Por Que o Gerenciamento de Relacionamento Com o Cliente é Tão Importante?

atualizado 18 de julho de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Fábio Diniz
Fábio Diniz
Head de Content Marketing na Ploomes

Em sua essência, o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) se resume em todas as atividades, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar suas interações com seus clientes atuais e potenciais. Um ditado freqüentemente ouvido e dito em muitas empresas é: "O cliente é rei".

Um bom sistema de gestão ajuda as empresas a criar um relacionamento com seu contatos que, por sua vez, potencializa a lealdade e retenção de clientes. Como a fidelidade do cliente e a prospecção são qualidades que afetam a receita da empresa, se relacionar bem com o cliente é uma estratégia de gerenciamento que resulta em aumento de lucros para um negócio.

O que é uma ferramenta CRM?

Em sua essência, uma ferramenta de CRM cria uma interface simples para uma coleção de dados que auxilia as empresas a reconhecer e se comunicar com os clientes de maneira escalável.

Portanto, além de informações de contato, essas ferramentas registram, também, os pontos de contato dos representantes com seus clientes em potencial, incluindo e-mails, telefonemas, correios de voz e reuniões presenciais, etc. Algumas plataformas oferecem a capacidade de automação de propostas, acompanhar os estágios das negociações, como funil de vendas e as razões das oportunidades ganhas e perdidas.

Em essência, a gestão de relacionamento com o cliente é simples. No entanto, ela pode ser implementada em uma grande variedade de métodos: sites, mídia social, telefonemas, bate-papoe-mail marketing e muitas outras opções. Vários materiais de marketing podem ser integrados a uma solução de CRM. Devido à diversidade dos Sistemas e modelos de negócio, ele não beneficia apenas as empresas maiores – o uso e a manutenção de uma ferramenta são a base para um sistema de vendas e marketing escalável. Qualquer empresa se beneficiará em manter um registro de quais conversas, compras e material de marketing podem ser associados a leads e clientes.

É extremamente recomendável que as empresas tornem essa adoção como parte de sua estratégia antes que o volume de clientes mostre que um sistema seja absolutamente necessário.

Pequenas empresas e até freelancers também podem se beneficiar destes processos. Afinal, quem não quer aumentar sua retenção de clientes e, consequentemente, seus lucros? Algumas das principais formas pelas quais o CRM realiza esse objetivo estão listadas abaixo.

Aprendizado

Ajuda as empresas a conhecer seus clientes, incluindo quem são e por que compram seus produtos, além de tendências nos históricos de compras dos clientes. Isso permite que as empresas antecipem melhor as necessidades de seus clientes e, como resultado, as cumpram. Usar efetivamente o gerenciamento de relacionamento com o cliente também pode fornecer uma vantagem estratégica. Dados de clientes bem organizados ajudam as empresas a selecionar os destinatários corretos para promoções e novos produtos.

Organização 

Permite que as empresas se tornem mais eficientes organizando e automatizando certos aspectos do negócio. De processos de vendas a campanhas de marketing e análise de negócios, além de dados de clientes, o CRM automatiza e agiliza esses processos para as empresas. Isso permite que as empresas organizem esses processos em dados mais simples e fáceis de entender.

Otimização

Finalmente, esse tipo de software permite que as empresas otimizem suas interações com os clientes. Ao simplificar e agilizar muitos dos processos mais complexos de interação com o cliente, o CRM aumenta a satisfação do cliente.

Tipos de gestão de relacionamento com clientes

Existem muitos tipos diferentes de ferramentas. No entanto, a maioria dos softwares de CRM se concentra principalmente em uma das principais categorias abaixo.

Operacional

O operacional geralmente tem a ver com um dos três tipos de operações: marketing, vendas e serviço. Uma plataforma operacional se torna uma ferramenta importante para a geração de leads, pois lida frequentemente com dados de clientes anteriores, como campanhas de marketing anteriores, compras e satisfação de serviços. A solução em CRM também visa automatizar esses processos para criar uma experiência melhor para as empresas e seus clientes. Devido à sua concentração na eficiência, um software focado em operações é uma ótima opção para empresas com um ciclo de vendas mais curto e vendas repetidas, como e-commerce ou verticais de varejo para varejo.

Analítico

A principal função de uma plataforma de gestão analítica é mostrar os dados do cliente para que a gerência possa entender melhor as tendências de mercado e os desejos e necessidades dos clientes. O objetivo de um CRM analítico é melhorar a satisfação do cliente com insumos. Essas ferramentas frequentemente utilizam mineração de dados e reconhecimento de padrões para realizar essa tarefa – funciona bem para empresas em mercados com preços mais altos e com muita concorrência.

Colaborativo

CRM colaborativo é quando as empresas compartilham informações de clientes com empresas e negócios externos. Ao agrupar seus dados, algumas empresas podem criar uma experiência ainda maior para seus clientes, obtendo dados que, de outra forma, não teriam acesso. É uma excelente opção para mercados em que a inovação e o desenvolvimento de novos produtos são fundamentais para o sucesso, porque os dados adicionais criam imagens muito detalhadas sobre o que os consumidores estão respondendo atualmente.

Conclusão

Soluções para gerenciar o relacionamento do cliente são excelentes ferramentas que permitem às empresas aumentar não apenas a satisfação do cliente, mas também sua eficiência e lucros. Existe uma ampla variedade de estratégias e aplicativos, o que permitem modificações para se ajustar a praticamente qualquer tipo de negócio. Quase todas as empresas podem se beneficiar de um software de CRM, e, como eu já disse, é muito melhor começar a usar um sistema para o seu negócio antes que seja realmente necessário. 

É importante que as empresas considerem em seu processo de vendas e operações, qual solução de CRM usar: quais informações de clientes são relevantes para o processo de vendas? Quantas vezes você costuma fazer contato com um cliente antes de fechar um negócio? Quão importante é repetir negociações e contatos para sua empresa? Como proprietário de uma empresa, não explorar suas opções de relacionamento com o cliente pode ser uma grande negligência para seus resultados.

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