Melhores Dicas Para Aumentar a Velocidade de uma Loja Virtual

Saiba neste conteúdo como analisar a velocidade de suas páginas e como otimizá-las para uma rápida abertura

Aumentar a velocidade de uma Loja Virtual não é apenas um sinal de status. Hoje ter um site rápido representa uma forma de atenção à usabilidade do visitante, pois faz com que ele economize tempo ao receber as informações buscadas.

Além dos visitantes, o Google também se preocupa com o desempenho dos sites, e costuma ter uma boa relação com os sites que se comprometem com este fator.

Por mais dinheiro que tenhamos ao longo da vida, algo ainda mais valioso que ele é o tempo. Pois o tempo é um recurso que quando se gasta não há forma de recuperar.

Aumentar a velocidade de um site, ainda mais se for uma loja virtual, se tornou algo necessário para as empresas que querem ter um bom ranqueamento do site.

Oferecer usabilidade de qualidade para os visitantes, entre outras vantagens que somente um site rápido pode oferecer, é uma das características fundamentais para manter seus clientes em sua plataforma online .

Já fazem alguns anos que o Google considera a velocidade dos sites um fator de classificação e recentemente passaram a utilizar a velocidade em dispositivos móveis como fator, pelo fato dos internautas usarem os dispositivos.

A velocidade da página também é uma métrica de experiência do usuário principal. Com isso, não trabalhar na velocidade de suas páginas pode custar dinheiro, perda de visitas, ranqueamento e clientes fiéis.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria Provokers sobre o que mais incomoda os internautas na visita a um site pelo celular, 67% dos entrevistados indicaram que a demora para carregar o conteúdo é o que mais atrapalha a experiência.

Dicas para aumentar a velocidade de uma loja virtual e suas estatísticas

Além disso, de acordo com as pesquisas mais recentes do Google, 50% dos visitantes esperam que as páginas sejam totalmente carregadas em menos de 2 segundos. Já os visitantes que tiveram uma experiência negativa com a velocidade da página para dispositivos móveis, possuem 62% menos probabilidade de fazer uma compra.

Para que isto não aconteça em sua loja virtual, comece a otimizar sua velocidade o quanto antes. Neste artigo te mostrarei a melhor ferramenta para medir o desempenho de suas páginas e dicas para aumentar a velocidade de uma loja virtual.

Como analisar?

O PageSpeed é uma ferramenta completa, que consegue mostrar pra você, como está o desempenho do seu site.

Ele oferece a você sugestões para melhorar a navegabilidade e a experiência do usuário como um todo. A ferramenta classifica a navegação em duas etapas, tanto para desktop quanto para mobile.

Se você monitora a velocidade do seu site regularmente pela ferramenta, você deve ter notado que o Google lançou uma nova atualização do PageSpeed ​​Insights.

Aqui estão alguns dados que você poderá encontrar na nova versão da ferramenta:

A pontuação de velocidade - É uma nota para sua página, de acordo com os critérios do Lighthouse (outra ferramenta de velocidade do Google) que indica se sua página é rápida, média ou lenta.

Dados de campo - como os usuários interagem em sua página.

Índice de velocidade – mede a rapidez com que o conteúdo de uma página é visivelmente preenchido.

First Contentful Paint – mede o tempo que leva para o primeiro elemento visual aparecer para um usuário.

Time to Interactive – analisa a rapidez com que uma página se torna totalmente interativa.

Para saber mais sobre cada detalhe desta nova atualização do Google PageSpeed Insights, leia também o artigo: Como acelerar um site em 2019.

Como fazer para otimizar?

Dicas para aumentar a velocidade de uma loja virtual e otimizar

Agora que você já analisou o que precisa ser melhorado em suas páginas, segue algumas dicas de como otimizar os fatores mais comuns responsáveis por deixar um site lento.

Tamanho da imagem

Cerca de 80% dos bytes necessários para carregar uma página na web correspondem a imagens. Sendo elas responsáveis por uma carga tão elevada para um site comum é importante que as imagens, tenham uma boa qualidade, mas não seja pesadas (Kb).

Imagens pesadas e que demoram para carregar, infelizmente, continuam sendo uma das principais causas de lentidão, ainda mais quando diferentes dispositivos necessitam de imagens de tamanhos diferentes para exibi-las corretamente.

A melhor prática, de acordo com recomendações oficiais Google é implementar as “imagens responsivas”. Em resumo, você pode gerar várias versões de cada imagem para que ela se encaixe em todos tamanhos de tela, ao invés de usar várias imagens.

Certamente você pode especificar qual versão usar em seu HTML ou CSS com a ajuda do media queries.

Contudo, a implementação de formatos de imagem baseados em vetores, como no formato SVG, também é uma boa opção.

Como você deve saber, as imagens SVG podem ser dimensionadas para qualquer tamanho, o que torna o formato extremamente conveniente – as imagens serão redimensionadas em tempo real.

Redirecionamento da páginas

Utilize o mínimo de redirecionamentos possíveis. Cada redirecionamento adicional diminui o tempo de renderização da página, já que cada um deles adiciona um percursos de solicitação-resposta HTTP (ou seja há um aumento na quantidade de “conversas” entre servidores).

Melhorando o tempo de resposta do servidor

Quando um usuário navega para um determinado site para acessar algum conteúdo, o navegador faz uma solicitação de rede para buscar esse conteúdo.

Às vezes, esse processo pode levar muito tempo. Portanto, otimizar o tempo de resposta do servidor é uma das maneiras possíveis de reduzir o tempo que os usuários gastam aguardando o carregamento das páginas.

A coisa mais desagradável sobre a lentidão no tempo de resposta é que existem diversos possíveis fatores que podem causar isso.

Uma solução é comparar o tempo de resposta do seu servidor com um provedor de hospedagem mais rápido. Caso você tenha dúvidas com relação ao tempo de resposta do seu servidor atual, a SECNET oferece a pré-migração sem nenhum custo para que você analise o seu site em nossos ambientes.

Existem diversas otimizações e ferramentas a nível de servidor que podem fazer total diferença para a velocidade da sua loja virtual, que podem ser identificadas durante o processo de pré-migração com o objetivo de preparar o ambiente ideal para a migração definitiva.

Minificar CSS

Reduzir arquivos CSS é outra atividade que pode lhe render milissegundos preciosos. A prática mostra que o CSS é muitas vezes muito maior do que o necessário. Portanto, você pode diminuir minimamente o seu CSS sem medo de perder nada.

Se você usa um site pequeno, que não é atualizado com frequência, considere o uso de uma ferramenta online para reduzir o tamanho do arquivo CSS.

Alguns são: https://www.minifier.org e https://cssminifier.com. Basta inserir o código na ferramenta e esperar que ele forneça a versão reduzida do seu CSS.

Minificar JavaScript

Assim como o CSS, os recursos JavaScript também devem ser reduzidos. O que você precisa fazer é verificar no seu JavaScript e remover todos os dados redundantes, como comentários de código, códigos não utilizados, quebras de linha e símbolos de espaço.

A maneira mais rápida e menos dolorosa de se livrar de dados desnecessários no código é usar um minidificador on-line. Alguns são: https://www.minifier.org e https://javascript-minifier.com.

Considerações finais

Se seu site demora mais de 6 ou 7 segundos para carregar, fique alerta. O Google já leva em consideração o tempo de abertura do seu site para rankeamento nos resultados de busca.

A hospedagem de sites precisa estar alinhada ao desempenho da sua loja virtual, para que entregue o máximo de seu potencial. É o hosting responsável para que não falte recursos, garantir um bom uptime (que é o tempo que um site fica no ar) e suporte para que você não perca tempo e dinheiro.

No ano passado, John Mueller, Webmaster Trends Analyst da Google publicou em sua conta no Twitter, que não há limite de requisições HTTPS, mas é importante seu site carregar rapidamente, cerca de 2 e 3 segundos.

Cada vez mais usuários estão realizando suas compras através da internet, principalmente por meio de dispositivos móveis, buscando por qualidade, preço e rapidez.

Por isso a importância de ter um site rápido. Sem oferecer a usabilidade que a maioria dos usuários esperam sua loja virtual não terá o mesmo desempenho que os demais concorrentes.

E não esqueça de fortalecer ainda mais seu atendimento e sua presença online com uma plataforma de atendimento omnichannel. Para isso, utilize o JivoChat, gratuito para até 5 agentes!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

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2019/04/ 3

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