Fontes de letras: 24 melhores sites para encontrar

atualizado 12 de janeiro de 2023
Tempo de leitura12 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

As fontes de letras são elementos essenciais do design gráfico. Escolher as fontes corretas é um passo fundamental na elaboração de um material visual como uma marca, anúncios, vídeos, etc. 

Fontes bonitas e legíveis também são importantes na produção de conteúdo. Artigos em blogs precisam ser agradáveis aos olhos e promover uma boa experiência aos leitores. 

Confira o nosso artigo e aprenda sobre como as fontes podem ajudar a melhorar as conversões em seu negócio. Além disso, confira uma lista de sites onde é possível baixar fontes grátis para usar sem preocupação.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

O que são as fontes de letras?

Existe um estudo voltado especificamente para as fontes de letras, a Tipografia. Essa área do conhecimento pesquisa a criação e uso de caracteres, disposição visual de palavras, seus estilos e formatos. 

Nem todos os trabalhos de design gráfico usam letras, porém, aqueles em que textos aparecem usam a tipografia para escolher qual é a melhor opção de fonte para aquele trabalho específico.

Fontes diferentes podem expressar sensações, sentimentos e intenções diferentes. Um trabalho visual voltado para mães e bebês não teria harmonia com fontes agressivas e "violentas". 

Portanto, é preciso prestar muita atenção para escolher opções que estejam alinhadas com o contexto e a mensagem que você deseja transmitir através dos elementos visuais e cores que compõem sua imagem. 

Conheça os tipos de fontes diferentes

Existem 4 categorias principais na tipografia. Confira cada uma delas e suas descrições a seguir.

  • Serif (com serifa): são fontes que apresentam pequenos prolongamentos e traços em suas extremidades. Isso faz com que as letras sejam mais confortável aos olhos, por isso são usadas com frequência em textos contínuos como livros, revistas e jornais.
  • Sans Serif (sem serifa): fontes sem serifas, também conhecidas como não serifadas, são fontes que não apresentam as serifas (prolongamentos nas extremidades das letras das fontes). Geralmente são usadas em textos curtos, como peças de design gráfico e anúncios publicitários.
  • Script (simula a escrita à mão): é o tipo de letra que também é conhecida como manuscrita ou cursiva. É um estilo de fonte que busca imitar a escrita manual. Podem ser delicadas, clássicas, suaves e elegantes, também são muito usadas em peças de design gráfico.
  • Display (fontes artísticas): são fontes artísticas que não se enquadram nas classificações anteriores. Nesse estilo, as letras podem ser mais enfeitadas, até mesmo com símbolos e figuras no lugar de letras do alfabeto em alguns casos.

Como escolher as fontes de letras perfeitas para sua marca

Os diferentes tipos de letras podem expressar sensações, emoções e tons diferentes. Por isso, é importante escolher um design que esteja alinhado aos valores de sua marca.

O que algumas marcas e empresas grandes fazem para garantir que a fonte do seu negócio seja única e original é a contratação de um profissional especializado em tipografia para desenvolver letras únicas. 

No entanto, já existem inúmeras opções disponíveis na internet, tanto para aquisição quanto gratuitas que podem ser usadas e estilizadas na sua identidade visual. 

Confira a seguir os 24 melhores sites para baixar fontes de letras grátis. 

1. Canva

Diferente da maior parte dos itens em nossa lista, o Canva não é um site especializado apenas em fontes. Na verdade, esta é uma ferramenta de design que permite criar imagens, marcas, cartões, convites, posts e muito mais. 

Uma das maiores vantagens de usar a plataforma é o seu grande acervo de fontes que pode ser utilizado gratuitamente durante a edição dos seus designs.

Uma forma de criar artes gráficas interessantes através da ferramenta é o uso de templates prontos, editando e ajustando as fontes que se encaixam melhor no seu projeto.

Canva

2. DaFont

O DaFont é um dos sites mais populares para baixar fontes grátis tanto para sistemas Windows, quanto sistemas MacOS. O site é bem intuitivo e conta com diversas classificações, organizando as letras em grupos. Além disso, é possível pesquisar fontes através da busca, com filtros avançados. 

O site também conta com a pré-visualização de texto. Ou seja, é possível conferir como seu texto irá ficar aplicado na fonte.

Ao escolher uma das fontes, garanta que ela é uma das opções de "domínio público" para que possa ser usada de forma comercial pelo seu negócio sem problemas. 

Dafont

3. Criar Fontes para Instagram

Caso esteja em busca de fontes de letras para Instagram, ficará feliz em saber que nós da JivoChat construimos uma ferramenta exclusiva para ajudar com isso.

Basta acessar, digitar o texto desejado e escolher entre diversas opções de fontes personalizadas. Você poderá visualizar o resultado imediatamente e então, basta copiar a fonte que te agradou e colar onde preferir.

Como criar fontes de letras personalizadas para Instagram

4. Font Freak

O Font Freak tem uma galeria com mais de 9 mil fontes gratuitas. O site demonstra a importância da qualidade de suas fontes para os usuários por contar com uma equipe de cerca de 400 designers que trabalham constantemente para aumentar a galeria de fontes e letras diferentes. 

Seu principal diferencial é um programa que possibilita a criação e edição de suas próprias fontes. Isso significa que é possível dar origem aos seus designs originais ou modificar letras já existentes para criar opções únicas.

Font Freak

5. Creative Market

O modelo de download de letras bonitas do Creative Market é um pouco diferente dos sites tradicionais de fontes. Toda semana é possível baixar pacotes com fontes profissionais de graça. Geralmente cerca de 6 pacotes são oferecidos por vez. 

São cerca de 23 mil designers profissionais criando suas fontes e as compartilhando através da plataforma. Isso possibilita o download de opções que só poderiam ser adquiridas através de um pagamento mínimo. 

Portanto, confira o site semanalmente e descubra se os pacotes oferecem fontes bonitas e interessantes para seus projetos.  

Creative Market

6. FontSpace

Procurando um grande acervo de fontes grátis? O FrontSpace tem mais de 60 mil! Além disso, o site conta com um sistema de busca avançada para facilitar a pesquisa em meio a tantas letras diferentes.

É possível buscar por tendências, fontes divertidas, decorativas, extremas, básicas, entre várias outras opções. A principal vantagem do serviço é que todas as suas fontes são gratuitas. 

Além disso, as opções disponíveis para download mostram com muita clareza quais letras podem ser utilizadas comercialmente. As opções de fontes são bastante criativas e cobrem diversas categorias. 

A plataforma conta com mais de 2 mil designer criando e compartilhando seus trabalhos. Além disso, ao encontrar uma opção que gostou, é possível clicar no perfil do criador para conferir mais de suas criações.

FontSpace

7. Fontfabric

Fácil de usar, como um design limpo, o Fontfabric conta com diversas fontes de letras gratuitas para serem usadas nos designs do seu negócio. Seu acervo é um pouco limitado, mas apesar disso, apresenta diversas fontes excelentes. 

Grande parte dos arquivos pode ser usada para fins comerciais, no entanto, algumas opções contam com limitações. Apesar disso, vale a pena fazer uma busca no site para encontrar boas fontes legíveis e bons designs para desenvolver sua marca.

fontfabric

8. Typedepot

O Typedepot é um site de download de letras diferentes que trabalha com as famílias de fontes. Através dele é possível encontrar diversos tipos, tanto pagos quanto gratuitos para o download.

A empresa foi fundada por dois designer e valoriza o trabalho dos profissionais. Diversas pessoas criativas e talentosas contam com suas fontes disponíveis no site.

Typedepot

9. 1001 Free Fonts

Apesar do nome sugerir que o site tem apenas 1001 fontes grátis, é possível baixar mais de 10 mil fontes gratuitas no 1001 Free Fontes. Na verdade, é uma opção dos usuários. É possível baixar os arquivos de forma gratuita ou doar uma quantia para o designer que fez um dos projetos. 

Uma das grandes vantagens de usar o serviço é que as licenças de uso são exibidas de forma muito clara.

1001 Free Fonts

10. FontStruct

O FontSruct oferece aos seus usuários a possibilidade de baixar fontes de letras grátis ou construir suas próprias fontes através de sua plataforma online. 

O site não é tão intuitivo quanto outras opções de nossa lista, mas conta com diversos designs criativos e interessantes. É possível até mesmo editar e modificar opções já existentes através da ferramenta no próprio site.

FontStruct

11. The Northern Block

O The Northern Block é mais uma excelente adição de sites para baixar fontes e letras personalizadas em nossa lista. Sua interface é amigável aos usuários, bastante limpa e objetiva. Isso facilita suas buscas pelas diversas fontes em seu acervo. 

Se você está procurando por opções contemporâneas, vale a pena conferir. 

the Northern Block

12. Abstract Fonts

O Abstract Fonts é uma opção muito popular para baixar fontes. Seu site conta com mais de 13 mil opções, divididas em diversas categorias que podem ser utilizadas para tornar sua busca mais refinada.

A plataforma também proporciona a oportunidade de seus usuários carregarem suas fontes para compartilhar com outras pessoas. 

 No site é possível encontrar fontes tradicionais, retrô, minimalista, pixel-bitmap, estêncil, entre diversas outras categorias.

Abstract Fonts

13. Urban Fonts

O Urban Fonts conta com diversas opções e uma grande variedade de fontes de letras para baixar gratuitamente. É possível encontrar fontes engraçadas, futurísticas, caligráficas, de grafite, entre tantas outras. 

O site, assim como o DaFont, oferece a opção de pré-visualizar como seu texto irá ficar com a fonte selecionada. 

Urban Fonts

14. Font Squirrel

O site Font Squirrel oferece diversos designs interessantes de fontes para seus usuários. É possível encontrar várias fontes com a licença de uso comercial gratuito. O site também conta com um blog, onde é possível conferir conteúdos sobre design e fontes.

Além disso, eles também disponibilizam aos usuários uma ferramenta de identificação de fontes. 

Se você encontrou uma fonte em algum lugar e deseja descobrir seu nome para poder usá-la, basta apenas capturar um trecho de sua tela com a fonte em questão e carregar na ferramenta. Então, as letras serão analisadas e o serviço irá tentar descobrir o nome da opção original ou mostrar fontes com um design parecido.

Font Squirrel

15. FontZone

Quem está procurando letras diferentes para o Instagram pode encontrar excelentes designs entre as mais de 50 mil fontes gratuitas do FontZone. Porém, é preciso escolher com atenção.

Algumas das opções são grátis apenas para o uso pessoal. Portanto, antes de design comercial ou uma logo, tenha certeza que suas escolhas contam com as licenças comerciais.

Quem deseja conferir como seu texto irá ficar com os designs disponíveis pode usar a ferramenta de pré-visualização para conferir o visual antes de baixá-las. 

Fontzone

16. Google Fonts

Procurando por um lugar para customizar e baixar fontes gratuitas? Confira o Google Fonts. O site conta com diversas opções e uma ferramenta de pré-visualização para conferir como seu texto irá ficar com as letras escolhidas.

A plataforma também permite adicionar fontes e suas famílias em seu site através de um link que é embutido no código de programação. 

google Fonts

17. The League of Moveable Type

A proposta do The League of Moveable Type é oferecer fontes grátis para seus usuários. É possível encontrar opções gratuitas de alta qualidade para usar em seus materiais gráficos sem nenhum problema.

O acervo conta com diversos designs interessantes e diversos tipos de fontes, como fontes itálicas, bold, coloridas e bem atrativas.

the League of Moveable Type

18. MyFonts

Apesar do principal foco do MyFonts ser a venda de design exclusivos, a plataforma também oferece letras diferentes e fontes grátis para seus usuários.

Quem está à procura de designs criativos e interessantes para seus projetos, mas não quer pagar o preço de uma fonte pode selecionar a opção "Free fonts" na hora de sua busca e encontrar itens 100% gratuitos.

MyFonts

19. Behance

Diferente de outras opções de nossa lista, o Behance não é um site criado exclusivamente para compartilhar fontes. Na verdade, a plataforma é usada por milhares de profissionais como uma forma de divulgar seu portfólio. 

Porém, alguns designers especializados em tipografia compartilham o seu trabalho na plataforma e disponibilizam links para baixar seus designs de forma gratuita. Uma das grandes vantagens de fazer sua busca por lá é encontrar letras diferentes que não estão disponíveis para o download em outros sites, tornando seu projeto mais exclusivo.

Behance

20. Lost Type Co-Op

O Lost Type Co-Op é um projeto criado pelo designer Riley Cran que utiliza o modelo de "pague o quanto quiser" pelas fontes disponíveis no site. 

As diversas opções, criadas por mais de 60 colaboradores, podem ser baixadas gratuitamente para o uso pessoal. No entanto, quem gostar de algum design e quiser para sua marca irá precisar pagar um valor em dólares pelo seu uso comercial. 

Lost Type Co-Op

21. FontShop

O FontShop é mais um site que apresenta diversas opções de fontes em uma galeria muito bem estruturada. Fazer buscas é muito fácil, além disso, também é possível conferir opções pela ordem alfabética. 

Quem está procurando por um estilo específico pode fazer buscas por categorias, como sans, serif, script, display e symbols.

O site também conta com um filtro avançado de busca que permite pesquisar fontes com a licença de uso comercial na internet.

FontShop

22. Fawnt

O Fawnt é um site alemão que conta com mais de 9 mil opções de fontes de letras. Ao acessar sua página inicial, será possível conferir alguns dos designs mais populares da plataforma. Mas também é possível fazer buscas através de uma galeria em ordem alfabética. 

Os arquivos podem ser baixados gratuitamente. Além disso, a interface mostra o número de downloads dos itens e a pontuação de cada design baseada na avaliação dos usuários da plataforma. 

Assim como outros itens em nossa lista, o site também permite a pré-visualização do seu texto com as fontes selecionadas. 

Fawnt

23. Pixel Buddha

O Pixel Buddha é um site que disponibiliza o download gratuito de fontes, designs, vetores, ícones, mockups e muito mais.

Ou seja, ao desenvolver um logo, uma identidade visual e até mesmo conteúdo, é possível baixar uma série de elementos para usar em seu design de forma gratuita. 

Pixel Buddha

24. Net Fontes

O Net Fontes conta com um acervo com diversas opções de letras diferentes grátis classificadas em várias categorias, como fantasia, escrita, gótica, figura, festa, famosas e mais.

Também é possível conferir a popularidade de fontes, pois o site mostra quantas vez cada uma delas foi baixada. Também é possível pesquisar pelas mais famosas, favoritas dos usuários e novas adições. 

net fontes

25. Befonts

O Befonts é um site criado por designers para designer. É possível conhecer novas fontes criativas e interessantes através de seu acervo, que está sempre sendo atualizado.

São vários designs de alta qualidade que podem ser baixados gratuitamente. Contudo, é preciso conferir a licença das opções baixadas antes de as utilizar de forma comercial.

Befonts

Encontrou fontes de letras diferentes para baixar gratuitamente?

Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado um pouco mais sobre o que são fontes e mostrado opções de sites para baixar letras diferentes gratuitamente. 

Se você tem interesse em usar o Canva profissionalmente para desenvolver sua marca, identidade visual e material gráfico para suas campanhas de marketing, confira o curso Design Canvas. Através dele é possível aprender a criar artes incríveis até mesmo no seu celular.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download