5 Dicas Para Lançar seu Produto Digital

Descubra o que você precisa saber na hora de lançar seu produto digital

Se está pensando em empreender no mercado digital e começar a vender online, ou mesmo já possui um ecommerce e quer alavancar algum tipo de produto ou serviço, é importante saber quais são as principais etapas que você deve cobrir para garantir que o lançamento seja um sucesso e realmente gere o resultado esperado.

O “marketing de esperança” não é o suficiente para garantir que seu produto digital será visto, ou mesmo comprado, por mais que ele seja bom e tenha qualidade, como apresenta o próprio Erico Rocha, especialista no assunto. Por isso, vamos falar sobre algumas das principais dicas para lançar seu produto digital e aumente suas chances de sucesso.

1. Valide seu produto antes de lançar

Como o Bruno Oliveira aponta - autor, mentor, empresário e palestrante focado no ecommerce - é crucial validar o seu produto antes de investir no lançamento. Validar um produto significa testá-lo com alguns clientes e conferir realmente se ele vende, se falam bem do mesmo, se o produto ou serviço resolve as dores do público ou não.

Ou seja, essencialmente fazer experiências para que você tenha assertividade que vale a pena investir no lançamento deste produto. Um produto validado é aquele bem recebido pelo público alvo, que tem qualidade e é bom o suficiente para que seus clientes queiram recomendá-lo para outras pessoas.

Vale lembrar que também é possível fazer o lançamento de uma categoria, especialmente no cenário onde você já é o dono de um ecommerce e quer começar a abranger e atuar em um novo nicho. Para isso, valide os produtos que entrarão em seu portfólio inicial e utilize os produtos mais fortes para alavancar os demais.

2. Encontre sua persona no ambiente digital

Partindo do princípio que você já determinou em qual nicho de mercado deseja atuar e qual produto pretender lançar, o próximo passo é identificar quem é a persona para o produto que deseja lançar e, especialmente, quais meios podem ser utilizados para engajá-los. Estamos falando de identificar se o seu público tem forte presença no Facebook, Instagram, YouTube ou outras redes sociais, conhecer melhor seus hábitos, dores, preferências e encontrar quais canais terão as maiores chances de impacto.

Estas informações são cruciais na hora de definir onde investir pesado em sua estratégia de marketing digital durante o processo de lançamento do produto, especialmente porque você precisará criar uma base de leads para começar a divulgar, como abordamos no próximo ponto.

3. Traga leads para seu funil de vendas

Após validar seus produtos e encontrar a persona para seu negócio, ou seja, o cliente ideal que você precisa atingir, está na hora de investir em sua estratégia de marketing digital e trazer leads para dentro do seu funil de vendas. Para isso, considere atuar com uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, divulgando material que visa educar o mercado e atraindo pessoas através das publicações em seu blog, página nas redes sociais ou mesmo canal de vídeos.

A ideia é gerar expectativa e inserir o maior número de leads qualificados em sua base. Isso pode ser feito através de cadastros em newsletters, formulários, pesquisas ou, caso já tenha seu próprio negócio digital, segmentando sua base e utilizando listas de clientes em potencial que já apresentaram algum interesse no produto digital a ser lançado.

Não concentre seus esforços em listas frias, ao invés disso, procure trabalhar de forma direcionada para que possa realmente engajar a persona e chamar sua atenção para o produto que pode solucionar seus problemas.

Como Lanças seu Produto Digital e Trazer Leads para seu Funil de Vendas

4. Organize um evento para o lançamento

Finalmente, chegou a hora de lançar seu produto digital. Para isso, divulgue dentro de sua base de leads segmentados e já qualificados, utilizando os canais definidos através do reconhecimento de sua persona e organize um evento de lançamento dedicado exclusivamente ao produto ou serviço.

Este evento pode ser executado em forma de webinário, através de uma live, ou mesmo um vídeo disponível em seu canal dedicado ao lançamento. Durante o anúncio, apresente as características mais fortes do produto, compartilhe dados sobre o processo de validação inicial, fale sobre seus diferenciais e, se aplicável, mostre o produto em prática para realmente convencer seu público.

É importante garantir que o evento de lançamento do seu produto digital seja realmente marcante, portanto, se esforce para chamar a atenção e busque também gerar um senso de urgência, especialmente caso seu produto tenha um estoque limitado, ou vagas limitadas, no caso do lançamento de um curso, por exemplo.

5. Pós-lançamento: acompanhe as conversões e esteja disponível

Após o evento de lançamento, acompanhe de perto seus resultados e esteja disponível para atender seus leads caso surjam dúvidas ou problemas. Para isso, recomendamos que faça como profissionais renomados na área, como o próprio Luciano Larrossa: ofereça um chat online em sua página para que visitantes possam receber assistência em tempo real, não deixando que perca oportunidades e aumentando suas chances de conversão.

Você mesmo poderá atender seu público e conversar diretamente com eles ou, se a expectativa for um volume realmente alto de visitas e clientes em potencial, considere contratar um operador para garantir o melhor tempo de resposta e satisfazer seus clientes.

O pós-lançamento é tão importante quanto todo o trabalho executado até a hora de lançar seu produto digital e, como bem sabemos, dúvidas são muito comuns antes da tomada de decisão de compra, por isso, é realmente importante investir no atendimento online e disponibilizar um canal profissional para oferecer uma experiência exclusiva e fazer com que seus leads sintam-se valorizados.

Quer saber como um chat online lhe ajuda a atingir estes objetivos e como você pode utilizá-lo para lançar seu produto digital? Confira então como escolher o melhor chat online para seu negócio e identifique os principais recursos projetados para alavancar seus resultados.

2019/05/14

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