Conquiste Resultados Incríveis nos Marketplaces em Apenas 6 Passos

atualizado 2 de abril de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Camilla de Oliveira
Camilla de Oliveira
Produtora de Conteúdo do Olist

Quem está antenado ao mercado de e-commerce certamente já ouviu falar sobre marketplaces. Esses canais de venda online registraram um crescimento expressivo nos últimos anos e devem ganhar ainda mais relevância no comércio brasileiro. O dado a seguir, presente na 37ª edição da Webshoppers, comprova isso: só em 2017, os marketplaces geraram um faturamento de R$ 73 bilhões no país, registrando alta de 21,9% em relação ao ano anterior.

Frente a esse número surpreendente, é inegável dizer que a venda em marketplaces representa uma estratégia essencial para quem quer se destacar no ambiente online. Pensando nisso, nós preparamos este post para explicar mais detalhes sobre como funcionam os marketplaces e de que forma a sua loja pode se destacar nesses canais. Confira as dicas e turbine as vendas online!

O que são os marketplaces, afinal?

Os marketplaces são espaços virtuais de compra e venda, nos quais milhares de lojistas podem anunciar seus produtos a determinados públicos. Esses grandes sites podem ser comparados a shopping centers online, já que os consumidores têm acesso a mercadorias de diversas marcas em um único local. Entre os principais marketplaces atuantes no Brasil estão marcas como Mercado Livre, Submarino, Shoptime e Amazon.

Diferentemente de um e-commerce próprio, o marketplace funciona como uma vitrine compartilhada. Algumas das vantagens relacionadas a esse modelo de negócio são a alta reputação dos canais, o grande volume de acessos, as boas taxas de conversão e a tecnologia robusta, que diminui as falhas nos sites. Além disso, o investimento para vender em marketplace é muito menor do que o de abrir um e-commerce próprio.

Entretanto, alcançar o sucesso nos varejistas online exige que os lojistas adotem ações eficientes. Com o objetivo de facilitar esse processo, listamos a seguir os seis passos fundamentais para você ser bem-sucedido na estratégia. Acompanhe!

Dicas infalíveis para ser bem-sucedido nos marketplaces

1. Anuncie em marketplaces relevantes

Um dos pontos de partida para quem pretende aumentar o faturamento da loja por meio dos marketplaces é fazer parcerias com canais de venda relevantes. Sites grandes e já consagrados no mercado oferecem diferenciais como tráfego alto e qualificado, tecnologia robusta, campanhas bem elaboradas e suporte especializado.

A partir disso, sugerimos que você faça uma pesquisa aprofundada sobre os principais varejistas online brasileiros, de modo a entender quais deles são mais interessantes para o seu negócio. Uma dica extra é também ingressar em marketplaces de nicho, focados em categorias com as quais você trabalha – alguns exemplos são os sites MadeiraMadeira (casa e decoração), Netshoes (esportes) e Elo7 (artesanato).

2. Invista em um portfólio diversificado

Ter um catálogo de produtos diversificado e que abranja diferentes categorias é uma estratégia importante para incrementar as fontes de faturamento da loja. Entretanto, mais do que ter um portfólio amplo, é recomendável que a loja trabalhe com itens de alta demanda no mercado – de pouco adianta anunciar mercadorias que não despertam o interesse do público, não é mesmo?

A principal dica, nesse sentido, é que acompanhar as tendências do mercado e as estratégias adotadas pelos concorrentes. Com isso, será mais fácil identificar quais categorias e produtos estão em alta em determinadas sazonalidades e reforçar o estoque da loja com os produtos ideais.

3. Pratique preços competitivos

O preço é o fator que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. Por conta disso, é extremamente importante que a loja trabalhe com ofertas competitivas para ultrapassar os concorrentes e atrair novos clientes. Como nem sempre é possível diminuir a margem de lucro, a recomendação é que o lojista aplique preços agressivos em produtos selecionados e com alta procura.

Mais uma sugestão é aproveitar datas comerciais para oferecer bons descontos e montar kits de produtos. Ocasiões como Black Friday, Natal e Dia das Mães representam ótimas oportunidades de a loja fazer o giro de estoque, alcançar públicos mais amplos, impulsionar as taxas de conversão e aumentar o ticket médio nos marketplaces.

4. Tenha atenção ao cadastrar os produtos

Se você quer ser bem-sucedido nas vendas online, ser rigoroso no cadastro dos produtos é imprescindível. Os anúncios são o primeiro contato do público com a marca, funcionam como a vitrine da loja e devem convencer o cliente a finalizar a compra. Sendo assim, é essencial que eles sejam completos, informativos e cativantes.

Nesse contexto, três elementos principais merecem destaque: os títulos, as descrições e as imagens. Ao fazer o cadastro dos produtos, siga os padrões definidos pelos marketplaces, preze sempre pela qualidade das fotografias e textos utilizados e tenha uma comunicação clara e persuasiva. Não esqueça também de fazer a categorização adequada dos itens.

5. Preze pela reputação da loja

Ter uma boa reputação é requisito básico quando se trata de marketplaces, já que esse fator influencia o posicionamento da marca nos buscadores. Ser reconhecido no mercado também gera outros benefícios, como maior visibilidade, grande volume de clientes novos, alta taxa de fidelização e crescimento exponencial das vendas. Por essas razões, é importante que a loja dedique esforços para otimizar a reputação online.

Entre as estratégias indicadas para acelerar o processo estão ter uma operação eficiente, oferecer um atendimento de qualidade e valorizar a etapa pós-venda. Junto a isso, o lojista pode enviar recados de agradecimento, solicitar avaliações de compra, acompanhar sites de reclamação e investir em unboxing experience.

6. Venda com o Olist

O Olist é a maior loja dentro dos marketplaces e se consagrou como uma das principais referências do setor no Brasil. A empresa já tem cerca de 5.000 lojistas parceiros e está presente em mais de 10 sites extremamente relevantes do país, como Amazon, Americanas, Carrefour, Mercado Livre, Ponto Frio, Walmart e muitos outros.

Graças à alta reputação que mantém nos marketplaces, o Olist permite que os parceiros ocupem as melhores posições nos buscadores e, consequentemente, impulsionem o volume de vendas. Junto a isso, a solução conta com uma plataforma de tecnologia sofisticada e recursos avançados que facilitam a gestão das vendas e otimizam a performance dos lojistas. Saiba como o Olist pode ajudar você a vender mais.

Leia também: 5 Sinais Que Indicam a Hora de Investir no Chat Online

Os marketplaces são a solução perfeita para a sua loja turbinar as vendas online!

Parabéns para você que chegou até o fim deste post! Agora você já está preparado para dar os primeiros passos nas vendas em marketplaces e incrementar o faturamento da sua loja virtual. Tendo dedicação e adotando as estratégias certas, você com certeza conquistará resultados incríveis rapidamente. Coloque nossas dicas em prática e venda muito mais nos varejistas online!

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