Colagem de fotos: 6 ferramentas para usar

atualizado 22 de agosto de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Provavelmente você já teve dúvida na hora de escolher qual foto de um certo evento ou ocasião especial irá publicar em suas redes sociais ou revelar para colocar em um porta-retrato.

Caso esteja em dúvida entre múltiplas imagens, uma solução para você pode ser uma colagem de fotos. Na hora de produzir um conteúdo visual, a aparência é uma qualidade que deve ser sempre priorizada.

Seja na hora de criar colagem de fotos bonitas e atraentes para prender a atenção do seu público em uma rede social ou quando visitarem sua loja virtual, ou utilizar a colagem de fotos para contar sua história de forma única nas redes sociais.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores ferramentas para você utilizar sua criatividade e fazer colagem de fotos para publicar em suas redes sociais ou utilizar como estratégia de marketing digital para seu negócio.

Ferramentas de colagem de fotos

Já sabemos que uma imagem vale mais que mil palavras, porém uma colagem de fotos tem a capacidade de contar uma história inteira. Então, se você busca de aplicativo de colagem de fotos e como fazer colagem de fotos, confira nossa lista.

1. Shutterstock: Creative Flow

A primeira ferramenta que trazemos nesta lista é o editor de colagem de fotos online do Shutterstock: Creative Flow.

O ShutterStock é conhecido por ser um grande banco de imagens, e agora com essa nova ferramenta você poderá utilizá-lo para criar designs incríveis.

Ele conta com uma biblioteca com milhares de templates, é possível criar suas colagens de foto em poucos cliques.

O ShutterStock conta com milhares de templates flexíveis e completamente customizáveis para você criar colagem de fotos utilizando desde designs informais e divertidos, até peças corporativas e minimalistas.

Além disso, é possível escolher as cores, o layout e as fontes que melhor se encaixam em sua colagem de fotos. Podendo adicionar gratuitamente quantas imagens quiser, na plataforma você é livre para criar seu design do seu jeito.

Recorte da tela inicial do Canva

Para saber como fazer colagem de fotos no Shutterstock: Creative Flow, basta acessar a ferramenta e clicar no botão "create", após você será redirecionado para uma nova janela onde você poderá optar por utilizar tamanhos personalizados, ou então os pré-definidos.

Entrando no editor de colagem de fotos do Shutterstock: Creative Flow, busque pela aba "colagem", nela é possível encontrar a biblioteca de templates.

Recorte biblioteca Canva

Ao selecionar o seu template, como falamos anteriormente, eles são totalmente customizáveis. Então, basta fazer o upload das suas fotos e utilizar sua criatividade para explorar todas as combinações possíveis dentro do Shutterstock: Creative Flow.

Para adicionar a suas imagens ao seu template de colagem, basta selecionar o espaço vazio, ao selecionar o espaço vazio.

Na segunda aba superior, aperte no botão "substituir célula" e em seguida escolha se você deseja fazer upload do seu computador ou então do banco de imagens do Shutterstock.

Recorte da tela template de colagem de fotos

Com o banco de imagens do Shutterstock você poderá fazer montagens mais dinâmicas e dar vida as suas criações.

Também existem diversos elementos para melhorar ainda mais sua colagem de fotos, podendo inserir ilustrações, vetores e adesivos. Além dos recursos de recorte, desfoque, filtros, entre muitos outros para editar sua colagem.

Ao finalizar sua colagem de fotos, você pode salvar sua montagem como um arquivo PNG ou JPG. Caso opte por imprimir sua colagem de fotos, é possível baixar seu arquivo em PDF.

Colagem de fotos montada

2. Fotor

O Fotor é outra ferramenta de design online que permite criar colagem de fotos online para contar sua história de uma forma única nas redes sociais e prender ainda mais atenção dos seus seguidores com suas montagens criativas.

Esta ferramenta conta com uma biblioteca com centenas de modelos prontos para utilizar colagem de vários estilos. Em poucos cliques, os layouts de colagem artística ajudam a transformar suas colagens de fotos em ótimos design.

Recorte da tela de edição do Fotor

Outra opção de modelos para utilizar para fazer colagem de fotos, é o layouts divertidos, que podem ser utilizados para realizar montagens com as fotos que você quiser mandar para seus amigos ou familiares.

Além disso, os modelos prontos são totalmente personalizáveis, podendo criar estilos próprios de colagem de fotos, ajustando detalhes como largura da borda, alterando cor e imagem de plano de fundo, entre outros.

Biblioteca do Fotor

Para criar uma colagem utilizando o Fotor, basta acessar a ferramenta de colagem e fazer o upload das imagens que você deseja utilizar na sua montagem.

Em seguida busque o modelo ideal para você começar a fazer a sua colagem, podendo ser colagem clássica, artística, colagem em estilo ou costura. Modifique os modelos da forma que deseja e salve seu trabalho no formato para compartilhar sua colagem de fotos.

3. Pic Collage

Agora, se você deseja fazer colagem de fotos online diretamente do seu smartphone, um dos aplicativo de colagem de fotos mais simples e fáceis de utilizar é o Pic Collage. Este app de colagem de fotos permite realizar montagens em poucos segundos.

O Pic Collage conta com dezenas de templates que podem ser encontrados dentro da ferramenta, incluindo cartões para datas especiais, além de oferecer diversas opções de adesivos, GIFs e a possibilidade de alterar o fundo da colagem.

Além disso, o usuário pode cortar parte de uma foto, usando o contorno do objeto. A ferramenta ainda permite desenhar em cima de uma imagem ou adicionar texto com os mais diferentes estilos.

4. Montagem Fotos

O Montagem Fotos é uma ferramenta totalmente online e gratuita para realizar colagem de fotos direto do seu navegador. Com estilos no formato de grelha, você pode escolher a quantidade de imagens que deseja inserir na colagem.

Para saber como fazer colagem de fotos nessa ferramenta, basta selecionar o número de fotos, você fará upload de cada foto na área indicada e a ferramenta permite aumentar ou diminuir as bordas e adicionar cores. Além disso, é possível arredondar as bordas das imagens.

Também é possível adicionar textos e recortar imagens. Além disso, existem também outros modelos para cada quantidade de imagens que você selecionar. Ao finalizar sua colagem de fotos, basta clicar em "Salvar montagem".

5. Adobe Spark

O Adobe Spark é uma ferramenta da mesma empresa criadora dos programas de design mais robustos do mercado, como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator.

Porém, diferente dos demais produtos da Adobe, o Spark foi pensado em quem não possui conhecimentos avançados na área de design, possuindo uma interface bem intuitiva, prática e permitindo a criação de artes profissionais em poucos minutos.

O Adobe Spark disponibiliza diversos templates elaborados por profissionais, para que você não precise começar sua colagem de fotos online a partir de uma tela em bnranco. É possível pesquisar por plataforma, tarefa, estilo, mood ou cor e se inspirar para criar sua colagem.

Ao encontrar um modelo que goste, toque ou clique nele para poder editá-lo. O Spark possui diversas formas de personalização dos modelos de colagem de fotos.

Podendo modificar o template e a fonta, incluir suas fotos ou escolher entre milhares de imagens gratuitas da biblioteca da ferramenta. Caso utilize o plano premium, é possível aplicar automaticamente o logo, as cores e as fontes da sua marca.

Além disso, é possível ainda adicionar adesivos animados do GIPHY ou aplicar animação ao seu texto para criar vídeos curtos em apenas um clique. Além disso, é possível incluir colaboradores ao seu projeto para te auxiliar na criação da sua colagem de fotos.

Outra customização possível para o modelo de colagem de fotos, é possível redimensioná-lo e adaptá-lo para impressão ou postar em suas redes sociais. Basta clicar em "Redimensionar" e selecionar a plataforma em que pretende utilizar o seu design.

Assim que concluir a sua colagem de fotos, basta clicar em Publicar. Baixe seu projeto instantaneamente para imprimir em casa ou em uma gráfica profissional.

Se deseja conhecer mais funcionalidades do Adobe Spark, confira nosso artigo falando tudo sobre essa plataforma.

6. BeFunky

Outra ferramenta que apresentamos é o BeFunky, ele possibilita criar colagem de fotos online de forma bem simples. Basta fazer o upload das suas fotos favoritas e o criado de colagem de fotos cria uma montagem de forma automática.

Ou caso prefira, você pode selecionar um modelo pronto totalmente personalizável e editar da forma que você quiser. O BeFunky possui modelos especialmente para o Pinterest e Facebook.

Além disso, a plataforma disponibiliza uma incrível quantidade de ferramentas para melhorar as suas fotos e personalizar ainda mais suas colagens. Podendo mudar a cor do plano de fundo, adicionar texturas ou alterar as fontes.

Ao finalizar sua colagem de fotos, basta clicar em "Salvar" e escolher o formato que deseja salvar sua montagem e a qualidade da imagem.

Encontrou a melhor ferramenta para fazer colagem de fotos?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor ferramenta para criar colagem de fotos para você montar incríveis montagens e contar sua história através dessas colagens.

Se você deseja encontrar mais ferramentas para editar suas fotos, confira nosso artigo com editor de fotos gratuitos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download