Como aproveitar a alta das vendas online com uma boa plataforma de ecommerce

Confira como uma boa plataforma de ecommerce pode impulsionar seus negócios

Você já deve ter visto diversas notícias sobre o bom momento que vive o comércio eletrônico brasileiro nos últimos anos. A expectativa é que o e-commerce no país tenha fechado 2019 com faturamento superior a R$60 bilhões. Isso representa um crescimento superior a 10% em relação aos ótimos índices registrados em 2018.

De acordo com dados do Social Miner e do Compre & Confie, somente a Black Friday e o Natak do ano passado foram responsáveis por um faturamento superior a R$25 bilhões. São dados impressionantes, não é mesmo?

E as expectativas para este ano seguem positivas. A tendência é que o volume de pedidos bata recorde, assim como o faturamento. E você, que possui uma loja virtual ativa ou está se preparando para empreender na área, pode se aproveitar disso e se tornar parte destes números tão expressivos.

Para que isso aconteça, é importante saber como aproveitar as oportunidades através de uma boa plataforma de e-commerce. Saiba quais itens observar e o que não pode faltar em sua loja.

Os recursos e integrações

Hoje o mercado oferece muita tecnologia e diversas opções para você ter sua própria loja online. Existem as opções mais simples e baratas, talvez até mesmo gratuitas, porém, quando falamos em aproveitar o boom de vendas, é preciso pensar com um pouco mais de ousadia.

O que seria ser ousado na escolha da plataforma ou da solução que vou utilizar?

Isso significa pensar em ter uma ferramenta que te ofereça uma gama maior de recursos, tecnologia mais avançada, integrações com os principais serviços online, garantia de estabilidade e segurança.

Se existem milhões de consumidores optando pelas compras online, você precisa compreender que a concorrência de lojas e marketplaces também aumentou. Ou seja, as pessoas que estão buscando por qualquer tipo de produto vão encontrar diversas opções de lojas, com preços variados, prazos de entrega diferentes, condições de pagamento diferenciadas e por aí vai.

O que você deve observar

Busque no mercado uma plataforma que possa te oferecer tudo isso, ou pelo menos grande parte destes requisitos. Uma loja com poucos recursos e apenas com as integrações mais básicas certamente perderá vendas para lojas concorrentes que sejam mais completas.

Pense nisso antes de iniciar o seu e-commerce. E mesmo se você já possui uma loja ativa, avalie tudo que a atual ferramenta oferece, confira seus resultados mensais e analise se está valendo a pena ou não.

Atendimento online

Um item aparentemente básico, mas que muitas lojas online não utilizam adequadamente é o atendimento online. No e-commerce, onde os consumidores não têm um contato pessoal com representantes da loja, é essencial oferecer um atendimento mais próximo.

Criar um relacionamento com potenciais clientes interfere na decisão final. Se você não oferece, por exemplo, um chat online em seu site, muitas das pessoas que acessarem sua página poderão desistir de uma compra caso tenham alguma dúvida.

Isso acontece, pois muitas vezes eles querem tomar uma decisão mais instantânea, e sem o chat online isso fica mais difícil. O mínimo que vai ocorrer é o usuário registrar um contato pelo site e aguardar o retorno, normalmente via e-mail, o que pode não ser tão imediato.

Chatbot x atendimento humanizado

Existe atualmente outra discussão muito interessante relacionada ao atendimento. Está cada vez mais comum o uso de recursos tecnológicos que se baseiam na inteligência artificial para realizar atendimentos online. É uma forma de tornar o processo mais ágil, com respostas instantâneas e disponível durante 24h por dia.

Porém, falta empatia. Não é um humano que está falando pela empresa, e por mais que você tente simular centenas de possibilidades de conversa, sempre existirá uma limitação. E o consumidor pode perceber essa falta de conexão na conversa.

Mas como dica podemos te dar uma orientação importante. Se você não tem condições de disponibilizar um chat online, nesse caso seria fundamental avaliar a viabilidade de ter pelo menos o chatbot em sua loja.

Essa seria uma maneira de não deixar o seu potencial cliente desamparado caso ele tenha uma dúvida.

Pensamento nos consumidores

Uma loja virtual de sucesso precisa ser feito pensando o tempo inteiro na experiência de navegação e de compra dos consumidores. A escolha da plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio passa por essa premissa.

O que você quer oferecer para os seus clientes? Quais os diferenciais você pretende ter em sua loja? Quais são os seus objetivos? O que você imagina que os consumidores esperam ao acessar o seu site?

Pensar no sentimento das pessoas que estão navegando em busca de algo é essencial. Nós somos consumidores em vários momentos, então sabemos o que agrada ou não em uma compra online. Se você vive ou pretende viver do comércio eletrônico, certamente você tem esse conhecimento com ainda mais dados e informações.

A plataforma certa para você criar e montar sua loja passa por todas estas perguntas. Mas uma coisa é certa, se você pretende tornar o seu e-commerce um sucesso de vendas, você precisa buscar por soluções mais completas e com mais respaldo do mercado.

Conheça a plataforma da Loja Virtual, experimente gratuitamente e avalie se a ferramenta oferece as facilidades, os recursos e as integrações que você está buscando para o seu negócio online!

2020/01/29

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