Saiba o que é armazenamento em nuvem e qual serviço escolher

Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Apesar de ser uma tecnologia presente no dia a dia de muitas pessoas, tornando as tarefas e o uso de dispositivos mais fácil, muitas pessoas não sabem o que é o armazenamento em nuvem nem como ele funciona.

Este recurso proporciona a conveniência de acessar seus arquivos de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Isso permite a sincronização de dados entre dispositivos móveis e computadores, tornando a experiência de usuários mais agradável.

Esta tecnologia também gera muito mais segurança no armazenamento de dados quando comparada aos métodos tradicionais em que mídias físicas são necessárias. As vantagens do serviço têm tornado este tipo de armazenamento cada vez mais popular.

Afinal, é uma forma prática e fácil de garantir a proteção de arquivos ao realizar backups. Além disso, é um recurso fundamental para negócios que realizam trabalhos remotos em que seus colaboradores precisam acessar dados de uma empresa de qualquer lugar, a partir de seus próprios dispositivos.

Este recurso é acessível e uma alternativa viável de armazenamento tanto para usuários pessoais quanto para empreendedores. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre como escolher o melhor serviço.

Por isso desenvolvemos este artigo. Aqui vamos entender melhor o que é o armazenamento em nuvem, como funciona e conhecer as principais ferramentas disponíveis no mercado.

O que é armazenamento em nuvem e como funciona?

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite seus usuários armazenarem dados em um servidor online. Através do serviço, os dados não precisam ser guardados fisicamente em seus dispositivos, sejam computadores, tablets ou smartphones. Todas as informações são armazenadas em um ambiente digital.

Através da tecnologia é possível guardar, acessar, editar, compartilhar e deletar diversos tipos de arquivos, como imagens, vídeos, aplicativos, documentos e muito mais. Além disso, é possível até mesmo utilizar softwares e acessar infraestruturas guardadas na nuvem.

A conexão estável com a internet é algo necessário para o acesso de arquivos armazenados desta maneira. Uma vez que guardados assim, podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer hora do dia.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os servidores na nuvem são físicos. Os dados armazenados através do método são enviados para data center profissionais com protocolos de segurança extremamente rígidos.

Por que é chamado de armazenamento em "nuvem"?

Por mais que a tecnologia de armazenamento seja um avanço recente, o termo "nuvem" não é um conceito novo na computação. Profissionais da área já utilizavam a palavra como uma forma de simplificar a explicação do que é a internet.

O termo foi adotado para ilustrar a ideia de que independente do caminho tomado pela informação, ela sempre irá chegar até seu ponto final.

Servidores de armazenamento em nuvem

Quais os benefícios do armazenamento em nuvem?

A tecnologia de armazenamento de arquivos digitalmente apresenta diversos benefícios tanto para usuários pessoais, quanto para empresas que precisam otimizar seu trabalho. Confira a seguir as principais vantagens de armazenar seus dados na nuvem.

Redução de custos

O armazenamento através de HDs (discos rígidos físicos) exige o investimento em dispositivos eletrônicos e acessórios para que os arquivos possam ser guardados. Para criar um sistema eficiente e seguro, com backups constantes, é preciso gastar uma quantia considerável.

Já o armazenamento em nuvem permite guardar arquivos em um servidor digital. Empresas da área contam com a estrutura para cuidar da segurança dos arquivos e garantir a qualidade do serviço. Isso resulta em menos gastos para uma empresa, segurança garantida por profissionais e mais espaço para armazenamento de dados.

Proteção de dados

Um dos pontos mais relevantes no armazenamento de artigos é a segurança. Tanto negócios quanto usuários pessoais não querem que seus arquivos corram o risco de serem violados ou perdidos.

As empresas que oferecem o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem contam com a estrutura e os profissionais para garantir a proteção dos dados. A proteção é tão confiável que nem mesmo negócios que oferecem armazenamento na nuvem sabem o conteúdo dos seus dados.

Mobilidade

Armazenar arquivos na nuvem é algo que proporciona praticidade no dia a dia de usuários pessoais e torna o trabalho remoto algo completamente dinâmico. Os arquivos podem ser acessados a qualquer momento em qualquer lugar a partir de um dispositivos que conte com uma conexão estável com a internet.

Escalabilidade

O armazenamento digital de arquivos torna possível o trabalho simultâneo de diversas pessoas usando o mesmo banco de dados. Ao contratar um serviço profissional, as informações de um servidor podem ser acessadas sem qualquer restrição, tornando as atividades de uma empresa mais fáceis e rápidas.

Facilita projetos colaborativos

Projetos que envolvem equipes de profissionais podem ser realizados através da nuvem. Ao compartilhar o arquivo por este método, os membros da equipe poderão acessar as informações e fazer alterações em tempo real no conteúdo que seus colegas também têm acesso. Essa é uma maneira prática de tornar o trabalho remoto viável e efetivo.

Personalização de recursos

Diversos serviços de armazenamento de dados na nuvem apresentam planos gratuitos que atendem completamente a necessidade de vários usuários.

Já empresas que necessitam de uma estrutura de armazenamento profissional podem escolher os pacotes oferecidos que atendem sua necessidade. Algumas oferecem até mesmo planos customizáveis. Além disso, planos mais robustos podem ser contratados após o uso inicial caso exista a necessidade de utilizar mais espaço para armazenamento.

Não precisa de instalação

A criação e instalação de servidores físicos é algo complexo que exige conhecimento técnico para ser realizada corretamente. Já os serviços de armazenamento em nuvem não necessitam da instalação de programas adicionais. As próprias plataformas na nuvem permitem o acesso de arquivos, documentos, planilhas, imagens e outros formatos de arquivos.

1. CloudWays

O CloudWays é uma plataforma profissional de hospedagem e armazenamento em nuvem. Seus recursos proporcionam simplicidade e desempenho aos usuários. Após a contratação, é possível contar com um suporte especializado 24/7, gerenciar suas cópias de segurança e realizar a gestão de segurança.

Seu serviço é voltado para empresas. O armazenamento de arquivos através da plataforma conta com servidores PHP 7 prontos, caching avançado e stack otimizado. Reunir essas qualidades em serviço é possível porque a empresa conta com 5 fornecedores diferentes de Cloud para o upload dos seus arquivos.

A plataforma de hospedagem na nuvem torna a hospedagem de sites mais simples e possibilita colocá-los no ar em apenas alguns minutos. A equipe CloudWays também colabora com negócios para desenvolver e gerir aplicações web mais eficientes. O serviço também oferece segurança e desempenho com escalabilidade para websites.

Os planos de hospedagem na nuvem podem ser escolhidos a partir de 5 fornecedores diferentes. Os pacotes mais básicos contam com 20 GB de armazenamento, 2 GB de largura de banda e 1 GB de RAM. Planos de hospedagem mais completos oferecem armazenamento de 160 GB, 4 TB de largura de banda e 8 GB de RAM.

CloudWays

2. Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento bastante conhecido por usuários pessoais. Seus planos gratuitos começam com 2 GB e oferecem a possibilidade de aumentar o espaço através de convites para amigos e colegas criarem uma conta na plataforma.

A principal característica da plataforma é a possibilidade de fazer uploads de tamanho ilimitado. Enquanto outras opções restringem o tamanho de arquivos que podem ser carregados, o Dropbox permite o upload de arquivos de qualquer tamanho, desde que se encaixem no seu plano de armazenamento.

Além disso, a plataforma oferece integração com o pacote Office, o que permite a consulta e edição de arquivos online.

As opções de plano de contratação começam a partir de 2 TB de armazenamento e vão até 5 TB para usuários mais comuns, com um número customizável de usuários. Também é possível contratar um plano profissional para mais de 3 usuários com o tamanho ajustável às suas necessidades.

Dropbox

3. Google Drive

As contas gratuitas no Google Drive contam com um espaço para armazenamento de 15 GB. Apesar disso, o serviço não oferece maneiras gratuitas de aumentar a capacidade de armazenamento destas contas.

Através da plataforma é possível realizar edições em alguns documentos e arquivos através da própria aplicação. Um ponto positivo é a fluidez e a facilidade de usar o aplicativo, que funciona bem em qualquer dispositivo.

Além disso, a ferramenta conta com uma funcionalidade para realizar buscas avançadas reconhecendo objetos em imagens e textos em arquivos word ou até mesmo arquivos escaneados.

A plataforma é uma boa opção para pessoas e profissionais que já utilizam serviços Google, apesar disso, seus planos pagos são um pouco limitados, com pacotes de 100 GB, 200 GB e 2 TB. Profissionais que desejam usar a plataforma e precisam de mais armazenamento precisam contratar o Workspace com todas as soluções Google.

Google Drive

4. OneDrive

O OneDrive é um serviço de armazenamento em nuvem que oferece 5 GB para as contas gratuitas criadas em sua plataforma. Além disso, é possível conseguir mais espaço através de promoções realizadas pela empresa.

Por ser criada pela Microsoft, a ferramenta conta com integração com o pacote Office. Através do seu aplicativo é possível conferir e editar arquivos Word, PowerPoint e Excel online.

Uma função muito interessante para usuários do sistema operacional Windows é a opção de sincronização de arquivos através de sua versão para computadores.

Usuários domésticos podem melhorar sua conta aderindo ao plano Standalone de 100 GB ou contratando uma das opções do Microsoft 365. Empresas podem contratar a ferramenta através dos planos OneDrive for Business ou Microsoft 365 for Business.

OneDrive

5. iCloud

O iCloud é o serviço de armazenamento digital da Apple. A plataforma foi criada para oferecer sincronização de informações, dados, emails e contatos entre dispositivos iOS. Apesar disso, a ferramenta também oferece o método tradicional de armazenamento e oferece 5 GB de espaço para as contas gratuitas.

Usuários de dispositivos com sistema operacional Windows podem utilizar a ferramenta. Contudo, a plataforma é mais prática e apresenta mais funcionalidades para usuários de dispositivos Mac ou iOS. Uma destas vantagens é a opção de recuperar contatos e informações de outros dispositivos caso os tenha perdido.

Os planos de contratação do iCloud são voltados para o uso pessoal. Os pacotes contam com 50 GB, 200 GB e 2 TB de armazenamento.

iCloud

6. MEGA

O MEGA é o serviço de armazenamento sucessor do MegaUpload. Contas gratuitas criadas na plataforma contam com 50 GB de armazenamento.

A principal vantagem do serviço é a proteção dos seus arquivos feitos através de uma tecnologia que utiliza criptografia antes de enviar os dados aos servidores.

O serviço pode ser contratado de forma individual, com planos de 400 GB, 2 TB, 8 TB ou 16 TB de armazenamento. Profissionais que precisam de muito armazenamento e mais funcionalidades, podem contratar o plano business de 15 TB através de uma parcela mensal.

MEGA

7. Amazon Cloud Drive

O Amazon Cloud Drive é o serviço de armazenamento em nuvem da empresa Amazon. Contas gratuitas criadas na plataforma contam com 5 GB de espaço. O serviço pode ser utilizado através de dispositivos iOS, Android e computadores Mac ou PC.

A plataforma é relativamente nova, usuários que desejam contratá-la podem escolher entre o plano de 100 GB ou 1 TB de armazenamento.

Amazon Cloud Drive

Conclusão

Esperamos que o conteúdo do nosso artigo tenha explicado o que é o armazenamento em nuvem e apresentado boas opções, tanto para o uso pessoal quanto para o uso profissional.

Se você tem interesse na segurança de seus arquivos e de sua conexão, confira nosso artigo sobre o que é VPN e descubra porque usar uma rede privada pode ajudar a proteger sua navegação online.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download