12 Melhores sites para baixar eBook

atualizado 30 de março de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Apesar de certo charme que os livros físicos possuem, são os e-books que oferecem uma maior praticidade. Afinal, com um tablet, smartphone ou um Kindle em mãos, você tem acesso a uma biblioteca de livros apenas a um clique de distância.

Além da praticidade para carregar, visto que você pode levar diversos ebooks dentro do seu dispositivo eletrônico, o ebook é mais econômico que os livros físicos, podendo ser encontrados com preços bem menos que o formato tradicional.

Além disso, muitos são disponibilizados na internet sem nenhum custo. Com isso, os sites para baixar ebook surgiram como um verdadeiro paraíso para quem tem o hábito de ler, podendo encontrar com facilidade diversos títulos nos mais diferentes formatos.

Como baixar eBook grátis

Apesar de algumas pessoas pensarem que se trata de pirataria, essa prática é comum em sites governamentais e de livrarias.

Eles tem como objetivo o incentivo a leitura e também o acesso da população a livros. Pensando nisso, separamos uma lista com sites para baixar ebook de forma gratuita.

1. Amazon Kindle

De livros físicos a ebooks, a Amazon conta com diversos títulos de livros à venda em seu site. Além dos títulos disponíveis para venda, existem diversos ebooks gratuitos para download na Amazon.

E quando falamos de livros na Amazon, não podemos deixar de falar do Kindle. Com um serviço de assinatura mensal, o Kindle Unlimited oferece o acesso a um enorme acervo de ebooks com mais de um milhão de títulos diferentes no aplicativo Kindle.

Com esse serviço é possível acessar os livros e ler onde quiser, sem a necessidade de adquirir um dispositivo Kindle para acessar os ebooks. É possível acessar essa biblioteca através do aplicativo em qualquer dispositivo.

Apesar da sua assinatura ser paga, é possível ter acesso a todo catálogo do Kindle Unlimited durante o período de teste gratuito de 30 dias.

2. Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público é uma biblioteca virtual criada com a finalidade de divulgar clássicos da literatura mundial e brasileira, além de conter mais de 300 arquivos.

Esse site para baixar ebooks gratuitos permite você fazer download de obras de Machado de Assis, poesias de Fernando Pessoa, literatura infantil, publicações sobre educação e muito mais.

3. Project Gutenberg

O Project Gutenberg é um site com um enorme acervo de ebooks gratuitos para download. Com mais de 42000 ebooks para baixar, e boa parte desse acervo está disponível em português.

4. Kobo

A plataforma Kobo é uma excelente opção tanto para quem deseja baixar ebooks gratuitos quanto para quem quer comprar seus títulos.

O site conta com um grande catálogo e oferece seções com os livros mais vendidos em vários gêneros literários diferentes.

5. Scribd

Criado em 2007 como um site de publicação aberta, o Scribd conta com milhares de ebooks disponíveis para leitura e download gratuito.

O Scribd é outra plataforma onde você pode encontrar ebooks para download gratuito, com livros disponíveis em diversos idiomas, para encontrar ebooks em português basta buscar pelo autor ou título do livro e filtrar os resultados por idioma.

6. eBooksBrasil

O eBooksBrasil é um site para baixar ebook gratuito com um acervo gigantesco de obras clássicas como A Divina Comédia, A Revolução dos Bichos, A Volta ao Mundo em 80 Dias, Alice no País das Maravilhas, etc.

Foto de uma pessoa lendo um eBook em um Kindle

7. Machado de Assis

O Portal Domínio Público, junto da biblioteca digital do MEC e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, criaram um site que disponibiliza em ebooks todas as obras de Machado de Assis.

Como homenagem ao centenário da morte do escritor, o MEC disponibilizou suas obras completas gratuitamente para download em ebooks. Isso ocorreu pensando em ampliar o acesso às publicações do autor.

8. Google Play Livros

Outro site para baixar ebooks que trazemos nessa lista é o Google Play Livros, essa seção da Play Store funciona como uma loja virtual de ebooks e conta com diversos títulos dos mais variados gêneros.

Apesar dos títulos à venda no Google Livros, é possível acessar a sessão gratuita com diversos clássicos, best-sellers, entre outros ebooks para baixar. Os ebooks estão disponíveis para download em vários formatos. 

Ao realizar o download do seu ebook através do aplicativo do Google Livros, será possível ler mesmo sem internet disponível. Com a funcionalidade de leitura offline é possível ler a qualquer momento e em qualquer lugar.

9. Freebook Sifter

Outro site que reúne diversos ebooks para download gratuito é o Freebook Sifter. Nesse site você irá encontrar uma vasta coleção de ebooks gratuitos da Amazon, organizados por temas ou idiomas.

Apesar de seu acervo ser em grande maioria em inglês, existem mais de 500 ebooks disponíveis em português.

10. Open Library

A Open Library é um projeto da organização Internet Archive, sem fins lucrativos,que conta com mais de um milhão de ebooks gratuitos para download. Onde a missão é ter uma página na internet para cada livro que tenha sido publicado.

A Open Library é um site para baixar ebook totalmente gratuito, onde os dados são públicos e a documentação é aberta, permitindo você realizar o download de cópias em diferentes formatos eletrônicos.

O único problema desse site para baixar ebook é que todo o conteúdo que está disponível está em inglês. Se você domina esse idioma, pode ser uma boa fonte de leitura.

Caso você queira aprender inglês, não deixe de conferir nosso artigo com os melhores cursos de inglês online.

11. Livraria Cultura

Embora não seja o foco principal da Livraria Cultura, é possível baixar ebook totalmente gratuito que eles disponibilizam em seu site. Variando desde obras acadêmicas, até ebooks de livros clássicos.

12. Baixe Livros

O Le Livros é um site para baixar eBook que conta com uma biblioteca gigantesca de livros nos mais variados gêneros, desde livros didáticos, voltados para cursos, receitas, religião, literatura nacional e internacional.

O site disponibiliza vários eBooks de domínio público e propriedade intelectual de forma totalmente gratuita.

Encontrou o melhor site para baixar eBook?

Esperamos que essa lista com sites para baixar eBook tenha te ajudado a encontrar o livro digital que você procurava para baixar em PDF ou em outro formato para você ler onde e quando quiser.

Se você está buscando conhecimento em vendas, não deixe de conferir nossa lista com os Melhores livros de vendas.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download