13 ótimas recomendações de podcast para empreendedores

atualizado 3 de novembro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Seja no caminho do trabalho, durante uma viagem ou em uma caminhada no parque, ouvir o episódio de um podcast é uma atividade que tem se tornado cada vez mais popular no dia a dia do brasileiro.

Muitos gostam de ouvir algum conteúdo relacionado a entretenimento, esportes ou humor durante estes momentos, mas uma pessoa que sabe otimizar seu tempo aproveita estas oportunidades para aprender algo novo.

Os podcasts para empreendedores são aliados destas pessoas que buscam transformar até mesmo as tarefas cotidianas em algo produtivo.

Para ajudar você a encontrar um conteúdo que tenha valor e gere ideias criativas de empreendedorismo, preparamos uma lista com 13 dos melhores podcasts de temas relacionados a vendas, negócios e marketing digital.

1. TED Talks Negócios

As conferências realizadas no TED Talks são conhecidas mundialmente por trazerem palestrantes que geram valor para seus ouvintes.

A partir da proposta de facilitar o acesso aos discursos motivadores e esclarecedores relacionados ao mundo do empreendedorismo, as gravações originais com o tema foram transportadas para um formato de áudio e deram origem ao TED Talks Negócios.

São mais de 150 episódios com uma duração que pode variar de 5 a 10 minutos, sobre liderança, negócios, criatividade e vários outros temas que um podcast para empreendedores deve abordar.

logo do podcast para empreendedores TED Talks Negócios

2. Sacadas de Empreendedor

O Erico Rocha, especialista em marketing digital, oferece várias dicas e conselhos valiosos para empreendedores sobre processos de vendas e como manter o controle em situações difíceis.

A maioria de seus episódios têm uma duração de 1 a 3 minutos. Por funcionar basicamente com drop de conteúdo, o podcast é rápido e fácil de escutar ou compartilhar. O que o torna uma ótima opção para quem esta começando a se familiarizar com este formato de mídia.

3. Podcast Faixa Preta

O Faixa Preta é outro podcast para empreendedores do Erico Rocha, mas conta com um proposta diferente.

Seu conteúdo consiste em entrevistas sobre lançamentos de produtos e campanhas realizadas por empreendedores de alto nível, o que deu origem ao nome Faixa Preta.

Eles compartilham suas experiências contando o que deu certo e, principalmente, o que deu errado, oferecendo insights preciosos para quem busca realizar seu próprio lançamento.

Diferente do Sacadas de Empreendedor, o Podcast Faixa Preta conta com episódios que podem durar 40 minutos ou até mesmo passar a marca de 1 hora.

4. GVCast

O podcast do Geração de Valor é a maneira que o Flávio Augusto, fundador da WiseUp, encontrou para incentivar o empreendedorismo e a inovação no país.

O apresentador busca compartilhar experiências, dificuldades e aprendizados de sua carreira junto a grandes nos do meio empreendedor, como Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, e Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Os episódios do podcast geralmente duram entre 30 minutos a 1 hora e oferecem muitos insights para quem busca desenvolver seu mindset de empreendedor.

logo do podcast para negócios Geração de Valor

5. Resumocast

Você tem interesse em livros da área de negócios? O Resumocast apresenta várias dicas de obras relacionadas ao empreendedorismo.

O podcast para empreendedores conta com episódios de até 30 minutos e é apresentado pela dupla João Cristofolini e Gustavo Carriconde. Os dois trazem sugestões excelentes de leituras para quem deseja criar sua empresa e gerenciar seu negócio.

6. Nerdcast Empreendedor

O Nerdcast Empreendedor não poderia ficar de fora da nossa lista com os melhores podcasts para empreendedores.

O projeto é fruto da parceria entre o fundador da WiseUp, Flávio Augusto, e a dupla Jovem Nerd e Azaghal, donos de um dos maiores portais de cultura pop do Brasil.

Conceitos de marketing e temas relacionados a jornada de um empreendedor são abordados em conversas e entrevistas nos episódios que têm uma duração média de 45 minutos.

7. Café com ADM

O Café com ADM é um dos maiores podcasts com conteúdo focado na gestão de negócios.

O projeto é conduzido pelo Leandro Vieira, CEO da Administradores.com, sempre acompanhado de um especialista convidado, buscando levar informações que podem ter impacto positivo no negócio de empreendedores de diversos níveis.

Os episódios geralmente duram 40 minutos e abordam marketing, e-commerce, dicas de liderança e vários assuntos relevantes para quem busca aprimorar suas habilidades de gestão.

logo do podcast para empreendedores Café com ADM

8. Podcasts B9 - Braincast e Código Aberto

O B9 foi um dos precursores do formato de podcast no Brasil. O site que cobre assuntos relacionados a criatividade, inovação e entretenimento criou o Braincast em 2006 e continua produzindo conteúdo para o projeto abordando temas relevantes como o mercado de comunicação, marketing, negócios, tecnologia e cultura.

Além do Braincast, hoje o site conta com um grande acervo de podcasts que tratam sobre diversos assuntos, mas um deles é criado especificamente para empreendedores interessados no futuro da mídia e nas tecnologias da comunicação: o Código Aberto. Nele, são realizas conversas francas com os profissionais mais influentes do mercado.

Os podcasts para empreendedores do B9 geralmente duram de 1 hora a 1 hora e meia com episódios recheados de conteúdo e informações atuais sobre o mercado.

9. Do Zero ao Topo

Do Zero ao Topo é um podcast da InfoMoney que conta a trajetória dos empreendedores por trás das maiores empresas do Brasil.

Com entrevistas conduzidas pela repórter Letícia Toledo, os episódios contam com conversas reais com seus convidados, contando o início de suas carreiras, quais os maiores desafios que enfrentaram e como agiram em momentos decisivos para suas empresas.

A maior parte dos episódios têm cerca de 50 minutos, mas algumas das entrevistas podem passar da marca de 1 hora.

10. Like a Boss

O Like a Boss é um podcast para empreendedores que adota um formato semelhante ao de séries, lançando temporadas com seis episódios cada.

Seu conteúdo é constituído por conversas com líderes e fundadores de empresas ou startups inovadoras. O bate-papo conduzido pelos empreendedores Paulo Silveira e Rodrigo Dantas contribui com a criação de um mindset inovador ao trazer o ponto de vista de profissionais com diferentes trajetórias no mundo dos negócios.

A duração de um episódio do Like a Boss pode variar 30 a 50 minutos.

logo do podcast para empreendedores Like a Boss

11. Guncast

O Guncast é um podcast para empreendedores que estimula a criatividade para enfrentar os desafios de sua empresa.

O comediante de stand up, apresentador e palestrante Murilo Gun conduz o podcast de uma maneira descontraída com o objetivo de incentivar a inovação no ambiente empresarial.

Entrevistas e dicas criativas compõe os episódios que não têm uma fórmula certa de duração, contando com algumas edições de 10 minutos e outras que podem durar 1 hora.

12. The Shift

Você gosta de acompanhar a inovação e as mudanças geradas por novas tecnologias? Confira as conversas descontraídas comandadas pelas jornalistas Cristina de Luca e Silvia Bassi no The Shift.

O podcast discute de uma maneira muito dinâmica a transformação de hábitos e o impacto nos modelos de negócios que disrupção gerada por tecnologias digitais causam em nosso meio.

Geralmente um tema é discutido por vez nos episódios, que duram em média 40 minutos.

13. Resumido

Manter-se atualizado sobre o que acontece no meio digital é uma tarefa que a maior parte dos empresários e empreendedores devem fazer para encontrarem oportunidades e soluções criativas para seus negócios.

Ouvir o Resumido pode ser uma ótima maneira de se atualizar semanalmente. O podcast tem como proposta resumir em cerca de 20 e poucos minutos os principais artigos e notícias relacionados à cultura digital da semana.

logo do podcast Resumido

Encontrou um podcast para empreendedores que irá tornar seu dia mais produtivo?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a encontrar podcasts que irão trazer conteúdo de valor para o seu cotidiano.

Além disso, contamos com mais uma dica para empreendedores que também buscam tornar o seu site mais produtivo. Confira nossa ferramenta, o JivoChat, e entenda porque investir em chat online pode trazer uma série de benefícios para seu negócio digital.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download