5 Estratégias para aumentar o Ticket Médio da sua e-commerce

Saiba como receber mais por cada venda!

Você sabe qual o maior sonho de qualquer dono de uma e-commerce? Aumentar o ticket médio dos seus compradores. Qualquer dono de uma loja virtual adoraria duplicar ou triplicar o valor médio de cada compra. Porém, para conseguir isso ele precisa adotar algumas estratégias no seu site. Vamos falar um pouco sobre elas ao longo deste artigo.

Inclusive, não deixe de aproveitar seu chat online para aplicar estratégias de cross-sell e upsell, apresentando produtos e agregando valor à compra do cliente. Ainda não oferece um chat? Instale o JivoChat e confira na prática o potencial dessa solução.

1. Recomende produtos

Quando um usuário está visitando a sua loja online, ele certamente está focado na compra de um produto. Nada contra isso, mas a verdade é que esse foco diminui a possibilidade do visitante comprar mais produtos! Uma das formas de tornar o foco dele mais abrangente, fazendo com que visualize outros produtos, é utilizando a recomendação. Ela funciona de uma forma muito simples: quando o visitante encontra um produto, o site pode aconselhar ele a comprar outro produto. Essas recomendações têm como base as compras anteriores de outros usuários.

Vejamos o exemplo da Amazon:

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Viu como que, ao procurarmos por um livro sobre Facebook Marketing, o Facebook sugeriu outro livro do tema? Desta forma, acontecem duas coisas. A primeira é que posso acabar por levar dois produtos. A segunda, é que se eu não gostar da primeira pesquisa, posso acabar adquirindo a segunda.

2. Aconselhe produtos complementares

Outra forma de aumentar o seu ticket médio é aconselhando produtos complementares. Vamos imaginar que você vende uma câmera de filmar. Quando o usuário estiver realizando a compra, você pode indicar para ele um tripé ou até mesmo uma bolsa para usar na câmera. Confira outro exemplo logo abaixo:

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Nele, simulamos a compra de um celular Sony. Repare como a e-commerce já estava oferecendo um cartão de memória e avisou que eu iria poupar +30% se comprasse ambos de uma vez só.

3. Coloque um chat

Com um contato mais próximo com o cliente, as chances de aumentar o número de vendas também são maiores. O motivo é muito simples: quanto maior é o investimento, maior é receio do visitante. Vários estudos comprovam que vários usuários desistem de algumas compras porque têm receio de ter algum problema com o produto ou com a entrega do mesmo.

Com a possibilidade de falar com alguém através do chat, essas objeções desaparecem. Se quiser começar a usar o chat na sua e-commerce, clique aqui e experimente o Jivochat.

4. Dê frete grátis para compras acima de um determinado valor

Sei que é prática comum, mas nunca é demais recordar: a partir de um determinado valor, dê frete grátis aos seus clientes. Isso aumenta a motivação para eles comprarem produtos de maior valor visto que terão um desconto adicional por causa do frete. Por norma, o frete é considerado grátis a partir de quantias mais elevadas, que geralmente começam nos R$ 150. Obviamente, a escolha do valor vai depender sempre da margem de lucro dos seus produtos.

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5. Crie um sistema de pontos

Sei que é prática comum, mas nunca é demais recordar: a partir de um determinado valor, dê frete grátis aos seus clientes. Isso aumenta a motivação para eles comprarem produtos de maior valor visto que terão um desconto adicional por causa do frete. Por norma, o frete é considerado grátis a partir de quantias mais elevadas, que geralmente começam nos R$ 150. Obviamente, a escolha do valor vai depender sempre da margem de lucro dos seus produtos.

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E claro, como mencionamos no inicio do artigo, alavanque o atendimento ao cliente e faça dele um diferencial competitivo em sua loja com o JivoChat. Dessa forma, poderá aumentar a assertividade através do atendimento em tempo real.

2016/06/24

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