7 maneiras de aumentar a relevância do seu e-commerce nos mecanismos de busca

atualizado 21 de março de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Bruno Scoz
Bruno Scoz
Inbound Marketing e Film Maker na SECNET

Dificuldades para aumentar a relevância do seu e-commerce nos mecanismos de busca e conquistar a tão sonhada primeira página?

O mercado de e-commerce é uma área de grandes disputas, conquistar a primeira página representa uma grande vantagem para seu negócio. Quanto mais próximo estiver a sua solução para o usuário, maiores são as chances de conversão em vendas.

Esta alta competitividade se deve pela baixíssima média da taxa de conversão em e-commerce brasileiros. Segundo uma pesquisa da Experian Hitwise, a taxa média é de 1,65% .

A quantidade de lojas online está crescendo e os consumidores ficando mais exigentes, eles sabem o que querem e como querem pagar e receber esse produto ou serviço.

E neste conteúdo, mostrarei para você 7 maneiras de aumentar a relevância do seu e-commerce nos mecanismos de busca.

1. Transforme o Conteúdo de seu e-commerce em seu Melhor Amigo!

O conteúdo, seja no blog de sua empresa ou nas páginas de produto, tem a importância de informar, vender, educar e entreter o público.

Pouco vai adiantar ter um ótimo design ou preços imbatíveis se o conteúdo da loja não tiver relevância ou não passar informação nenhuma.

Por outro lado tenha em mente que páginas completas e com muitas informações relevantes podem sanar as dúvidas dos visitantes e mantê-los por mais tempo no site.

Se você cria conteúdos que resolvam problemas que as pessoas podem encontrar, ele tem grandes chances de ser compartilhado espontaneamente por sua audiência.

Por conta disto o seu site tem mais tráfego, mais links de outros domínios para o seu, enfim, tudo o que os navegadores levam em conta para posicionar melhor as páginas no ranking.

2. Utilize palavras-chave eficientes

Uma palavra-chave eficiente é aquela que tem grande volume de buscas mensais e que a sua persona se interesse. Busque por termos de pesquisa que são bastante usados pelo público que você quer atingir.

Sua estratégia de palavras-chaves torna-se mais interessante se possuir baixa concorrência, pois quando a disputa pela palavra-chave é muito alta, chegar na primeira página se torna um processo lento.

Você pode encontrar palavras-chave eficientes e de baixa concorrência nas conhecidas Long Tail (palavras-chave de cauda longa), são palavras ou frases que compõem ou acrescentam características a sua palavra-chave principal, como:

  • Palavra-chave: Hospedagem
  • Palavra-chave de cauda longa: Hospedagem de sites, Hospedagem gerenciada, etc.

Estas palavras são indicadas para gerar um tráfego ainda mais qualificado para as suas páginas.

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3. Hospedagem de sites

Aumentar Relevancia do Ecommerce nos Mecanismos de Busca Hospedagem de Sites

Como vimos é muito comum vermos estratégias criadas em cima de palavras-chaves. Começa então a etapa de criação de conteúdo, alteração de tags HTML e por aí vai.

O que não podemos esquecer de forma alguma é a experiência do usuário, por exemplo: diminuir a taxa de rejeição, acelerar o tempo de carregamento das páginas e escolher a hospedagem certa para o seu site.

Há vários pontos que você precisa manter a atenção em sua estratégia de SEO. A hospedagem de sites é uma delas. Para saber mais sobre o assunto confira o post que meu colega Gustavo Kennedy escreveu para Semrush, Como a Hospedagem de Sites afeta o SEO.

4. Utilize títulos optimizados nas páginas de produto

Após definirmos as palavras-chave, elas devem estar presentes em diversas partes de suas páginas como textos, subtítulos, imagens e URLs. Contudo, os títulos merecem um destaque por sua relevância no fator de ranqueamento.

O texto escrito entre a tag title de uma página é aquele que aparecerá primeiro nos resultados de busca dos navegadores. Ele será também o primeiro contato entre o seu e-commerce e o público interessado em alguma oferta ou conteúdo que você aborda.

Além disso, o título é uma das primeiras coisa que o Google avalia para descobrir o contexto do conteúdo de uma página indexada.

Por isso, os títulos devem ser otimizados. Podemos utilizar algumas pequenas técnicas para aumentar a chance de ranqueamento:

  • Inserir a palavra-chave da página mais à esquerda;
  • Descrever mais alguns detalhes do produto ou conteúdo que convença o público a clicar;
  • Utilizando no máximo 63 caracteres, que é o limite de corte do Google.

5. Utilize imagens leves e rastreáveis

E-commerces no geral costumam utilizar muitas imagens, pois são necessárias para descrever e vender seus produtos.

O problema é que muitos proprietários de e-commerce responsáveis pela inserção das imagens não percebem que elas também precisam ser otimizadas, tanto por questão de usabilidade de usuário quanto por SEO.

Os mecanismos de busca também veem as imagens, mas não como nós. O buscador precisa analisar os códigos da página para entender do que ela se trata.

Para você otimizar suas imagens para o mecanismo de busca, neste caso, precisará usar as tags alt e src. A primeira é usada para falar sobre o conteúdo da imagem (dica: pode conter sua palavra-chave) e a segunda refere-se ao nome de arquivo.

Fora a parte de ranqueamento, alguns navegadores utilizam o conteúdo da tag alt para apresentar o conteúdo de forma sonora para pessoas com necessidades visuais.

Desta forma você facilita a vida dos buscadores e de quebra ajuda pessoas com necessidades a enxergar seu conteúdo visual. Fora que você ganha algumas posições nos motores de busca.

6. URL amigável

A ideia de construir URLs amigáveis é simples. Em vez de usar aqueles links compridos e difíceis de lembrar, utiliza-se um endereço mais curto, simples e que passe uma ideia clara do que o público vai encontrar ao visitar sua página.

Por exemplo, esqueça URLs como:

"http://www.meusite.com.br/produtos.php?categoria=1".

E dê prioridade aos links como:

"http://www.meusite.com.br/produtos/camisetas/masculinas".

7. Melhore o tempo de abertura das páginas

Um dos principais fatores de ranqueamento de páginas no Google é o tempo de abertura. Aliás, cada segundo perdido para carregar um site pode trazer prejuízos significativos para a loja.

Portanto, é bom não testar a paciência do seu público!

Para isso, procure reduzir o tamanho dos arquivos das imagens, compactar os códigos CSS e Java. Enfim, dê uma olhada nas dicas que o PageSpeed Insights pode dar para o seu site.

Leia também: Como a velocidade do atendimento influencia a permanência do usuário no site

Dica extra!

Utilize estas técnicas de SEO para aumentar suas chances de ranquear nos mecanismos de busca e atenda seus novos visitantes com o JivoChat!

Agora que já conhece estas 7 maneiras de aumentar a relevância do seu e-commerce e ter mais chances de aparecer nos primeiros resultados das buscas dos navegadores, lembre-se de possuir um chat online para interagir e tirar dúvidas de seus novos visitantes! Acesse este link para testar gratuitamente por 14 dias.

Conclusão

O SEO para e-commerce vai muito além das dicas que detalhamos. Para você ter uma ideia, existem cerca de 200 fatores de ranqueamento que devem ser explorados para fazer seu e-commerce aparecer no topo das pesquisas.

De modo geral, um bom trabalho de SEO deve ser focado nos interesses, preferências e hábitos das suas personas. Quando você conhece os problemas do seu público, fica mais fácil de criar uma experiência boa para ele.

Isso não criará uma boa reputação apenas com os consumidores, mas também com os mecanismos de busca, que premiará suas páginas com melhores colocações em suas pesquisas. Assim, a expectativa é de ganho de tráfego, de economia, de relevância e, claro, de vendas.

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