5 Razões porque o Instagram é a rede social de 2017

atualizado 8 de dezembro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Luciano Larrossa
Luciano Larrossa
Mágico do Marketing

Quem usa constantemente o Instagram, deve ter reparado como a interação e o tempo que os usuários estão passando nessa rede social está aumentando. Principalmente depois que o Instagram introduziu aquelas "bolinhas" no topo do feed que chamamos de Stories, a funcionalidade "copiada" do Snapchat e que fez bastante sucesso no Insta. Ela parece ter tido uma excelente aceitação, ao contrário do que aconteceu nos stories do Facebook e do Messenger que nínguém pouca gente está usando, por exemplo.

É comum muitos empreendedores relatarem que têm mais interação no Instagram do que no Facebook. Isso acontece pela natureza da própria rede social, que facilita bastante a interação. Além disso, o Instagram tem um único feed, ao contrário do Facebook, que apresenta para você um feed central, uma aba para gerenciamento de páginas e grupos e a coluna direita com publicidade.

Ainda vale a pena investir no Instagram?

A rede social continua crescendo, hoje o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo e mais de 500 milhões de acessos diários. É muito provável que uma grande parte do seu público utilize ativamente a rede social, portanto, criar um perfil comercial e desenvolver estratégias para a plataforma pode trazer resultados concretos.

Nossa dica para quem deseja criar estratégias e direcionar recursos para obter resultados no Instagram é a especialização. Se você está procurando uma maneira de como aprender mais sobre a ferramenta, confira o curso InstaBoss que cobre desde a criação de perfis comerciais até a elaboração de estratégias de marketing para a rede.

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1 - O sucesso dos Stories

Os Stories no Instagram tiveram um sucesso imediato. Em menos de 1 ano, este novo formato chegou aos 200 milhões de utilizadores diários, contra os 160 milhões do Snap. Além disso, basta dar uma olhada na sua conta do Instagram: certamente seus amigos estão postando vários Stories. O novo formato viralizou o Facebook até abriu a possibilidade de você criar anúncios pagos lá, como mostra este tutorial.

Uma das razões para muitas empresas ainda não usarem os Stories com tanta frequência é porque ele ainda não permite que você insira links para as pessoas visitarem o seu site. Ou seja, até ao momento, este novo formato serve apenas para gerar interação e comunicar com o seu público. Porém, alguns usuários com contas verificadas, já podem inserir links nos seus Stories. E esta é uma prática comum do Facebook: primeiro testa o formato nas celebridades para depois abrir para toda a comunidade. Por esse motivo, é bem provável que em breve nós, comuns mortais, tenhamos links nos stories.

3 - O botão para comprar nos posts do Instagram

Em breve, todas as contas do Instagram poderão publicar uma imagem de um produto e ter um link para o checkout. Como você sabe, até ao momento não é possível inserir links em posts do Instagram. O único link disponível é na bio. A funcionalidade está sendo lançado aos poucos, nos EUA, mas é provável que em breve esteja disponível para o mundo todo.

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Links nos posts do Instagram

4 - Mais interação

Apesar da interação do Instagram ter caído depois que o Facebook inseriu o seu conhecido algoritmo na rede social, a verdade é que o Instagram é uma rede que ainda gera bastante interação. Isso acontece por várias razões. A primeira delas é que o seu grande foco é no mobile e os usuários passam cada vez mais tempo no celular.

A segunda, é que o Instagram continua tendo um único feed. Repare:

Feed do Instagram

Enquanto que no Facebook você tem tanto o próprio feed como as laterais no desktop, aqui o foco é único. Veja:

Varios focos no Facebook

Ok, neste momento já temos os Stories no topo, mas basta rolar para baixo que o seu foco é no único post que você está vendo.

5. Apenas visual

Sabemos que o conteúdo é cada vez mais visual. Se olharmos para os novos aplicativos que fizeram mais sucesso como o Snapchat ou Musical.ly, vemos que o que domina neles são os vídeos e as imagens. No Instagram, esse conceito também é usado: nele você apenas pode postar conteúdo em vídeo ou imagem. Principalmente as gerações mais novas este formato de conteúdo. É muito comum termos adolescentes que têm conta no Instagram mas não têm no Facebook, por exemplo.

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Se você ainda não tem prestado muita atenção ao Instagram, espero com este post ter alertado para algumas modificaçes importantes da plataforma e dado alguns motivos para você explorar ela ainda este ano!

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