Como fazer stories criativos: confira 9 ideias

Confira algumas ideias e aplicativos que podem te ajudar a fazer stories criativos

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, segundo os dados fornecidos pela própria empresa, cerca um bilhão de contas acessam o aplicativo todos os meses.

Com toda esta popularidade, a plataforma se tornou um dos canais de comunicação online preferidos dos negócios. Uma das ferramentas disponível na rede social que tem ganhado cada vez mais atenção das estratégias de marketing digital é o stories, acessado por cerca de 500 milhões de perfis diariamente.

Esta tendência já está consolidada no Instagram, pois um terço dos stories mais vistos são feitos por empresas.

O recurso é muito vantajoso, pois é popular com as pessoas que utilizam a rede e proporciona às marcas a possibilidade de aumentar seu engajamento, estreitar o relacionamento com seus seguidores e divulgar anúncios de maneira efetiva, possibilitando até mesmo reações instantâneas de consumidores.

Para ajudar você a produzir stories criativos que irão turbinar seus resultados no Instagram, nós preparamos 9 dicas sobre como elaborar stories e sugerimos alguns aplicativos que podem facilitar seu processo criativo. Vamos lá?

1. Adicione adesivos e GIFs

Os adesivos disponibilizados pelo Instagram têm um potencial enorme de fazer stories criativos. Através deles, é possível customizar seu conteúdo de uma maneira muito rápida e simples, tornando suas publicações mais atraentes.

Através do recurso é possível adicionar GIFs, sua localização, músicas, hashtags, figurinhas e vários outros adesivos dinâmicos com a proposta de gerar interações.

Estes adesivos interativos podem ser utilizados de diversas maneiras para conquistar a atenção de seus seguidores e levá-los ao seu direct.

A eficiência da utilização do recurso é confirmada pelo próprio Facebook, dono do Instagram. Segundo a empresa, o desempenho de stories no formato de vídeo que utilizam adesivos é 83% maior do que os vídeos normais.

No entanto, a funcionalidade deve ser usada com cuidado em publicações com fotos, pois utilizar 2 ou mais adesivos pode reduzir a performance dos stories estáticos. Neste caso, use GIFs ou figurinhas em fotos apenas se elas contribuem com a ideia que você deseja passar e não deixam a imagem confusa.

Adesivo de coração dos stories

2. Faça enquetes e perguntas

Enquetes e perguntas são recursos que fazem parte dos adesivos, mas são tão importantes que merecem destaque.

É possível estimular bastante o engajamento com seu público a partir destas funcionalidades e até mesmo criar mais conteúdo para os stories a partir das respostas enviadas por seguidores.

As enquetes também podem ajudar a aproximar seu perfil ou marca com seu público. A partir de perguntas interessantes e relacionados com os temas abordados em sua rede social, é possível fazer com que os seguidores façam parte de decisões através de suas opiniões.

Perguntas simples e úteis como “qual cor de look devo usar hoje, azul ou preto?” ou algo divertido como “o correto é bolacha ou biscoito?” podem gerar muita interação e ajudar a fazer com que seus seguidores sintam-se mais próximos do seu perfil.

3. Use o efeito Boomerang

O Boomerang é uma função que edita ou grava vídeos aplicando um efeito de loop. O recurso já existe a um bom tempo e é conhecido por grande parte dos usuários do Instagram.

Para criar stories criativos de eventos ou qualquer situação que normalmente são registrados através de fotos, considere gravar um vídeo e aplicar o efeito de Boomerang para dar movimento ao seu conteúdo e criar uma publicação mais interessante.

A funcionalidade pode ser utilizada de diversas maneiras, para mostrar um novo produto, em uma inauguração, criar teasers, vídeos divertidos, o que vale é deixar a criatividade solta para contar uma história em apenas alguns segundos.

4. Use o Superzoom

O Superzoom é uma função nativa dos stories e permite criar vídeos criativos com vários temas. Assim com o nome sugere, o recurso permite aproximações abrutas em seus vídeos com elementos baseados na temática escolhida.

Ótimo para dar um tom dramático no seu conteúdo do dia a dia. As variações do Superzoom vão desde corações e flashes de câmeras até a estilização em quadrinho e uma moldura animada com chamas.

5. Adicione Filtros

Procurando por uma maneira de criar um conteúdo mais atraente e divertido? Confira a galeria de filtros do Instagram e conheça inúmeras opções de efeitos incríveis que podem fazer toda a diferença nos seus stories.

Realidade aumentada, retoques, correção de cores e efeitos engraçados são algumas dos estilos mais populares de filtros.

Utilizá-los é muito simples, basta apenas abrir seu story e algumas sugestões irão aparecer ao lado o ícone de gravar. Arraste os ícones dos filtros da direita para esquerda e procure efeitos por categorias. Para testá-los, toque em uma opção e toque em “Experimentar”.

Se você deseja ir além das opções prontas da galeria, é possível criar seus próprios filtros para fazer stories criativos personalizados com sua ideia ou marca.

Utilizando filtros para fazer stories criativos no Instagram

6. Crie jogos e desafios

Uma maneira criativa de gerar engajamento com stories é criar mecânicas de jogos ou desafios. Crie e disponibilize imagens que podem ser usadas pelos seus seguidores para tornar estas interações mais orgânicas.

Confira algumas ideias que você pode usar: * Metas da semana: crie uma imagem sobre metas semanais e deixe espaço para que as pessoas possam preencher os campos com suas metas em seus stories. * Este GIF me presenta: crie um modelo de imagem para que seus seguidores utilizem um gif para expressarem como estão se sentindo. * Isso ou aquilo?: crie uma lista com várias opções onde as pessoas dizem se preferem “isso ou aquilo”. Bolacha ou biscoito, suco ou refrigerante, calor ou frio, entre várias outras ideias.

7. Enquadramento e harmonia de cores

Uma dica muito importante para fazer stories criativos e atraentes é criar imagens ou vídeos utilizando os conceitos básicos que fazem uma fotografia bonita.

Procure bons enquadramentos, utilize a regra de ouro para fazer suas fotos e harmonize as cores de suas imagens com as fontes utilizadas, o fundo da imagem e os elementos de sua marca, caso sejam inseridos no story.

8. Registre histórias dos bastidores

Algumas pessoas acham que apenas imagens perfeitas e materiais com alto valor de produção devem ser publicados em seu Instagram. No entanto, o Stories é uma ferramenta que possibilita a aproximação de personalidades e marcas com seus seguidores através do conteúdo autêntico.

Isto significa que a uma abordagem mais humana, mostrando os bastidores do seu negócio, alguns momentos comuns do dia a dia e até mesmo algumas situações inusitadas podem ajudar seu perfil a criar uma conexão mais forte com seu público.

É claro, nem tudo deve ser publicado, procure manter o bom senso para utilizar apenas histórias curiosas e engraçadas que não sacrificam sua imagem na rede.

9. Faça vídeos e animações

Fazer stories criativos com fotos e imagens estáticas é um processo mais fácil, no entanto, adicionar elementos em movimento ou utilizar vídeos pode fazer com que seu conteúdo fique mais elaborado e atraente para seus seguidores do Instagram.

Busque por aplicativos de edição de vídeo, grave seu conteúdo e acompanhe de perto o desempenho do seu perfil para avaliar que tipo de conteúdo tem um desempenho melhor.

Mulher gravando vídeos para fazer fazer stories criativos

Aplicativos para deixar seus Stories criativos

Agora que você já conferiu várias ideias sobre como fazer stories criativos, confira nossa sugestão de aplicativos que podem tornar esta tarefa mais fácil e proporcionar novas possibilidades de conteúdo.

Canva

O Canva é uma das ferramentas de edição de imagem mais completa disponível na internet. O melhor de tudo é que ele pode ser usado gratuitamente. O editor conta com diversas opções de templates para o Instagram que podem ser customizados a vontade, para stories e feed.

Os maiores destaques são os modelos para o story que já estão prontos e podem ser utilizados com apenas algumas mudanças. São opções temáticas de datas comemorativas, layouts e até mesmo interações como jogos e desafios.

Depois de escolher um dos modelos, é possível trocar as fontes utilizadas, adicionar novos elementos, mudar o fundo, adicionar imagens entre outras funcionalidades que fazem o conteúdo ficar com cara do seu perfil.

O Canva pode ser utilizado através do seu navegador ou através de dispositivos mobile Androide e iOS.

Hype Type

Que tal fazer stories criativos adicionando animações aos textos utilizados em suas imagens?

O Hype Type disponibiliza um grande acervo de animação de textos que podem ser adicionados em imagens no formato dos Stories. Uma grande vantagem é que o aplicativo também oferece a opção de editar vídeos e fotos, o que o torna uma ferramenta versátil.

O Hype Type é disponível apenas para dispositivos iOS através da App Store.

Adobe Spark Post

Com o Adobe Spark Post é possível adicionar efeitos de animação em suas imagens ou vídeos, ajustar a dimensão de imagens para redes sociais, adicionar filtros, imagens e fontes para criar stories incríveis.

O Adobe Spark Posst está disponível nas lojas de aplicativo para Android e iOS.

PhotoGrid

O PhotoGrid permite que você faça colagens de vídeos ou fotos, conta com o recurso para remover objetos de imagens, trocar o fundo, fazer retoques e até mesmo retirar a maquiagem em selfies. Também é possível adicionar GIFs em seus stories no Instagram através do app durante a edição do seu conteúdo.

Você pode baixar o PhotoGrid gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Unfold

Procurando por uma ferramenta para elaborar stories criativos com tons de design profissional? Teste o Unfold e veja o que suas ferramentas são capazes de fazer criativamente.

O app conta com uma grande variedade de recursos e uma série de layouts prontos para adaptar seu conteúdo. Também é possível elaborar suas criações do zero através de colagens, molduras e fontes estilizadas.

O Unfold é muito popular e usado por vários influenciadores digitais. Ele pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

VSCO

O VSCO é outro favorito dos influenciadores no Instagram. Através do app, é possível capturar e editar imagens com recursos exclusivos, proporcionando stories criativos com uma edição de foto profissional.

Sua funcionalidade mais utilizada é a galeria de filtros, que conta com uma série de efeitos que podem ajustar a nitidez, clareza das imagens e o tom de pele.

Assim como várias opções desta lista, o VSCO pode ser utilizado em dispositivos Android, tanto quanto em dispositivos iOS.

InShot

O InShot é uma ferramenta que não poderia ficar de fora da nossa lista de aplicativos para fazer stories criativos.

Através do app é possível ajustar e adaptar a proporção de seus vídeos, tornando muito mais simples o desafio de adequar o enquadramento do seu conteúdo para o formato de stories.

Também é possível fazer edições de vídeo, adicionar músicas, efeitos sonoros, textos animados, adesivos e utilizar transições entre suas cenas.

Você pode baixar o InShot para dispositivos mobile Android e iOS.

Mojo

O Mojo é um aplicativo que conta com um recurso para criar stories utilizando efeitos animados em fotos e vídeos. Através dos templates oferecidos no app é possível fazer diversos tipos de animações, transições e até mesmo a adição de legendas.

O aplicativo também conta com um banco de imagens próprio e cerca de 150 modelos de templates que podem ser utilizados para criar ótimos stories.

Gostou do app? Você pode baixá-lo nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Criando um story criativo a partir de uma foto

Preparado para fazer stories criativos e turbinar seus resultados?

Esperamos que as dicas e sugestões de aplicativos colaborem expressivamente com seu processo criativo na elaboração de stories que trazem resultados para o seu negócio.

Caso você esteja procurando novas estratégias para o Instagram porque ele é um dos canais de venda para sua loja virtual, lembre-se de assegura que seu site está preparado para receber os leads da rede social. Considere instalar o JivoChat em sua página e aborde os visitantes com convites proativos diretamente em seu chat online.

2020/10/15

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