Anti Malware: 6 melhores opções para proteger o seu PC

Índice

Qualquer usuário está sujeito às diversas ameaças que existem na internet, por isso é preciso ter cuidados ao realizar buscas na internet, seja para estudos, trabalhos onlines ou para qualquer outra atividade.

Essas ameaças podem comprometer a integridade dos seus dispositivos, conseguindo acesso aos seus dados pessoais e até mesmo danificando ou corrompendo arquivos importantes.

Por isso, a melhor opção para quem deseja proteger os seus dispositivos e dados de softwares maliciosos é a instalação de um bom anti malware. Assim como o antivírus, existem diversas opções que oferecem proteção e não exigem tanto do computador.

Sabendo disso, preparamos este artigo para te explicar o que é um malware e como se proteger os seus dados e o seu dispositivo desses softwares maliciosos, listando alguns dos melhores anti malwares disponíveis no mercado.

O que é Malware?

Malware é a abreviação de malicious software, que significa software malicioso. É o termo utilizado para definir um tipo de programa de computador criado para infectar o dispositivo de um usuário e prejudicá-lo de diversas maneiras.

Existem diversas formas de malware, entre as mais famosas estão o vírus, worms, cavalos de troia, spyware e alguns outros. O malware pode infectar computadores e dispositivos móveis de várias formas.

O malware não danifica o hardware físico dos sistemas e equipamentos, ele danifica ou desabilita os dispositivos, sistemas de computador, redes, geralmente assumindo o controle parcial das operações. De forma geral ele interfere no funcionamento normal do dispositivo.

O malware pode roubar, criptografar ou excluir seus dados, espionar atividades do seu computador, entre outros males. Ele é uma forma de ganhar dinheiro às custas da vítima de forma ilícita.

Então, é importante que os usuários saibam como reconhecer e se proteger do malware em todas as suas formas.

Como se proteger do malware

Existem duas maneiras de se proteger de malwares, a primeira delas é a atenção pessoal e a segunda é através de ferramentas de proteção, os Anti Malware.

A atenção pessoal é fundamental para evitar ser contaminado por esses malwares, pois a forma mais comum de se propagar é por e-mail. Pois a mensagem pode chegar disfarçada de alguma empresa conhecida ou de algum amigo.

Fique atento a e-mails que contém somente um link, alguma mensagem suspeita ou algum arquivo anexado, evite clicar em anúncios pop-up ao utilizar um navegador web e não baixe programas de web sites não confiáveis.

Mas apenas tomar os cuidados necessários na internet para se proteger contra malwares. É fundamental obter um bom programa anti malware, ele precisa incluir proteção em camadas (possibilitando a verificação de adware e spyware e consiga bloquear ransomware).

É necessário também que ele forneça correção para qualquer mudança que ocorra no sistema feita pelo malware, normalizando todo o sistema. Por isso, separamos alguns dos melhores anti malware para você proteger os seus dispositivos.

1. Avast

O Avast possui uma ferramenta gratuita que possibilita encontrar e remover malware e outras ameaças no seu dispositivo, com proteção em tempo real ajuda a proteger contra futuras.

O Avast é um dos antivírus com uma das melhores versões gratuitas do mercado, e possui um excelente custo-benefício em suas versões pagas. Constantemente atualizado, o programa é uma ótima opção para encontrar ameaças e realizar varreduras no sistema.

Além de ser um programa leve e rápido, ele conta com recursos para lidar com segurança ao acessar o internet banking mobile e pelo navegador e outras funcionalidades de VPN e segurança.

2. Avira

Assim como o Avast, o Avira também é uma das melhores opções de antivírus e antimalware gratuitos que podem ser encontrados na internet. O recurso anti malware do Avira oferece proteção em tempo real contra vírus, worms, cavalos de Tróia e muitos outros.

Além das funções de segurança como: rastreamento em tempo real para download e escaneamento de arquivos baixados de sites, nuvem ou transferidos por USB, também possui uma conta VPB de 500 MB ao mês e ilimitada na versão paga.

A versão premium do Avira oferece 20 ferramentas extras para proteger os seus dispositivos, tanto PC quanto dispositivos mobile. Além de uma boa proteção contra ransomwares.

3. Norton Antivírus

O Norton é um dos antivírus mais famosos, presente no mercado desde 1991. Ele possui um grande banco de dados de malware que ajudam a detectar e remover até os softwares maliciosos mais sofisticados.

Além das proteções contra os mais variados tipos de malware, o Norton conta com diversos recursos extras de segurança:

  • Firewall de rede.
  • Proteção antiphishing.
  • Rede Privada Virtual (VPN).
  • Gerenciador de senhas.
  • Armazenamento criptografado.
  • Controles parentais.
  • Proteções de webcam (para PC).

O Norton possui 3 versões de assinatura, o 360 Standard que oferece proteção para apenas um dispositivo. O 360 Deluxe, que permite proteger até 5 dispositivos, 50GB de armazenamento em nuvem e controles parentais.

O Norton 360 Premium, para usuários fora dos EUA, adiciona a proteção para até 10 dispositivos e 75 GB de armazenamento em nuvem. O Norton 360 vem com uma garantia de reembolso de 60 dias.

4. Malwarebytes

O Malwarebytes é um dos programas mais utilizados para remover malware. Com o Junkware Removal Tool (JRT) ele analisa e remove todos os sinais de vírus e malware presente no seu sistema.

O JRT é uma ferramenta de remoção de malware que combina verificação com remoção rápida, ele é capaz de desinfetar o PC e limpá-lo dos malware em poucos minutos.

Além dessas ferramentas, o Malwarebytes possui uma remoção de malware portátil, sem a necessidade de instalar no seu computador, basta executar diretamente em um pendrive USB e eliminar os malwares.

5. Bitdefender

O Bitdefender é uma das ferramentas anti malware mais rápidas, pois executa toda a verificação do computador em nuvem, garantindo proteção total e sem afetar o desempenho do seu dispositivo.

O Bitdefender conta com ferramentas avançadas para proteção e remediação de ransomware, verificação de USB, segurança para transações financeiras, além dos recursos padrões como firewall e proteção da web.

6. McAfee

A ferramenta anti malware do McAfee Total Protection utiliza inteligência artificial para verificar e remover os malwares. Porém, diferente de outras ferramentas, ele pode acabar pesando um pouco no desempenho do computador.

Uma das vantagens do McAfee é a disponibilidade de proteção para dispositivos móveis, além de contar com uma grande variedade de recursos que acabam compensando essa lentidão.

  • Firewall.
  • Proteção Wi-Fi (Segurança de Rede Doméstica).
  • Proteção antiphishing.
  • Ferramentas de ajuste do sistema.
  • VPN.
  • Gerenciador de senhas.
  • Exclusão permanentes de arquivos.
  • Proteção contra roubo de identidade (apenas usuários dos EUA).

Ilustração de um homem utilizando um notebook enquanto alguém tenta espionar o seu computador

Quais são as formas mais comuns de malware?

Como já citado neste artigo, existem diversos tipos de malware, aqui separamos as formas mais comuns utilizadas por criminosos.

Adware

Adware é um software feito para criar anúncios, em sua maioria dentro de um navegador da Web. Normalmente ele está disfarçado ou sobreposto em outro programa e acaba enganando o usuário para instalá-lo em seu PC ou dispositivo.

Spyware

O Spyware é o malware que invade e observa as atividades do usuário do computador sem permissão e transfere as informações coletadas ao autor do software.

Vírus

Talvez um dos mais famosos malwares, o vírus se anexa a outro programa. E ao ser executado, se reproduz modificando outros programas do PC e infectando-os com o seu próprio código.

Worms

Semelhante ao vírus, os worms são malwares que se multiplicam, mas com a diferença de que eles se espalham para outros computadores através de uma rede, causando danos e destruindo dados e arquivos.

Trojan

O Trojan ou cavalo de Troia, como é popularmente conhecido, é um dos malwares mais perigosos. Muitas vezes ele se apresenta como um arquivo útil com a intenção de enganar o usuário.

Ao entrar no seu sistema, os invasores conseguem acessar o computador infectado. E a partir disso, os criminosos conseguem roubar informações financeiras ou instalar outros tipos de ameaças, como vírus e ransomware.

Ransomware

Citado anteriormente, o Ransomware é um tipo de malware que bloqueia o seu dispositivo ou cria criptografias de seus arquivos, com a intenção de forçar a vítima a pagar para recuperar esses arquivos.

Por ser muito difícil de se defender desse tipo de malware, acabou se tornando uma das armas favoritas dos criminosos, pois exige um pagamento rápido através de uma criptomoeda difícil de ser rastreada.

Rootkit

O Rootkit é uma forma de malware que permite acesso de administrador dentro do sistema infectado. Normalmente, ele é projetado para ficar escondido do usuário e até do próprio sistema operacional.

Keylogger

Keylogger é um tipo de malware que recolhe informação de toda tecla pressionada pelo usuário. Geralmente utilizado para obter informações como nomes de usuários, senhas ou até mesmo registros de cartões de crédito.

Cryptojacking

Cryptojacking, ou também chamado de mineração maliciosa de criptomoeda, é um malware cada vez mais presente. Normalmente instalado por um Trojan, ele permite que os invasores utilizem o seu computador para minerar criptomoedas.

Exploits

Os Exploits são malwares que se aproveitam de vulnerabilidade e bugs em um sistema, que permite que o seu criador assuma o controle do PC invadido. Esses programas atacam por meio de sites comuns que estão infectados com esse malware sem saber.

Encontrou um bom anti malware para proteger seus dispositivos?

Esperamos que o conteúdo do nosso artigo e a nossa lista tenham auxiliado a escolher um bom programa anti malware para proteger os seus dados e dispositivos.

Caso você precise adicionar mais segurança aos seus dados enquanto assegura o seu anonimato na rede, confira o nosso artigo com os Melhores VPN Grátis em 2021.

Início Blog Ferramentas Anti Malware: 6 melhores opções para proteger o seu PC
Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download