Como utilizar o WhatsApp Corporativo em seu negócio

Aprenda como criar uma conta no WhatsApp Corporativo e quais são suas funções

A influência e a popularidade do WhatsApp no Brasil são indiscutíveis. Segundo os dados levantados pela Folha, mais de 120 milhões brasileiros utilizam o aplicativo de mensagens e 59% destes usuários deixam o app na tela principal de seu smartphone.

Enxergando oportunidades, os empreendedores também aderiram à utilização do aplicativo. Segundo dados coletados pelo SEBRAE, cerca de 72% dos donos de lojas e pequenas empresas usam o WhatsApp Corporativo em seus negócios.

A utilização do app de mensagens como um canal profissional de atendimento se tornou uma tendência porque o método gera resultados. Através do aplicativo de mensagens, empresas podem proporcionar um atendimento mais rápido e humanizado para seus clientes, utilizando uma grande variedade de recursos e respondendo em tempo real.

Se você tem interesse em começar a utilizar o WhatsApp Corporativo em seu negócio para atender melhor seu público, continue conferindo o artigo. Aqui, vamos ensinar como criar o perfil de negócios da sua empresa no aplicativo e os principais benefícios que suas funcionalidades trazem.

O que é o WhatsApp Corporativo?

A versão corporativa do aplicativo é chamada de WhatsApp Business. Ele conta com recursos diferentes da versão básica do app.

Nele, é possível criar um perfil de negócios para sua empresa, obtendo acesso algumas funcionalidades exclusivas de perfil, possibilitando a inclusão de informações estratégicas como: endereço da empresa, descrição, endereço de e-mail comercial e site com um link de acesso direto.

Outro fator importante é a distinção entre as contas comerciais no aplicativo. Existem perfis regulares e perfis oficiais.

Os perfis oficiais se diferenciam da outra categoria de perfis por serem reconhecidos oficialmente pelo WhatsApp através de um selo que pode ser visto por clientes, provando a legitimidade do canal de comunicação do seu negócio.

No entanto, as novas contas criadas no WhatsApp comercial são sempre categorizadas como perfis comerciais regulares, mas que oferecem as funcionalidades apresentadas pela ferramenta.

O que é necessário para garantir seu selo de conta oficial no WhatsApp?

O selo de conta oficial proporciona credibilidade e confiança para consumidores que utilizam o app para entrar em contato com uma empresa. Por isso, grande parte dos novos usuários do WhatsApp Corporativo desejam ter seu perfil confirmado oficialmente.

No entanto, o método de aquisição do selo oficial não é divulgado pela empresa responsável pela administração do aplicativo. Por esta razão não existem guias ou ações diretas que implicam na aprovação de um perfil.

Apesar disso, manter informações atualizadas sobre seu negócio e garantir que a utilização do aplicativo respeite os termos de serviços da empresa pode gerar, eventualmente, a verificação com um perfil oficial na plataforma.

Perfil do WhatsApp Corporativo com selo de verificação

Como criar uma conta corporativa no WhatsApp?

É fácil e grátis criar uma conta corporativa no WhatsApp. No entanto, pessoas que desejam utilizar um número de celular que já esteja cadastrado na versão padrão do aplicativo precisam tomar alguns cuidados especiais.

Confira abaixo o guia para criar uma conta e começar a utilizar o WhatsApp Corporativo. Se o seu número já está sendo utilizado em uma conta no aplicativo padrão, siga todos os passos desde o item 1. Caso seu número seja novo e esteja disponível, comece a partir do item 5.

  1. Acesse o aplicativo padrão do WhatsApp em seu dispositivo.
  2. Toque no ícone de três pontos verticais e então toque em “Configurações”.
  3. Toque em “Conversas” e então em “Backup de conversas”.
  4. Configure seu login no Google Drive e então toque em “Fazer Backup”. Esse procedimento te ajuda a garantir que não perderá qualquer contato ou mensagem durante a migração de sua conta para o perfil comercial no WhatsApp Business.
  5. Baixe o aplicativo WhatsApp Business em seu smartphone através da Google Play para Android ou App Store para iOS.
  6. Abra o aplicativo e toque em “Concordar” e continue para que ele tenha as permissões necessárias para funcionar corretamente. Será necessário o acesso aos seus contatos, fotos e arquivos.
  7. Insira o número de telefone que será utilizado em seu perfil no WhatsApp corporativo.
  8. Será preciso aceitar a migração do número, caso ele já esteja cadastrado na versão padrão do aplicativo.
  9. Toque em “Continuar” e insira o código que receberá diretamente em seu dispositivo para confirmar a sua conta.

Depois de seguir as indicações, sua conta comercial estará criada. Por fim, preencha os campos de informações com os dados mais atualizados sobre o seu negócio e seu perfil estará pronto para oferecer atendimento aos seus consumidores.

Conheça os recursos e os benefícios do WhatsApp Corporativo

Além de contar com todas as funções que o aplicativo padrão tem, o WhatsApp Corporativo também apresenta funcionalidades exclusivas voltadas para que empresas possam oferecer um atendimento ao cliente de nível profissional através da ferramenta.

Descubra quais são estes recursos exclusivos para a versão comercial do app e comece a vender mais em seu negócio utilizando o chat online em sua estratégia de marketing digital.

Mensagens automáticas

Na versão comercial do aplicativo é possível configurar mensagens automáticas para dar boas-vindas a novos clientes, informar sobre seu horário de funcionamento e até mesmo avisar quando estiver ausente ou ocupado.

Este recurso também pode ser utilizado de outras maneiras criativas, com mensagens automáticas que falam sobre novos produtos, alertam sobre ofertas e até mesmo oferecem cupons de desconto.

Etiquetas

Um recurso comum nas plataformas de CRM, Customer Relationship Management. Através delas é possível marcar e acompanhar os status de conversas com facilidade.

Utilizando as etiquetas é possível configurar indicadores e lembretes que podem ajudar você ou o responsável pelo atendimento a definir em qual estágio de comunicação cada consumidor está. Alguns exemplos de etiquetas são: “enviar orçamento”, “aguardar retorno”, “pedido aberto”, “pedido pago” e “aguardando produto”.

Opções customizadas podem ser criadas para auxiliar a organização do seu atendimento.

Respostas rápidas

A funcionalidade “respostas rápidas” é utilizada na criação de atalhos para mensagens mais completas, tornando seu uso mais prático e o atendimento mais rápido.

Através do recurso é possível definir atalho para informações detalhadas sobre produtos, ensinar os passos de algum processo que deve ser feito em seu site ou serviço, enviar o horário de funcionamento completo do seu negócio, entre várias opções.

Procure mapear quais são as dúvidas mais frequentes de seus clientes e crie atalhos para responder com rapidez, garantindo a satisfação dos consumidores em seu atendimento.

Estatísticas

O WhatsApp Corporativo também dá aos seus usuários o acesso às suas métricas. É possível encontrar dados sobre mensagens enviadas, entregues, abertas e lidas. Acompanhar estas estatísticas é uma maneira válida de avaliar como anda o atendimento oferecido por sua empresa através do aplicativo.

6 dicas para atender bem através do WhatsApp Corporativo

Depois de aprender tudo o que é necessário para criar sua conta comercial no WhatsApp Corporativo, confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu atendimento através do chat online.

Utilize um link direto para o WhatsApp

Crie um link direto para o WhatsApp e utilize-o em suas campanhas e conteúdos. Desta maneira os clientes poderão iniciar conversas no aplicativo com apenas um clique.

As interações geradas através do link também podem conter frases personalizadas, que são enviadas sempre que uma nova conversa é iniciada.

As frases são inseridas automaticamente na caixa de texto do chat daquelas pessoas que clicaram no link. Então, personalizar estas mensagens é uma maneira eficiente de identificar de quais canais clientes estão vindo.

Por exemplo, para identificar consumidores que clicaram em um link utilizado em vídeo no YouTube, crie uma mensagem como, por exemplo: “Olá, vi seu vídeo no YouTube e gostaria de saber mais.”.

Faça a integração do WhatsApp com seus canais de atendimento

Apesar do WhatsApp Corporativo contar mais recursos que a versão padrão do aplicativo, esta ferramenta não conta com todas as funcionalidades que uma solução profissional de atendimento por chat online pode oferecer.

A boa notícia é que o WhatsApp pode ser integrado a plataformas profissionais de atendimento, inclusive ao JivoChat.

Através da integração, será possível organizar conversas e informações sobre consumidores em um só lugar, facilitando o trabalho de colaboradores responsáveis pelo atendimento ao providenciar acesso ao número comercial.

Planeje o envio de mensagens

Outra importante funcionalidade da versão comercial do WhatsApp é a possibilidade de personalizar e programar mensagens para serem enviadas automaticamente. Isto significa que não é necessário estar disponível no horário em que a mensagem deverá ser enviada, é preciso apenas agendá-la.

Busque utilizar este recurso para atualizar seus clientes sobre novidades relacionadas à empresa, novos produtos, ofertas, serviços, entre outras informações relevantes.

Utilize listas de transmissão

Os grupos são comuns na versão padrão do aplicativo de mensagens, contudo, eles não são utilizados comercialmente com frequência. A necessidade de moderação e exposição do contato de diversas pessoas faz com que este recurso não tenha muitas utilidades práticas.

No entanto, a versão comercial do WhatsApp conta com as listas de transmissão. Uma funcionalidade que permite criar listas com diversos contatos que poderão receber individualmente as mensagens disparadas.

Responda rapidamente

O chat online é o canal de comunicação preferido dos clientes na internet por conta de sua rapidez e praticidade. Quem busca atendimento através deste canal deseja receber respostas rápidas.

Portanto, durante o funcionamento no horário comercial, garanta que você ou algum colaborador fique responsável por responder às mensagens enviadas por clientes o quantos, de preferência em tempo real.

Avalie a satisfação dos clientes

A pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta para medir a opinião que os consumidores têm sobre sua marca, atendimento, serviços e produtos.

Desenvolva pesquisas que possam ajudar a coletar dados sobre quais aspectos do seu negócio necessitam de melhoria e sobre a opinião dos clientes de forma geral. Então, aproveite o encerramento das conversas através do aplicativo e peça educadamente para que os consumidores respondam aos questionários.

A partir da avaliação das respostas obtidas será possível definir quais setores precisam de ajustes com urgência, quais são os principais erros cometidos, coletar ideias para resolvê-los e até mesmo descobrir quais são os pontos fortes do seu negócio.

Mão segurando smartphone com WhatsApp aberto e ícones de comunicação em sua volta

Pronto para utilizar o WhatsApp Corporativo profissionalmente?

Esperamos que o nosso artigo tenha trazido informações úteis sobre como criar uma conta no WhatsApp Corporativo e as principais vantagens de oferecer um atendimento eficiente através dele.

Se você deseja ter mais funcionalidades disponíveis para sua equipe de atendimento, considere fazer a integração com o JivoChat. Assim, é possível unir os recursos do WhatsApp com as ferramentas de uma plataforma profissional de chat online.

2020/10/ 2

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