Passos para montar um Ecommerce de Moda do Zero

atualizado 26 de março de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

Se você ainda tem dúvidas de como criar um seu próprio Ecommerce de Moda do Zero, este artigo vai sanar os seus principais questionamentos.

Montar um Ecommerce de Moda não é tão difícil quanto parece e, no Ecommerce na Prática, desenvolvemos um método simples para quem quer tirar a ideia do papel para ver a empresa validada rapidamente.

O método é dividido em apenas 4 passos: planejamento, estrutura, marketing e relacionamento com o cliente.

Ao longo deste artigo, você vai entender a importância de cada uma dessas etapas e como elas estão interligadas para que a sua empresa funcione da maneira certa.

Mas antes, vamos refletir sobre alguns pontos relevantes para um Ecommerce de Moda.

Marca Própria vs Revenda

Um ponto fundamental a ser avaliado durante o planejamento (primeiro passo do método que vamos falar mais a frente), é se você vai trabalhar com uma marca própria ou vai optar por revender algum produto.

Por que isso é tão relevante assim?

Esse detalhe pode mudar algumas etapas do seu Ecommerce, como a fase de produção e estrutura da loja online.

Por exemplo, se o seu sonho é ter a sua própria marca e criar suas próprias roupas, é necessário fazer um planejamento baseado no seu trabalho de criação e tudo o que precisar para que a peça fique pronta.

Já no caso da revenda, o planejamento será voltado para questões de direitos autorais, fornecedores da peça já pronta, entre outras questões.

Portanto, antes de mais nada, pense em qual dessas duas áreas você vai trabalhar e só assim podemos partir para o método de montar um Ecommerce de Moda do Zero.

Vamos lá? Primeiro passo para criar um Ecommerce de Moda é:

1. Planejamento

Um dos motivos que leva muitas lojas online a falência é a falta de planejamento. O plano de ação é indispensável para que você tenha um caminho traçado a ser percorrido, com metas, objetivos e informações base de uma empresa.

E não precisa ser um planejamento com milhares de páginas e vários detalhes. Para começar, o ideal é ter em mãos um plano simples para você não perder tempo e colocar em prática o quanto antes.

Dentro desse planejamento, você tem que pensar em 3 fatores principais. São eles:

  • O que vai vender?

A partir que você já sabe se vai criar seus próprios produtos ou revender, já pode definir quais produtos vai vender. Como estamos falando do ramo de moda especificamente, você já tem um nicho de mercado mais fechado. Basta procurar por algo que você realmente tenha interesse dentro desse nicho.

Há diversas opções e você pode variar, como blusas estampadas, acessórios, calçados…

Suponhamos que você queria trabalhar com acessórios, mas esse nicho ainda é muito amplo. É possível especificar ainda mais, como por exemplo, vender brincos e cordões de prata. Assim, fica mais fácil de você atingir a sua persona, assunto para o próximo tópico.

  • Para quem vai vender?

Como citamos anteriormente, aqui você vai ter que definir a sua persona. Qual o público que você quer atingir? Quem são essas pessoas? Quais são as características delas? Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de definir a sua persona.

E, lembre-se: persona é diferente de público-alvo. Para você entender melhor, vamos fazer uma breve explicação:

O público-alvo da sua empresa é pensado de uma forma macro, mais ampla. Pontos como faixa etária, gênero, gostos e hobbies são pautados para entender quem é o seu público.

Ex: Mulheres, com idade entre 18 e 35 anos, que gostam de moda praia e moram no Rio de Janeiro.

Enquanto isso, a persona é a personificação do seu cliente. Ou seja, é uma ideia com informações mais específicas, bem mais direcionado.

E, para definir a persona, é importante conversar com as suas possíveis clientes e, assim, conseguir as informações necessárias. É mais trabalhoso, mas é muito útil para aplicar as estratégias de Marketing da empresa.

  • Quem vai fornecer?

Mapear os melhores fornecedores também faz parte da etapa de planejamento. É aqui que você vai pesquisar (mas pesquisar mesmo), os melhores fornecedores do mercado e que ofereçam o que você precisa.

Uma dica que damos aos nossos alunos é: tenha mais de um fornecedor para garantir que não falte nada no seu estoque. Porventura, pode acontecer que tenha um atraso ou algum imprevisto e você deve estar preparado para isso.

2. Estrutura

Assim como numa loja física, o Ecommerce também possui uma estrutura mínima para você começar a vender na internet. E por aqui, essa estrutura é muito mais barata e simples.

Fizemos uma lista com os pontos principais da estrutura base do Ecommerce:

  • MEI (Mircroempreendedor Individual): antes de mais nada, legalize o seu negócio por meio de um MEI. É a forma mais simples e barata de fazer isso. Esse MEI não só vai te fazer ter um negócio formalizado, com também te dará o número de CNPJ, pelo qual poderá gerar notas de compra e venda.
  • Nome da marca e identidade visual: você também vai precisar de um nome e ele precisa ser simples, objetivo e original. Como o mercado de Moda é muito concorrido, isso aqui pode te ajudar a se destacar no Ecommerce. Crie uma personalidade ao negócio, identidade visual que tenha relação com o nicho, o produto, os valores da empresa…
  • Domínio (ou url do site): é importante garantir que a url da sua loja virtual tenha o nome da sua marca, apesar de que não recomendamos que você comece com uma loja virtual. Isso aqui é só por garantia e já pensando no futuro.
  • Canais de audiência: são as contas profissionais em redes sociais onde sua audiência está, especialmente Facebook e Instagram, que são as maiores do país. É por essas redes que você vai gerar audiência e tráfego para o seu negócio.
  • Canais de venda: o ideal é que você se cadastre em marketplaces, que são como grandes shoppings virtuais que já possuem milhares de clientes prontos para compra. Talvez você já até conheça algum marketplace. Aqui no Brasil, os mais famosos são: Mercado Livre, B2W Marketplace, Magazine Luiza, Amazon

3. Marketing

Megafone e diversos gráficos representando estratégias de marketing digital

Para vender moda na internet, o Marketing é extremamente importante. É por meio de boas estratégias de Marketing que você vai atrair clientes para dentro da sua loja.

E como fazer isso?

A base de uma boa estratégia de Marketing é a criação de conteúdo de valor nos canais de audiência da sua empresa e os anúncios.

Primeiro, vamos falar sobre os conteúdos: para que a sua loja alcance pessoas na internet, é importante que você crie conteúdos relacionados ao seu produto e ao nicho no geral.

E não é necessário ser muito criativo para isso, ideias simples e direcionadas a sua persona vão trazer bons resultados.

Vamos imaginar que você escolheu o nicho de moda praia e quer divulgar a sua loja. Você pode criar conteúdos mostrando possíveis looks praianos com a nova coleção, incentivar os cuidados com a pele ao se expor no sol, sugerir acessórios que podem complementar o look…

Esse tipo de conteúdo gera valor para o cliente e aproxima ele da marca. Afinal, só postar fotos de produto não agrega muito na vida das pessoas. Você precisa mostrar os valores da sua empresa e criar essa relação com o cliente por meio de conteúdo nas redes sociais.

Já os anúncios para quem está começando do Zero, o mais interessante seria anunciar nos Marketplaces amplos e também nos de nicho como o Enjoei, um dos maiores Marketplaces de Moda do Brasil. É uma forma de alcançar mais pessoas e validar o negócio o quanto antes.

4. Relacionamento

Por fim, e que também tem relação com o marketing, são as estratégias de relacionamento com o cliente.

Separamos essas estratégias em duas etapas: atendimento e vendas.

O relacionamento ligado ao atendimento é direcionado a dúvidas, problemas e qualquer outro questionamento que pode surgir ao longo da jornada de compra do cliente.

Por conta disso, o indicado é que você tenha mais de um canal de atendimento (e-mail, mensagens diretas nas redes sociais, telefone, whatsapp…) e o mais importante: responda a todas mensagens rapidamente!

Além do fator solução que você deve trazer na hora de responder o cliente, o tempo de resposta também é determinante para criar um relacionamento saudável com o cliente.

Uma ferramenta que pode te ajudar muito no atendimento ao cliente é o Jivochat. Essa ferramenta integra todos os canais de comunicação numa mesma plataforma, o que faz você economizar tempo, além de otimizar o atendimento ao cliente.

Quanto às vendas, o que você precisa saber é que o conteúdo lá das estratégias de Marketing devem estar alinhadas com o funil de vendas, conduzindo o cliente do topo do funil para o fundo do funil.

Essa comunicação precisa ser divida não três fases do funil de vendas, criando o relacionamento com cliente e estimulando a principal ação: a finalização da compra.

O funil funciona assim:

  • Topo do funil: as pessoas que tiveram o primeiro contato com a sua empresa ou que já conhecem o seu trabalho, mas ainda não entendem que o seu produto pode solucionar o problema delas. Você precisa atrair essas pessoas, mostrando para elas que aqueles problemas que elas possuem podem ser solucionados com o seu produto.
  • Meio do funil: pessoas que já estão em busca de uma solução e seus conteúdos ajudaram a entender que seu produto é a melhor solução. A sua tarefa aqui é mostrar para o lead que você tem a solução mais eficaz, gerar valor e empurrar ele para a última etapa.
  • Fundo do Funil: hora de fechar a venda, transformando a audiência em clientes de verdade. Nessa etapa, também estão as pessoas que já compraram de você e continuam engajadas com a sua marca, compram seus produtos, te indicam… São clientes aquecidos e possivelmente fidelizados.

Seguindo esses 4 passos, você terá um Ecommerce de Moda validado e pronto para seguir a jornada de sucesso do mercado digital.

Você pode colocar a sua ideia em prática hoje mesmo…

E nós, do Ecommerce na Prática, vamos te ajudar. Hoje, nossa escola é referência em Ecommerce e já apoiou a criação de crescimento de milhares de negócios online pelo Brasil.

Em nossos conteúdos e treinamentos, você vai encontrar um vasto material que está ajudando muitos brasileiros a criarem e alavancarem o próprio Ecommerce.

*Este artigo foi escrito pela equipe Ecommerce na Prática.

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