Layout e personalização de e-commerce: como uma plataforma por interferir

atualizado 24 de janeiro de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Giovanna Quaresma
Giovanna Quaresma
Analista de Marketing na iSET

Tratando-se de lojas virtuais, podemos dizer que, um dos aspectos mais importantes para atrair novos clientes e fazer com que voltem a utilizar nossos serviços é criar um layout bem pensado.

É importante personalizar e atualizar sempre, quanto mais o fizer e perceber quais elementos combinam mais com a identidade visual da sua marca, acelerando assim o processo de ativar a loja e começar os negócios de forma assertiva!

Além disso, atualmente, uma grande quantidade de empreendedores estão começando ou migrando seus negócios para a internet.

Desta forma, é muito comum o aumento de concorrência e, consequentemente, a necessidade de destaque sobre os demais e-commerces. E é aí que definir um excelente design para e-commerce se torna importante!

Até mesmo o Google já se deu conta da importância do layout de sites e lojas virtuais. A empresa deixou claro que os mecanismos de busca vão dar crédito aos sites que oferecem essa condição de navegação.

Ademais, a aparência da loja pode afetar sua credibilidade, tanto positiva quanto negativamente, além da desconfiança dos compradores em relação à confiabilidade que sua loja está passando, justamente por não possuir um design profissional e atrativo.

Já deve ter percebido o quanto o layout e a personalização do seu e-commerce é importante, certo?

Agora, pensando nisso, eu decidi separar alguns pontos de design para e-commerce que uma plataforma de e-commerce pode interferir para aumentar suas vendas ou fazer seus clientes fugirem de você. Confira!

Design simples, bonito e intuitivo

A experiência do usuário, na internet, é uma pauta frequente entre os empreendedores de marketing digital. O design para e-commerce ajuda a atrair público, diminuir taxas de abandono, tornar o processo e a experiência de compra para seu cliente melhor e a melhorar a sua visibilidade diante da concorrência.

A sua loja não precisa ter o design para e-commerce mais bem elaborado e nem o mais chamativo para fazer seus clientes se interessarem e se sentirem seguros no momento de finalizar a compra. Forneça um design simples, bonito e intuitivo!

Pense em um caminho de compra sem distração, rápido, fácil e prática. Banners são legais, mas não exagere. O seu cliente precisa entrar, escolher o que ele quer comprar de maneira rápida e intuitiva e ir para o checkout.

Se atualize sempre! Mantenha seu layout moderno e seu site rápido. Há várias funcionalidades que são consideradas defasadas em uma loja virtual e você definitivamente não deve ter em seu design para e-commerce.

Design responsivo para e-commerce

Todos já sabemos do crescimento do uso de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks para fazer compras online. O design responsivo serve exatamente para facilitar o acesso à sites.

Ele é capaz de adaptar a página da sua loja virtual à tela desses aparelhos, sem a necessidade de utilizar uma URL diferente, o que gera uma melhor experiência com o usuário. Dessa forma, a navegação flui com mais tranquilidade e a identidade visual permanece intacta.

Basicamente, o design responsivo é basicamente o layout da sua loja virtual ou site,adaptado para diferentes tipos, formatos e tamanhos de telas!

Ter um design responsivo é extremamente importante para manter a qualidade da experiência de seus clientes em sua loja virtual. Além disso, o Google ranqueia melhor páginas responsivas, então se você deseja se manter em uma boa posição nos sites de busca, é essencial ter um design responsivo!

Portanto, estar hospedado em uma plataforma de e-commerce responsiva é um ponto para destacar!

Personalização do tema da loja

Já ouviu falar de identidade visual?

Para entendermos melhor a importância da identidade visual para o site da sua loja, tracemos um paralelo com uma loja física. Imagine uma loja bem cuidada, com os produtos dispostos organizadamente nas prateleiras, boa iluminação, corredores amplos e limpos. Provavelmente com esta descrição você até se lembrou de alguma boa loja que já visitou.

Agora imagine uma loja de corredores apertados, onde é difícil se locomover e mais difícil ainda localizar o produto que você procura, que está sempre em alguma prateleira inconvenientemente alta ou escondida. Provavelmente esta descrição também te lembra alguma loja que você já visitou.

Os fatores que fizeram você ter uma experiência agradável na primeira loja e desagradável na segunda não são apenas a beleza do lugar. São o conforto, facilidade de encontrar o que se precisa e a sensação de confiança que ela passa. Sua loja virtual também deve comunicar todos estes valores.

Por isso, é muito importante dar atenção à parte visual e funcional da sua loja virtual. Isto está ligado à identidade da sua marca também!

Assim sendo, é essencial que a sua plataforma de e-commerce possibilite a personalização do tema da loja. A iSET, por exemplo, possui um Gestor de Temas que é uma área de gestão de temas com vários temas gratuitos e cada tema possui recursos exclusivos.

Além disso, há múltiplas cores pré definidas, mas elas também são configuráveis. Sobre o Cabeçalho e Rodapé das lojas: é possível fazer uma personalização completa do conteúdo e estrutura do cabeçalho, também há possibilidade de usar o editor de HTML/CSS.

Desse modo, com a personalização é possível construir uma loja com a cara da sua marca! Se uma plataforma não oferece meios para personalização e edição, a loja acaba sendo clichê e não se diferencia no mercado, o que pode não ser bom.

Ter uma loja virtual é justamente uma vantagem por causa da possibilidade de personalização. Um marketplace ou rede social deixam essa questão bastante restrita.

Claro que uma plataforma de e-commerce pode interferir em muitas outras questões importante de uma loja virtual, afinal ela é a "casa" da loja". Portanto, ao escolher uma plataforma, seja para criar seu negócio online ou migrar sua empresa, pense nas suas necessidades e quais são as ferramentas que você mais valoriza.

Se você preza pelo bom atendimento e um suporte pronto para te ajudar, procure por uma plataforma que ofereça isso! Faça uma pesquisa antes e escolher com cuidado e atenção.

Uma plataforma de e-commerce é uma das questões mais importantes de um comércio online, se não for a mais!

Espero ter te ajudado com este post, boa sorte e boas vendas! Deixe seu comentário e veja mais conteúdos deste tipo aqui!

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

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