Aprendendo a Reduzir Custos no Ecommerce

Descubra como economizar sem perder seu padrão de qualidade

Antes de iniciarmos a abordagem do nosso tema de hoje, é necessário esclarecer que apesar da visão simplista e ilusória de que os custos de se manter uma loja virtual são menores do que o de uma loja física, veremos que não é bem assim. Muitos dos custos para se manter um e-commerce não são percebidos pelo consumidor, por estarem ocultos aos seus olhos. Entretanto, apesar de aparentemente o e-commerce não necessitar de arcar com o custo de aluguel e pessoal de vendas, veremos que um e-commerce possui uma variedade de outros custos voltados para o modelo de operação online.

Reduzir custos no e-commerce, como em todo empreendimento, é um desafio e uma necessidade, para que o lojista possa se manter, de forma sustentável, em um mercado cada dia mais disputado. Por isso, planejamento é a palavra-chave, pois será ele que irá apontar onde será possível cortar gastos, sem, contudo, comprometer seu negócio.

Principais Custos de um E-commerce

Podemos dividir os custos no e-commerce em dois grandes grupos bem distintos que são:

Como você pôde perceber, apesar de possuir alguns custos em comum com os de uma loja física tradicional, no e-commerce existem diversos outros custos que são exclusivos para operações de um negócio online.

Em todo tipo de negócio, para obtermos os melhores resultados e atingirmos os nossos objetivos, é preciso trabalhar sempre com a possibilidade da redução destes custos, sem comprometer a qualidade dos produtos e dos serviços prestados, garantido sempre a satisfação do cliente e consequente sucesso do empreendimento.

E como podemos então reduzir os custos no e-commerce, de forma segura e assertiva? Este é o propósito deste artigo. Veremos a seguir algumas dicas de como fazê-lo. Vamos lá?

Reduzindo os Custos

Primeiro é preciso avaliar todos os detalhes referentes às origens de todos os custos e despesas inerentes ao negócio, sejam eles fixos ou variáveis, para só então realizar o planejamento de redução de seus custos. Assim, será possível mensurar o impacto destes custos no orçamento disponível e qual a possibilidade real de promover sua redução, sem comprometer o negócio e procurando ao mesmo tempo otimizar seus ganhos.

A Escolha da Plataforma

Este é um dos principais custos fixos de seu e-commerce e um dos mais importantes.

É um dos pontos chaves para se iniciar um e-commerce. Sem dúvida alguma, a escolha de uma boa plataforma, que seja capaz não só de atender às suas necessidades atuais, como também estar preparada para acompanhar o crescimento de seu negócio é fundamental.

Muitas vezes o lojista tende a escolher a plataforma apenas levando em consideração o seu custo e as facilidades que ela oferece inicialmente, acreditando com isso que terá menos gastos e mais tempo livre para as outras demandas de seu negócio. Entretanto, muitas vezes, uma má escolha pode gerar grandes “dores de cabeça” e perdas significativas que podem afetar consideravelmente a lucratividade de seu negócio. É aquele velho ditado que diz: “É o barato que sai caro”.

Portanto, ao escolher a plataforma é preciso estar atento a algumas funcionalidades necessárias ao bom funcionamento de seu e-commerce que são:

Atualmente no mercado, existem diversas plataformas disponíveis, cada uma voltada para segmentos ou tamanhos de negócios diferenciados. Dentre elas a iSET vem se destacando por ser uma plataforma completa, possuindo todos os recursos necessários, tanto para a criação de uma loja do zero quanto para lojas virtuais já consolidadas no mercado, mas que buscam obterem uma maior lucratividade.

Além de todos estes atributos, vale a pena optar por uma plataforma que além de suportar o seu negócio, oferecendo custos e funcionalidades que atendam a sua atual necessidade, tenha também a capacidade de crescer junto com o seu negócio, oferecendo pacotes capazes de atender a demanda de crescimento de seu negócio ao longo do tempo. Assim, você não precisará contratar um serviço muito além de suas necessidades o que poderá gerar um custo inicial muito alto e desnecessário.

A plataforma da iSET, disponibiliza vários tipos de planos, capazes de atender, tanto aquele pequeno lojista, que pretende iniciar o seu negócio, quanto ao grande lojista já inserido no mercado de e-commerce.

“A escolha da plataforma correta que possa atender as necessidades de demanda de seu e-commerce, na medida certa é sem dúvida alguma uma das maneiras de se reduzir os custos de seu negócio”.

Reduzir Custos no Ecommerce com uma plataforma de ecommerce

Realizando um Bom Controle de Estoque

O segundo ponto mais relevante em termos de custo é sem sombra de dúvida o estoque.

Ao realizar um controle eficiente da entrada e saída dos itens dentro de seu estoque você estará contribuindo para a diminuição dos custos de seu negócio, pois, este controle permitirá comprar melhor e na quantidade suficiente, diminuindo os custos, evitando perdas e aumentando a rotatividade dos produtos.

Assim, você deve apostar em ferramentas e softwares que visem facilitar a gestão de seu estoque e que sejam confiáveis, integráveis, capazes de realizar o cruzamento dos dados e geração de números exatos, evitando que ocorram as famosas “quebras de estoque” com mensagens do tipo: “produto fora de estoque” ou “produto indisponível”. Ou mesmo a possibilidade de se vender algum produto que já não esteja disponível no estoque, o que poderá acarretar em perdas nas vendas e prejuízos nos resultados.

Existem atualmente no mercado diversas ferramentas disponíveis para auxiliá-lo neste controle. Dentre algumas das mais utilizadas, temos:

Além desses softwares, existem técnicas e ferramentas populares, muito importantes e capazes de auxiliar na realização de um eficiente controle de estoque, tais como:

Como vimos são várias as formas de se realizar um bom controle de estoque com a utilização de ferramentas, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Vale muito a pena investir em ferramentas que facilitem a rotina de trabalho da empresa. Cabe ao lojista avaliar suas necessidades e sua disponibilidade financeira para então escolher aquela que melhor irá atender a sua demanda. O importante é sempre manter o controle de seu estoque em dia, evitando assim incorrer em perdas ou prejuízos, minimizando os custos e maximizando a satisfação do cliente.

Além da escolha de uma boa plataforma e da realização de um bom controle de estoque existem outras providências que podem ser tomadas para reduzir os custos de seu e-commerce.

Reduzir Custos no Ecommerce com um bom controle de estoque

Fique Atento ao Frete

O custo do frete poderá impactar diretamente em suas vendas, pois, quanto maior o seu valor menor será suas chances de vender.

Assim, você precisa identificar o seu preço médio e localizar onde se encontram os seus maiores e principais gastos. Desta forma você poderá mensurar melhor o preço a ser cobrado em seus produtos, bem como as taxas a serem cobradas de acordo com a localização da entrega e ser efetuada.

Você também poderá realizar parcerias ou acordos com diversas transportadoras e utilizar os serviços de motoboys, evitando se prender apenas aos correios, assim você poderá diminuir seus gastos com frete.

Utilize o Marketing a Seu Favor

Sem dúvida que investir corretamente em ações de marketing, para alavancar as vendas de seu e-commerce, tem um impacto extremamente positivo na redução dos custos.

Isso porque, se estas ações forem bem estruturadas, certamente irão diminuir o valor de aquisição por cliente, além de ajudar na sua divulgação, aumentando sua visibilidade.

Quando maior a visibilidade de uma loja, maior será a chance de conversão de suas vendas.

Busque Fidelizar os Clientes

Fidelizar clientes possui um custo mais baixo do que buscar por novos consumidores. Assim, é preciso trabalhar com a experiência de seu cliente, identificando sua persona de forma a tornar a experiência de compra em sua loja, única. Para isso, ao final da compra, seus clientes devem estar satisfeitos e com a sensação de que todas as suas expectativas e necessidades foram não só atendidas, como superadas.

“A primeira impressão é a que fica”, por isso seu cliente deve ter uma boa impressão de sua loja, desde a sua primeira compra. Para isso, é necessário que todos os processos, desde o pagamento até a efetiva entrega do produto, transcorram da forma mais clara possível. Seja através do envio de e-mails, ou via chat, envie notificações periódicas sobre a compra do cliente e procure sempre cumprir com os prazos à risca, de acordo com o que foi estimado.

Mantenha sempre canais de comunicação à disposição de seu cliente para que ele possa entrar em contato, sempre que sentir necessidade, seja via Chat online, redes sociais, e-mail ou telefone. Isto demonstrará para o cliente que sua loja se importa em manter um bom relacionamento com seu cliente, bem como se importa com sua opinião, criando assim, um vínculo maior entre ambos e a consequente fidelização do cliente.

Chegamos assim ao fim de mais um post que buscou ajuda-lo na tarefa de reduzir os custos de seu e-commerce.

Espero sinceramente que estas dicas tenham sido úteis para que você possa atingir os seus objetivos e garantir a saúde financeira de seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo e achou que ele lhe foi útil, por favor, deixe seu comentário aqui embaixo. Eu agradeço desde já.

2019/08/ 5

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