6 Dicas sobre Como Conquistar Clientes para o seu Ecommerce

atualizado 30 de agosto de 2022
Tempo de leitura6 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

Antes de saber como Conquistar Clientes para o seu e-commerce, você precisa entender que isso está ligado às estratégias de Marketing da sua empresa.

Então, se você não investe nesse setor ou simplesmente deixa ele de lado e prioriza outros processos, já sabe porquê não consegue atrair mais pessoas…

Agora que você já sabe o motivo, vamos mostrar as soluções para que a sua empresa se transforme num verdadeiro imã de novos clientes.

Conversando com alguns dos nossos alunos do Ecommerce na Prática, nós identificamos 6 pontos cruciais para conquistar clientes e vender muito mais…

E, ao longo deste artigo, vamos compartilhar com você esses insights que já ajudaram muitas pessoas a atrair novos clientes!

Dá só uma olhada nas dicas:

1. Conheça o seu Cliente

O primeiro e mais importante passo: você precisa conhecer o seu cliente com a palma da mão para conseguir conquistá-lo.

Afinal, como você vai atrair novos clientes se ao menos o conhece minimamente para criar uma comunicação assertiva?

Se não conhece o seu cliente, nada vai fluir no seu Ecommerce…

Por isso, crie o quanto antes a persona do seu negócio! A persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal, aquele que com certeza compraria o seu produto.

E o que compõe uma persona?

Para você conseguir construir a persona, é necessário levar em consideração tópicos como:

  • Informações comportamentais;
  • Personalidade;
  • Gostos;
  • Problemas;
  • Hobbies.

Com base nessa representação, as estratégias de Marketing Digital serão muito mais eficientes, pois vão atrair o cliente certo para a sua empresa.

2. Faça um bom atendimento personalizado

Saber como tratar as pessoas durante o atendimento é fundamental para conquistar novos clientes…

Além de tratar bem o cliente, mantendo a boa educação e paciência - o que parece óbvio, mas é sempre bom ressaltar -, você precisa responder ele o quanto antes e de forma personalizada.

Quanto mais natural for a sua conversa com o cliente, mais fácil será convertê-lo e fidelizá-lo. Ou seja, invista em um atendimento personalizado.

Outra dica muito importante com relação ao atendimento é oferecer aos clientes mais de uma opção. Você pode atender o seus clientes por Whatsapp, Mensagem Direta no Instagram, Facebook Messenger, E-mail, chat online, live chat e por aí vai…

Quanto mais opção, mais chances de conquistar o cliente, pois ele poderá escolher o melhor meio de contato para ele tirar dúvidas ou solucionar problemas.

3. Trabalhe o Marketing de Conteúdo nas redes sociais

Nada mais atrativo do que Conteúdo relevante nos posts das redes sociais.

As pessoas estão cansadas de entrarem no perfil de uma loja e não ver nada além de fotos de produtos, ofertas e anúncios…

Isso não gera valor!

E, se não gera valor, não atrai novos clientes…

Portanto, para que você consiga conquistar clientes para o seu Ecommerce é FUNDAMENTAL investir em Marketing de Conteúdo.

Você pode ensinar algo relacionado ao seu nicho, falar sobre curiosidades, criar memes que as pessoas possam se identificar, fazer desafios em vídeo e ofereça iscas digitais (assunto que vamos falar sobre nos próximos tópicos....).

Enfim, faça muito conteúdo para entreter e gerar valor para a sua audiência!

Além, é claro, de gerar engajamento para a sua rede, alcançando mais e mais pessoas com grande potencial de serem os seus futuros clientes.

4. Ofereça Materiais Gratuitos [Isca Digital]

As Iscas Digitais são ótimas para conquistar clientes, uma vez que você oferece um material gratuito para ajudar aquela pessoa sem nenhuma intenção…

Mas na verdade, há 2 intenções por trás disso: captar informações de contato, como e-mail, telefone ou celular e conquistar esse cliente.

Com isso, você ganha duas oportunidades de conquistar esse novo cliente…

A primeira é pura e simplesmente por conta do conteúdo da Isca que pode ser transformadora para a pessoa que baixar…

E a segunda é através do Remarketing que você vai fazer por meio dos contatos que essa pessoa ofereceu para você ao baixar o material gratuito.

É literalmente uma troca, você oferece um material e em troca ele te dá os contatos para uma nova tentativa de conquista e, consequentemente, de venda.

Mas quais tipos de Iscas Digital usar?

Você pode oferecer um Ebook, um Webinário, uma cartilha com dicas, Infográficos, guias, entre outros materiais…

E tudo isso pode ser em formato de o pdf, em áudio, planilhas, vídeos… Do jeito que você entende que a sua audiência prefere.

Com o seu cliente baixando a isca, podemos passar para a próxima dica...

5. Faça disparos constantes de E-mail Marketing

Já que agora você tem uma lista de e-mail, chegou a hora de utilizá-la para fazer disparos de E-mail Marketing.

Nesses e-mails, você vai criar um relacionamento com o cliente, enviando novidades em primeira mão, oferecendo descontos exclusivos, criando conteúdos específicos…

O que for necessário e que faça sentido para você conseguir conquistar mais clientes…

Essa estratégia é ótima para fazer o cliente lembrar do nome da sua marca e, caso ele for ainda um lead, estimule a ação de compra!

6. Invista em Anúncios

Investir em tráfego pago não poderia ficar de fora dessa lista…

Afinal, é por meio dos anúncios que você vai conquistar GRANDE parte dos seus novos clientes...

Sabe porquê?

Um anúncio profissional bem feito, com a comunicação direcionada para a sua persona e ofertas irresistíveis é a CHAVE para conquistar clientes e alcançar muitas pessoas.

Só o tráfego orgânico não é o suficiente para ir além e crescer a sua audiência, pode ter certeza!

"Ah, mas anúncios são caros". Será que são caros mesmo?

É possível criar um anúncio no Facebook Ads com apenas 6 reais por dia, por exemplo. Ou seja, se você impulsionar seus anúncios durante 7 dias, o gasto será de 42 reais.

Um valor bem baixo, mas que traz bastante resultado. Faça o teste aí no seu negócio!

E não se esqueça de criar um anúncio bem segmentado para conquistar os clientes certos, com grande potencial de comprar sempre com a sua marca…

Para isso, volte ao tópico um e crie a sua persona… A partir disso, você vai perceber que cada um desses pontos levantados aqui são conectados uns aos outros e fazem parte de uma grande estratégia para conquistar clientes!

Então, siga muito bem cada um desses passos, pois, com certeza, terá muitos novos clientes para o seu Ecommerce!

Quer ter um Ecommerce de sucesso?

Nós, do Ecommerce na Prática, te ajudamos. Hoje, nossa escola é referência em Ecommerce e já apoiou a criação de crescimento de milhares de negócios online pelo Brasil.

Em nossos conteúdos e treinamentos, você vai encontrar um vasto material que está ajudando muitos brasileiros a criarem e alavancarem o próprio Ecommerce.

Este artigo foi escrito pela equipe Ecommerce na Prática.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download