10 sites para monitorar mídias sociais

Fique atento ao que os consumidores estão falando de sua marca nas redes sociais

O impacto das mídias sociais é gigante, isso todos já sabemos. Já fazem alguns anos desde que as primeiras grandes reclamações e denúncias sobre uma má prestação de serviço começaram a surgir em mídias como Twitter e Facebook, da mesma maneira que os casos de sucesso no atendimento ao cliente.

Graças a essa nova prática, uma nova prática chamada “social listening” foi criada, assim como ferramentas para usá-la em seu negócio. Essa prática permite monitorar as mídias sociais para conseguir encontrar mensagens que cite seu negócio direta ou indiretamente. Nesse artigo, mostramos o que é o social listening, sua importância e 10 dos melhores sites para monitorar mídias sociais.

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O que é o social listening?

Como explicamos no início desse artigo, é a prática de monitorar as mídias sociais para saber se os usuários estão falando sobre sua empresa. Esse monitoramento não é feito apenas para saber se estão a falar mal de algum produto ou serviço que tenha vendido, mas também por oportunidades de interagir com seus consumidores e potenciais clientes. Ou seja, a prática do social listening serve a ambos os lados: vendas ou atendimento.

Social

As ferramentas para monitorar mídias sociais economizam o esforço e tempo que levaria para conferir manualmente cada rede social, além de evitar que fique a fazer buscas para encontrar essas menções. Normalmente, elas também permitam que responda diretamente da plataforma. Além disso, elas também encontram menções indiretas ao seu negócio.

Por exemplo, quando alguém cita sua empresa no Instagram, esse usuário normalmente coloca o “@[seunomedeusuario]” para que você receba uma notificação. Quando isso acontece, não chega a ser necessário uma ferramenta de monitoramento, já que será notificado e poderá responder de pronto. Por outro lado, outros usuários simplesmente colocam o nome de sua empresa, sem o mencionar. Esse tipo de post não pode ser encontrado normalmente e não gera uma notificação. E é aí que as ferramentas de social listening fazem a diferença, já que elas também permitem encontrar essas referências indiretas.

Por que devo usar uma ferramenta para monitorar mídias sociais?

A importância de usar um site dedicado ao social listening é a economia de tempo e esforço que ele proporciona, como mencionamos no parágrafo anterior. Além disso, utilizar um dos sites que iremos mencionar ao longo do texto permitirá que possa entender como sua marca é vista por consumidores e é uma oportunidade de engajar-se com seus clientes. Também é possível prestar atendimento à reclamações indiretas, ou seja, que não chegaram aos seus canais de atendimento. Agora que já sabe alguns dos benefícios em utilizar esse tipo de ferramenta, confira nossa lista com os 10 melhores sites para monitorar mídias sociais.

Monitoramento

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1. Sprout Social

Uma das principais ferramentas sobre redes sociais. A principal funcionalidade desse site é o de agendamento e planejamento de posts nas principais mídias, como Facebook, LinkedIn e Instagram. Porém, o Sprout Social também conta com uma área de monitoramento, permitindo que siga palavras-chaves predeterminadas, além de localizações - ideal para quem também vende em lojas físicas - e hashtags. Clique no link para conhecer mais sobre o Sprout Social.

Sprout

2. Hootsuite

Talvez o mais antigo entre os gerenciadores de mídias sociais. Apesar de ter opções limitadas, o Hootsuite é gratuito e tem uma das melhores coberturas em relação às mídias que pode gerenciar nele. Além disso, pode criar times dentro dele, ideal para empresas com mais de um profissional de atendimento e mídias sociais nele.

Na área de social listening, ele também permite acompanhar e buscar por palavras-chave e analisar o que está sendo dito sobre elas nas redes sociais. É possível filtrar essa busca por idioma, palavra-chave, hashtag e localização. Acesse a página do Hootsuite para conhecer todos seus recursos.

Hootsuite

3. Klout

O Klout possui uma proposta um pouco diferente da maioria dos sites para monitorar mídias sociais. Apesar de também oferecer a possibilidade de observar e acompanhar o que vem sendo dito sobre palavras-chave em específico, ele também conta com um sistema de pontuação próprio. Esse sistema classifica seu site de acordo com a resposta de seus seguidores e usuários de redes sociais às suas publicações.

Ele usa o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) para fazer essa avaliação, facilitando testar o que funciona e o que não funciona em suas publicações. Também é possível analisar mercados diferentes diretamente de seu site, permitindo se comparar às empresas com maior presença nas redes. Acesse o link para saber mais sobre o Klout.

Klout

4. Buzzsumo

Esse site vai um pouco além do monitoramento de redes sociais, analisando também outros tipos de conteúdo na internet, como blogs e sites de notícias. Além de acompanhar feeds de maneira semelhante às outras ferramentas da lista, também é possível configurar notificações para quando uma palavra-chave for usada, ideal para saber exatamente quando alguém estiver falando sobre seu negócio em qualquer lugar da internet. Clique no link para conhecer todas as ferramentas do Buzzsumo.

5. HowSociable

De maneira semelhante ao Klout, o HowSociable também conta com um sistema de pontuação para avaliar sua presença nas redes sociais. Porém, ele não permite apenas que saiba sua pontuação ou a dos principais players da sua área através da busca de mercado. Ele também permite que monitore e tenha a avaliação de sites concorrentes, por exemplo, ajudando-o a ter noção de sua posição no mercado.

Isso também pode ser usado para pesquisar quais tipos de práticas estão permitindo que sua concorrência esteja bem-sucedida. A conta gratuita do HowSociable permite monitorar 12 sites diferentes, aumentando o número à medida ao adquiri um plano pago. Acesse o HowSociable através do link .

HowSociable

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6. Mention

Outra das principais ferramentas para monitoramento de redes sociais. Esse site foi um dos primeiros a trabalhar com social listening e permite analisar todas as conversas e menções à sua marca no Facebook, Twitter, Instagram, Facebook e até mesmo o Pinterest. Todas essas menções nas redes sociais podem ser visualizadas a partir de um único painel, sem a necessidade de ficar pulando entre abas. Veja mais sobre o Mention acessando seu site.

7. Liekalyzer

Especialmente feito para negócios que possuem uma Fan Page no Facebook. O Likealyzer é uma ferramenta gratuita e traz funções como informações sobre o engajamento de sua página e curtidas recebidas ao longo do tempo, entre outros. Ele também carrega um sistema de pontuação próprio para analisar sua relevância em relação a outras páginas no Facebook. Clique no link para saber mais sobre o Likalyzer.

8. Brandwatch

O Brandwatch conta com uma série de ferramentas avançadas para monitorar suas páginas nas mídias sociais. O site traz ideias sobre qualquer tópico e informações sobre quais tipos de público seu negócio pode atingir e suas necessidades. Ele também apresenta de apresentar tendências recentes que vem sendo abordadas e analisa profundamente o comportamento de seus seguidores e clientes. Conheça a lista completa de funcionalidades do Brandwatch através do link.

Brandwatch

9. SumAll

Uma ferramenta analítica que permite observar as tendências nas mídias sociais, ao mesmo tempo que permite encontrar menções sobre sua marca. Além disso, esse site também analisa a relevância e a conexão entre todos seus perfis nas redes, inclusive enviando emails diários sobre as principais métricas de cada um deles. O SumAll também conta com agendamento de posts e traz relatórios sobre sua performance. Acesse o link para conhecer o aplicativo.

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10. Conversocial

Sem muitas firulas além do monitoramento de mídias sociais, o Conversocial possui esse único propósito de buscar e acompanhar as palavras-chaves, hashtags e localizações indicadas por você. Dessa maneira, poderá saber o que estão falando sobre o seu negócio e entrar em ação imediatamente, nem que seja apenas com o propósito de se engajar com um cliente e humanizar sua marca. O Conversocial permite observar o Facebook, Instagram, Messenger e Twitter. Clique no link para acessar o Conversocial.

Conversocial

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2018/02/21

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