baixar vídeo do YouTube, mas também de outras plataformas, como o Facebook, Reels do Instagram, Dailymotion, Vimeo, TikTok, entre outros.

Baixe os seus vídeos do YouTube preferidos rapidamente, é possível iniciar vários downloads simultâneos e até mesmo use um navegador integrado à ferramenta para encontrar e baixar os conteúdos que deseja.

Além disso, a ferramenta também permite baixar playlists completas e também converter vídeos em outros formatos, como mp4, avi, mkv, assim como converter vídeos em arquivos de áudio, mantendo a qualidade original do som.

O iTubeGo está disponível para Windows, MacOS e no Android e você pode testá-lo gratuitamente.

Captura de tela da interface do iTubeGo exibindo o navegador integrado

4. Download vídeo YouTube com10downloader

Com um design bem simples e minimalista, esse é um site para baixar vídeo do YouTube bem fácil e rápido de usar.

A ferramenta permite que os usuários baixem os vídeos em MP4, façam o download de YouTube Shorts e até mesmo a thumbnail do vídeo.

Assim como os outros itens de nossa lista, basta colar o URL do vídeo desejado no campo indicado e clicar em download para baixar seu vídeo.

Guia ensinando como baixar vídeos com o 10downloader

5. wave.video

O wave.video é uma ferramenta grátis e bastante conveniente para quem deseja baixar vídeos do YouTube.

A aplicação web funciona como um conversor de vídeos para MP4, isso sem a necessidade de se registrar ou baixar algum tipo de programa.

Interface do wave.video mostrando como baixar video do youtube

6.  Freemake

Outra solução rápida e prática de como baixar vídeo do YouTube online é o Freemake. Assim como as opções anteriores, não é preciso instalar nenhum aplicativo para utilizá-lo.

A opção também oferece o download de vídeos de outros sites como Facebook, Dailymotion e até mesmo a Twitch, famosa plataforma de transmissão de jogos digitais.

Essa ferramenta permite fazer download de vídeos do YouTube em diversos formatos como MP4, AVI, MKV, WMB e outros. 

Para baixar vídeo do YouTube com o FreeMake, copie a URL do vídeo, cole na caixa de texto e pressione a tecla "Enter". Aguarde enquanto o site carrega o conteúdo, então selecione o formato desejado para o download e clique no botão "Baixar agora". 

Captura de tela do FreeMake ensinando como fazer um download no YouTube

7. Baixar vídeo do YouTube com o ClipConverter

O ClipConverter é uma das ferramentas mais populares para o download e a conversão em diferentes formatos de vídeos do YouTube e outros sites. Através da ferramenta, é possível converter vídeos em MP3, MP4, 3GP, AVI, MOV e várias outras opções.

Uma funcionalidade muito útil desta ferramenta é a possibilidade de escolher o trecho exato do vídeo que você deseja baixar. Portanto, se apenas uma parte do vídeo interessante para você, não será necessário baixar o resto do conteúdo. 

Para baixar vídeo do YouTube com o ClipConverter copie a URL do conteúdo desejado, cole na caixa de texto, selecione o formato desejado e clique em download. 

ClipConverter, guia de download, passo 1

Após clicar em download, selecione a qualidade do vídeo que será baixado e clique no botão "Iniciar". 

ClipConverter, guia de download, passo 2

Por fim, após o conteúdo ser carregado e convertido, a página será atualizada, então, clique em download. 

ClipConverter, guia de download, passo 3

8. Catchvideo

O CatchVideo é uma ótima alternativa de como baixar vídeo no YouTube. Não exige instalação de programas, é rápido, prático, mas seu conteúdo está em inglês e seu layout é poluído, o que pode confundir alguns usuários. 

Assim como outras opções da lista, a ferramenta também converte o conteúdo de outras plataformas como Facebook, Tumblr e Vimeo.

Pessoas que costumam baixar vídeo do YouTube com frequência podem utilizar sua extensão no Google Chrome para baixar o conteúdo com apenas um clique. 

Para fazer o download do seu vídeo, copie a URL do conteúdo desejado e cole na caixa de texto do site, então clique no botão "Catch".

Dê um clique na opção logo abaixo da caixa de texto para desativar as notificações do site e tornar sua experiência mais tranquila. 

Catchvideo, guia de download, passo 1

Logo após carregar o conteúdo, arraste sua página para baixo até conferir uma miniatura do seu vídeo. Então, selecione a qualidade desejada e clique no botão "Download". 

Catchvideo, guia de download, passo 2

9. Free YouTube Download

O Free YouTube Download é um software para baixar vídeo do YouTube que precisa ser instalado em seu computador. Além dos downloads, também é possível fazer conversões dos vídeos para formatos MP4, AVI e MP3.

Sua utilização é muito simples e prática. Copie a URL do vídeo que você deseja baixar e clique no botão "+ Colar", então, clique no botão "Descarregar" e selecione a pasta onde o vídeo será salvo. 

Captura de tela do Free YouTube Download ensinando como baixar vídeos com a ferramenta

10. aTube Catcher

O aTube Catcher é um programa para baixar vídeos do YouTube que já foi baixado por mais de 120 milhões de vezes, o que o torna uma das ferramentas mais populares quando o assunto é baixar vídeo do YouTube.

A ferramenta também permite baixar vídeos de outras plataformas como Facebook, Vimeo e até mesmo Globo. 

Seu layout não é muito bonito e está um pouco desatualizado, mas o programa conta com toda esta popularidade porque cumpre o que promete. 

Baixar vídeos com o aTube é muito simples. Copie a URL do conteúdo desejado, cole na caixa de texto e clique no botão "Baixar". Uma janela irá aparecer em sua tela, selecione o formato e a qualidade desejados, então clique no botão "Baixar" desta nova janela. 

Foto da tela do aTube Catcher com setas indicando onde clicar para baixar vídeos

Como baixar vídeos do YouTube no celular

Se você prefere usar seu smartphone para assistir os vídeos e está procurando opções para baixar o conteúdo e guardar direto em seu celular, confira a nossa lista.

1. 10downloader (Android | iOS)

O 10downloader é um site que permite baixar e converter vídeos para MP3 através de navegadores em computadores e celulares.

Qualquer celular com acesso à internet e um navegador atualizado é capaz de usar a ferramenta para baixar vídeos do YouTube e do Facebook.

2. TubeMate (Android)

Disponível apenas para Android, o TubeMate é um aplicativo que permite baixar vídeo do YouTube com facilidade para assistí-los offline.

O app permite escolher a qualidade do vídeo, suportando diversas opções, permite o download em segundo plano e os vídeos podem ser convertidos em MP3.

Contudo, vale informar que o app não está disponível pela Play Store, é preciso baixá-lo em seu site. O aplicativo também não baixa vídeos em 4K e cria uma versão alternativa do vídeo em questão, que pode gerar problemas.

3. Cloud Video Player (iOS)

O Cloud Video Player é um aplicativo para quem deseja download vídeo do YouTube no celular, mas que também permite o download de vídeos de outros sites.

Uma de suas vantagens é poder reproduzir os vídeos baixados em outros dispositivos Apple usando a nuvem.

O app também permite adicionar uma senha e alterar os formatos dos vídeos dependendo dos seus requisitos.

4. wave.video

O wave.video é um site que também pode ser usado pelos navegadores de dispositivos Android e iOS.

A ferramenta também conta com uma versão de aplicativo que pode ser encontrada em sua página e um conversor de MP4 para MP3.

5. YouTube Go (Android | iOS)

O último item em nossa lista de como baixar vídeos do YouTube no celular é o YouTube Go.

O aplicativo foi desenvolvido pelo próprio Google para permitir que usuários baixem os vídeos do YouTube e assistam offline.

A ferramenta foi criada originalmente para ajudar celulares com pouco desempenho e que têm entradas e conexões mais lentas.

Como baixar vídeos YouTube Premium?

A única maneira oficial e legal de baixar vídeo do YouTube é através do YouTube Premium, que exige o pagamento de uma mensalidade.

Ao utilizar o serviço premium será possível fazer o download de vídeos e músicas apenas em dispositivos móveis para assistir e ouvir offline por até 30 dias.

Além de possibilitar baixar vídeos do YouTube online, o YouTube Premium oferece outras vantagens como:

  • Assistir vídeos sem anúncios;
  • Fazer download de vídeos para assistir offline;
  • Tocar em segundo plano;
  • YouTube Music Premium - que também te permite baixar músicas do YouTube;

Vale a pena conferir se você é um usuário extremamente ativo da plataforma, tanto para fazer o download vídeo YouTube quanto para aproveitar os demais benefícios.

Se estiver com alguma de como baixar vídeos do YouTube Premium assista o vídeo abaixo:

Como editar após um download do YouTube?

Seja para apresentações, publicações nas redes sociais ou até mesmo a criação de memes, após baixar vídeo do YouTube e precisar editá-los, utilize um programa de edição fácil e acessível. 

O Movavi é um programa amigável para usuários com todos os níveis de conhecimento técnico que permite edições rápidas e fáceis em seus vídeos. Vale muito a pena conferir e fazer seu teste gratuito. 

Dicas e cuidados ao baixar vídeo do YouTube

Confira algumas dicas e cuidados que você deve ter na hora de baixar YouTube vídeos e também restrições sobre a utilização dos conteúdos de forma legalizada, sem infringir direitos autorais ou praticar pirataria.

Como baixar vídeo do YouTube com segurança

Além de conferir as melhores soluções de como baixar vídeo do YouTube, é preciso manter-se atento quanto a segurança de seus aparelhos e seus dados.

Portanto, faça o download apenas em sites confiáveis que apresentam o ícone de cadeado antes de sua URL, indicando a utilização do certificado SSL e atestando sua segurança. 

Portanto, para garantir uma boa experiência na hora de baixar vídeo do YouTube, verifique se existem atualizações em seu navegador ou sistema operacional, não compartilhe seus arquivos ou informações pessoais em troca de downloads e escolha apenas programas confiáveis, caso dúvidas apareçam, busque por outra opção. 

Cuidados ao usar vídeos baixados do YouTube

O YouTube tem regras muito restritas quanto a utilização do conteúdo que é veiculado em sua plataforma. Estas regras são aceitas ao utilizar o site e quebrá-las pode até mesmo gerar medidas legais. 

Para entender melhor este assunto, é preciso conferir com calma as diretrizes de gestão de direitos de autor e de outros direitos que estão disponíveis em uma página de suporte do site. 

Contudo, no Brasil a situação não é tão complexa como parece. As medidas legais quanto ao direito dos autores ocorre apenas quando uma criação é utilizada por terceiros, sem autorização, para distribuição, cópias, vendas e outras atividades que geram lucro ou vantagem a partir de uma versão original.

Isso significa que baixar vídeo do YouTube para uso próprio geralmente não tem implicações legais. Mesmo assim, lembre-se que você pode se proteger e proteger seu IP enquanto baixa vídeo do YouTube com uma rede virtual privada ao usar um VPN.

Atenção: pirataria é crime. A JivoChat não apoia e não concorda com a distribuição de material sob infração de direitos autorais e alerta que você pode ser punido legalmente por praticar pirataria.

Aprendeu como baixar vídeo do YouTube?

Viu como fica mais fácil utilizar os recursos corretos? Esperamos que o nosso artigo tenha trazido dicas e mostrado qual app para baixar vídeo do YouTube pode ser usado sem problema algum. 

Caso um de seus objetivos com o download seja a edição, confira os recursos que o editor de vídeos Movavi oferece.

Através de uma interface muito otimizada e amigável é possível editar vídeos e áudio, gravar sua tela, converter arquivos e ter acesso a diversas outras funcionalidades.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download