Saiba qual é o tamanho da foto de perfil do Instagram

atualizado 8 de dezembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo e a maior parte do conteúdo consumido através dela é feito a partir de formatos visuais, como vídeos e fotos.

Entender os detalhes de como criar este tipo de conteúdo é muito importante para obter resultados expressivos na plataforma, aumentando seus índices de compartilhamento e engajamento.

Contudo, estas informações não são apresentadas de uma maneira acessível para maior parte dos usuários, além de acontecerem transformações constantes na plataforma que podem mudar como a rede social deve ser utilizada.

Se você deseja se atualizar sobre o tamanho da foto de perfil no Instagram e o formato correto para criar conteúdo de diferentes maneiras, confira o nosso artigo.

Produza conteúdo profissional para o Instagram na medida certa

Seja para cuidar do seu próprio negócio ou gerenciar o perfil de outras empresas, entender sobre os formatos e tamanhos de publicações no Instagram é essencial para criar um conteúdo atraente que gera engajamento.

Caso tenha interesse em se aprofundar nas estratégias e criação de conteúdo para a rede social, não deixe de conferir tudo o que o curso InstaBoss cobre. Ao se especializar em como utilizar a plataforma, as chances de criar publicações que geram resultados serão muito maiores.

Curso de Instagram InstaBoss

Tamanho de imagens para o Instagram

Existem vários tamanhos de imagem que uma pessoa responsável por um perfil do Instagram deve conhecer para otimizar os resultados do seu conteúdo e manter uma boa comunicação visual.

Tamanho da foto de perfil no Instagram

Uma boa foto de perfil no Instagram ajuda seu perfil a causar uma boa impressão nas pessoas que estão visitando sua página na rede social, principalmente para quem ainda não conhecia sua marca, seja pessoal ou comercial.

Escolher uma imagem com qualidade, atual e que represente você ou o seu negócio é muito importante, pois esta é uma das principais maneiras de reconhecer que aquele perfil é de fato seu.

Confira as informações relacionadas ao tamanho de foto de perfil no Instagram:

  • As dimensões recomendadas para uma foto de perfil com boa qualidade são 720x720 pixels.
  • As dimensões mínimas são de 110x110 pixels.
  • O formato da foto sempre será quadrado.
  • Utilize as principais informações no centro de sua imagem, pois o Instagram utiliza um corte em formato de círculo para fotos de perfil.

Tamanho de fotos e vídeos no feed do Instagram

Conhecer e utilizar os tamanhos certos para cada publicação pode aumentar a qualidade do conteúdo que é oferecido através do seu feed, aumentando a chance de engajamento. Os formatos das publicações podem ser divididos em 3 categorias:

  1. Square: o formato quadrado foi o primeiro a ser utilizado na rede social e por isso é um dos mais populares entre os usuários.
  2. Landscape: este o formato horizontal, também conhecido como "paisagem". Pessoas que gostam de tirar fotos com o celular deitado ou compartilhar imagens mais amplas podem utilizar esta opção.
  3. Portrait: formato de imagens verticais. Esta alternativa foi criada para adaptar a rede social às pessoas que preferem criar seu conteúdo fotografando ou gravando com seu celular em pé.

Confira os tamanhos recomendados para cada tipo de publicação:

  • Imagens quadradas, no formato square, devem ter no máximo 1080 x 1080 pixels.
  • Imagens horizontais podem contar com a dimensão máxima de 1800 pixels de largura por 1350 pixels de altura.
  • Imagens verticais devem ter 566 pixels de largura e 1080 pixels de altura.
  • Vídeos podem ter até 1080 pixels de largura e sua altura pode variar entre 566 até 1350 pixels.
  • A largura mínima para qualquer tipo de imagem no feed é de 320 pixels.

Tamanho de fotos e vídeos para Stories

O story é um formato que convencionalmente utilizado todo o espaço da tela dos celulares. É possível utilizar fotos de diferentes tamanhos, mas o Instagram irá gerar automaticamente um fundo para que os stories se encaixem no formato.

Utilize o seguinte tamanho: 1080 pixels de largura por 1920 pixels de altura, desta maneira sua imagem irá ocupar toda a tela. Caso a proporção seja outra, o conteúdo pode ficar menor ou maior que a área dos stories e deverá ser ajustado.

Tamanho das capas de destaques

O "destaques" é um recurso em que pessoas podem organizar, salvar e exibir stories no seu perfil mesmo após sua expiração. É possível criar diversos destaques e cada um pode ter uma capa diferente.

Se você deseja criar uma capa para cada destaque em seu perfil, utilize a resolução quadrada de 1000 x 1000 pixels e mantenha a informação principal no centro de sua imagem, pois o Instagram irá recortar sua capa no formato de um círculo.

Tamanho para IGTV

Os vídeos gravados ou editados para o IGTV podem utilizar 2 formatos diferentes: o vertical, com a resolução 9:16 e o horizontal, com a resolução 16:9. Isto significa que independente do formato escolhido, o vídeo pode utilizar tamanhos diferentes desde que respeite uma destas taxas de resolução.

É importante ressaltar que o mínimo para que um vídeo seja públicado no IGTV é preciso ter 30 FPS (quadros por segundo) e resolução de 720 pixels.

Já a capa e a prévia do conteúdo contam com alguns tamanhos diferentes. A partir do formato original do vídeo, utilize estas informações para criar suas imagens:

  • Para a imagem de prévia do conteúdo crie um retângulo a partir do centro da imagem com as dimensões: 1080 pixels de largura por 1350 pixels de altura.
  • Para a imagem da capa de sua publicação crie um quadrado a partir do centro da imagem com as dimensões: 1080 pixels por 1080 pixels.

Tamanho de anúncios no Instagram

Os anúncios também precisam respeitar alguns tamanhos para serem veiculados e otimizados no Instagram.

  • Imagens no formato quadrado precisam ter um tamanho mínimo de 600 x 600 pixels e máximo de 1936 x 1936 pixels.
  • Imagens no formato horizontal precisam ter um tamanho mínimo de 600 x 315 pixels e a largura máxima de 1936 pixels.
  • Imagens no formato vertical devem ter um tamanho mínimo de 600 x 750 pixels e o tamanho máximo de 1936 pixels.
  • Os anúncios nos Stories precisam ter o tamanho 1080 x 1920 pixels, para ocupar toda a tela dos celulares.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

Utilize um editor de imagens para acertar o tamanho da foto de perfil do Instagram

Utilizar um editor de imagem pode facilitar a tarefa de criar imagens de perfil incríveis que combinam com a identidade de sua marca e atraem a atenção dos usuários do Instagram.

Dentre as várias opções disponíveis, o Canva é uma das mais práticas. É possível utilizá-lo através do seu navegador ou baixar seu aplicativo em um smartphone. Sua principal vantagem é contar com modelos de imagens preparados, para ajudar a acertar no tamanho do seu avatar e suas publicações.

Além disso, o Canva conta com inúmeros templates prontos que podem ser usados de base para criar publicações e stories atraentes para seus seguidores.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download