8 Dicas essenciais para aumentar suas vendas usando o Instagram

Aprenda 8 dicas para transformar o seu Instagram em um canal de vendas da sua marca e atingir em cheio o seu público!

Qualquer pessoa que vende pela internet certamente já percebeu o peso que o Instagram vem ganhando e que essa rede social vem se tornando um ótimo canal de vendas.

O Instagram, atualmente, é a rede social que mais vem crescendo na Internet (32% dos usuários tem conta no Instagram). Em 2017, bateu a marca de 800 milhões de usuários ativos e cerca de 500 milhões de acessos diários. Segundo dados do próprio Instagram, o Brasil tem o segundo maior número de usuários ativos, chegando a 50 milhões de contas.

Mais de 52% das marcas mundiais utilizam o Instagram como canal para interagir com seus clientes. Com o lançamento constante de novas ferramentas, o Instagram ganhou espaço como um canal de vendas muito representativo. Com todo esse crescimento, ficou muito mais fácil ganhar dinheiro na internet e estudos têm mostrado os melhores caminhos para tornar sua marca lembrada e reconhecida.

Pensando nisso, reunimos dicas para alavancar o seu e-commerce usando seu perfil no Instagram.

Vale a pena investir no Instagram?

Como já citamos, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. Criar um perfil comercial na plataforma e conquistar novos seguidores é uma maneira interessante aproximar seu público à sua marca, criando novos fãs, gerando engajamento e por fim aumentando suas vendas.

A ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa para fins comerciais, contudo, só quem a entende irá conseguir obter resultados expressivos. Nossa recomendação para quem deseja vender mais no Instagram é o curso Insta para Negócios, que cobre conceitos básicos e avançados sobre a utilização da plataforma para vendas.

Curso Insta Para Negócios

1- Tenha um perfil comercial no Instagram:

É importante que seu perfil pessoal seja separado do perfil da sua marca e que o perfil da sua marca esteja definido como perfil comercial. Neste modelo você possui opções que não existem para os perfis pessoais, uma delas é a ferramenta de Insights, onde você tem acesso a dados importantes sobre a segmentação dos seus seguidores e sobre as interações nas suas postagens, assim você saberá se suas ações estão, ou não, dando certo.

2 - Conheça seu mercado e seu cliente:

Mapeie seus concorrentes, entenda o seu segmento e planeje a sua comunicação e suas ações baseado nisso, assim, você conseguirá atingir de forma certeira pessoas interessadas na sua marca. Defina também o seu público alvo e uma persona perfeita, dê nome, gênero, faixa salarial, família e rotina, assim você conseguirá pensar em como se comunicar com essa pessoa, conseguindo interagir de forma mais efetiva com o seu público.

3- Planeje o seu conteúdo:

Com a sua persona já criada fica mais fácil pensar em como será o seu conteúdo. A persona é seu consumidor final, a pessoa que você quer como cliente, com a persona em mente você saberá quais conteúdos serão relevantes para inserir no seu perfil. Ao postar, evite legendas muito grandes ou textos que ocupam grande espaço dentro da imagem, seja objetivo e direto. Pense em um planejamento extenso, assim você conseguirá se organizar para realizar posts pontuais e também conseguirá criar uma timeline coesa.

IGTV

4- Identidade Visual:

Ter um feed harmonioso atrai mais seguidores, facilita a experiência do usuário com sua marca e cria lembranças na mente do consumidor. Caso suas postagens sejam de conteúdos diversos, respeite a paleta de cores da sua marca ou crie uma identidade para o seu feed. Para fotos de produtos, evite fotos com fundos poluídos ou com muita informação, crie um padrão. E lembre-se de utilizar imagens com a melhor qualidade possível.

5- Tenha um cronograma de postagens:

Se planeje para realizar postagens de uma a três vezes ao dia, juntamente com postagens nos Stories. Evite ficar muito tempo sem postar, isso faz com que seus seguidores deixem de acompanhar seu perfil. Com o Insights você consegue saber os dias e horários de maior fluxo do seu perfil e também as postagens com maior interação, assim você consegue montar um cronograma de sucesso.

6- Stories e IGTV:

A ferramenta de Storiesmudou a forma de se fazer marketing no Instagram. É um conteúdo rápido de ser consumido e deve ser de fácil absorção, use esse espaço ideal para se aproximar do seu público. É a forma de mostrar a cultura da sua empresa, criar enquetes e promoções exclusivas. O IGTV por outro lado é ideal para conteúdo maiores e mais complexos. Atualmente permite vídeos de até 10min, apenas contas com muitos seguidores e verificadas conseguem adicionar vídeos de até 60min. Os vídeos do IGTV devem ser gravados no formato vertical, assim como os Stories e você também pode subir conteúdos editados previamente, desde que respeitem o tempo e o formato definido pelo Instagram.

Instagram Shopping

7- Aproveite as Hashtags, a Localização e seus Seguidores :

As hashtags servem para reunir postagens do mesmo assunto em um endereço personalizado. Usar hashtags atrai público interessado no seu conteúdo, evite hashtags muito genéricas. Crie uma hashtag personalizada para sua marca, use uma de alto volume de busca e uma de médio volume de busca. Postagens com hashtags tem engajamento 12% maior. A localização serve para os seus seguidores te acharem, então utilize sem moderação, é muito útil caso você esteja participando de um evento, assim seus seguidores sabem onde te achar. Ter um grande número de seguidores é imprescindível para o sucesso do seu perfil, atraia sempre novos seguidores, interaja com eles e os mantenha sempre nutridos de informação. Quanto mais segmentado seu público for, mais retorno você terá no seu perfil e, consequentemente, nas suas vendas.

8- O mais útil de todos - Instagram Shopping:

Criado para facilitar a experiência de compra dentro da rede social, foi lançado o recurso Instagram Shopping. Disponível para contas comerciais, possibilita a inserção de dados de contato, facilitando a aproximação da marca com o cliente. Também possui a opção de inserção de preço e outras informações sobre seus produtos nas postagens do Instagram, com balões similares aos da marcação de um amigo, além de ser possível direcionar o cliente direto para seu e-commerce ou inserir uma aba “comprar” nos seus posts. Com essa ferramenta você conseguirá aumentar suas vendas e diminuirá a necessidade de responder dúvidas frequentes nos comentários da postagem, já que informações sobre o produto estarão na publicação.

Colocando essas dicas em prática é certo que seu perfil vai bombar e suas vendas vão aumentar. Mas lembre-se sempre: Toda estratégia de marketing tem um tempo para surtir efeito. Tenha paciência e seja objetivo. Caso não dê certo de primeira, repense, mude e aplique novamente, só assim você irá encontrar a fórmula para sua marca ser um sucesso no Instagram.

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Bônus! Dica extra!

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2018/08/ 1

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