Dicas de Atendimento ao Cliente: 23 melhores para o seu negócio

atualizado 15 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura15 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Independente de seu nicho de mercado ou área de atuação, atender bem pode fazer toda a diferença entre fechar mais negócios ou fechar a sua empresa – afinal, um mau atendimento frequentemente gera clientes detratores.

Portanto, é importante investir no relacionamento entre você e seus consumidores.

Para que você possa alavancar seus resultados, trouxemos 23 dicas de atendimento ao cliente que irão ajudá-lo a entender tudo sobre como relacionar-se bem com clientes e descobrir porquê este pilar para o sucesso de seu negócio merece toda a atenção.

Recomendamos muito que confira todas as dicas, pois abordamos desde fatores de relacionamento com o cliente à tecnologias, métricas e soluções que podem impulsionar seus resultados!

Dica: O JivoChat pode ajudá-lo a converter visitantes em clientes, descubra como!

Crie seu site com a Wix

O que é o atendimento ao cliente nos dias de hoje?

Antigamente o atendimento era visto apenas como uma forma de oferecer suporte aos clientes, ajudando com problemas e com foco em proteger a empresa de qualquer tipo de prejuízo.

Atualmente, o atendimento ao cliente é visto como toda a interação que apoia e auxilia o consumidor durante toda sua jornada de compras.

Ou seja, o cliente dos dias de hoje espera que as empresas o apoie antes, durante e depois de sua compra.

Esse papel mais proativo do atendimento é importante para que empresas se conectem de forma mais personalizada com seus clientes, além de gerar valor para sua marca, satisfação e fidelização.

Por que é tão importante oferecer um atendimento a cliente de qualidade?

Empresas que contam com um atendimento ao cliente de boa qualidade e com eficiência têm um grande diferencial competitivo.

Consumidores valorizam muito suas experiência e interações com marcas, principalmente no começo da jornada de compra.

Estar presente e assegurar que esses clientes terão boas experiências em todos os contatos com seu negócio pode ser a chave para garantir uma boa taxa de conversão.

Portanto, não se sinta intimidado em investir no atendimento. Até porque a qualidade não virá do investimento financeiro ou de uma grande equipe, mas sim da postura que o seu negócio tem na hora de atender.

Por isso, busque criar uma boa base de suporte ao cliente e atendimento para que sua empresa cresça de forma saudável e contínua.

As 23 melhores dicas de atendimento ao cliente!

Agora que já entendemos o que é atendimento ao cliente atualmente, o impacto positivo de um atendimento de excelência na jornada do cliente e como isso pode impulsionar o crescimento da sua empresa, é hora do momento mais aguardado!

Para saber como fazer isso de forma prática e eficiente, confira nossa lista com as principais dicas para melhorar o atendimento no seu negócio.

1. Estude seu público

O primeiro passo - curiosamente esquecido por alguns empreendedores - é estudar seu público alvo. Não basta simplesmente conhecer o seu produto ou serviço à fundo, é necessário saber para quem você está vendendo.

Entretanto, é conhecendo seu nicho de mercado e os produtos oferecidos que você consegue visualizar o perfil de seu consumidor, levando em consideração aspectos como:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Dados demográficos;

Entre outros dados relevantes de acordo com seu negócio. Claro, existem produtos extremamente abrangentes que não são direcionados para um grupo específico de consumidores, como é o caso dos smartphones, por exemplo.

Defina sua persona

2. Entenda as principais dores e desafios dos clientes

Ainda no estudo de seu público alvo, é importante entender quais são os principais desafios que seu cliente pode estar passando e identificar como seus produtos ou serviços podem resolvê-lo.

Como apresentado no famoso livro de Neil Rackham, "Alcançando a Excelência em Vendas - SPIN Selling":

Primeiro fale sobre seus benefícios e diferenciais para que o consumidor perceba o valor agregado em adquirir um produto ou serviço que resolverá seus problemas. Então, apenas após isso, fale sobre preço.

3. Estude a jornada do consumidor

Além de conhecer bem o seu público, é essencial que sua empresa compreenda a jornada do cliente.

Entender os caminhos e detalhes do potencial comprador, desde o primeiro contato com a marca até a decisão de compra, é fundamental para desenvolver uma estratégia de atendimento eficaz.

Durante essa jornada, o cliente deixa pistas sobre seus interesses e expectativas de como deseja obter informações.

Por isso, mapear a jornada de compra permite identificar esses sinais e usá-los como base para um atendimento mais preciso.

4. Entenda que todo o cliente importa

Outro ponto crucial na nossa lista de dicas de atendimento ao cliente é valorizar cada cliente que entra em contato, independentemente de ser um cliente de grande ou pequeno porte.

Essa abordagem é essencial porque, ao se sentir valorizado, o cliente é menos propenso a migrar para os concorrentes. Isso contribui para sua fidelização e aumenta o Valor do Tempo de Vida do Cliente (Lifetime Value) de seu negócio, que representa a receita gerada pelo cliente ao longo do tempo de interação com sua marca.

5. Domine o seu produto

Após compreender com quem é o seu cliente, é fundamental dominar o que está sendo discutido. Por isso, ter um bom conhecimento sobre os produtos e/ou serviços de sua empresa é essencial.

Ao compreender profundamente as soluções oferecidas por sua marca, você será capaz de identificar como pode ajudar o consumidor com problemas ou dúvidas, aprimorando a comunicação nesse processo.

6. Seja sincero

Outra dica para um bom atendimento que apresentamos nessa lista é manter a transparência e sinceridade em todas as interações.

É importante deixar claro o que pode ou não ser feito para resolver o problema apontado pelo cliente, evitando criar expectativas que não possam ser cumpridas. Isso é fundamental para evitar decepções e a perda desse consumidor.

7. Ofereça um ambiente confortável

Tanto em estabelecimentos físicos quanto em ambientes online, proporcionar um ambiente confortável para que o cliente possa interagir com sua marca é fundamental.

É importante lembrar que um bom atendimento ao cliente começa no momento em que ele entra em sua loja ou é atendido por telefone ou chat, por exemplo.

Se, nesse momento, ele se sentir desconfortável ou sem orientação sobre o próximo passo, a qualidade do atendimento será comprometida, assim como o relacionamento entre vocês.

Uma boa estratégia é incorporar chatbots de inteligência artificial, que oferecem um atendimento 24/7 (atendendo à demanda do consumidor) e, com recursos como a IA generativa, conseguem reproduzir uma linguagem cada vez mais próxima à humana.

8. Comunique-se bem e de forma humanizada

Para criar uma conexão com o cliente, é essencial que o serviço de atendimento seja realizado por pessoas, sendo necessário ter paciência, empatia e ser prestativo.

Por exemplo, imagine que um cliente esteja tentando comprar um produto em seu e-commerce, mas não encontra o tamanho que precisa.

Em vez de apenas informar que o produto está em falta, você poderia fornecer uma previsão de quando ele estará de volta ao site e perguntar qual seria o melhor canal para avisá-lo sobre a reposição.

Percebe a diferença? Você demonstra maior preocupação com o problema, sendo proativo e demonstrando disposição para ajudar.

Seja em atendimentos por telefone ou em outros canais escritos, a comunicação eficaz é essencial para um atendimento humanizado.

Dicas de atendimento ao cliente - tenha empatia

9. Fale a língua do cliente

Humanização, agilidade, disponibilidade e sintonia. Combinando essas quatro habilidades, oferecer um bom atendimento ao cliente se tornará mais fácil e natural. A melhor maneira de criar harmonia entre o atendimento e o consumidor é estabelecendo uma linguagem clara, objetiva, verdadeira e descomplicada.

Para se comunicar com o cliente de forma mais direta, é fundamental entender seu comportamento online, como os canais que mais utiliza, com que frequência acessa, o que busca e como busca.

Por isso, é crucial contar com ferramentas que forneçam acesso rápido a esses dados, pois isso evitará que o cliente precise repetir informações a cada novo contato, o que proporcionaria uma experiência negativa.

Ao conhecer o comportamento do consumidor e criar uma comunicação que faça sentido para ele, o processo de atendimento se torna mais fluído e as chances de satisfação do cliente aumentam significativamente.

10. Foque na fidelização de clientes

Um excelente atendimento ao cliente é um dos principais elementos que conduzem um consumidor à fidelização de uma marca. Além disso, pode transformá-los em promotores da empresa, o que representa uma estratégia valiosa de divulgação, conhecida como "boca a boca".

Se o seu objetivo é fidelizar clientes, é crucial entender que é o atendimento que gerará percepções positivas em cada um deles, incentivando-os a realizar mais negócios com a empresa.

É importante lembrar que a percepção da marca é construída em todos os pontos de contato ao longo da jornada do consumidor, como mencionado anteriormente. Portanto, garantir um atendimento eficiente ao cliente em cada um desses pontos é fundamental.

11. Seja veloz na hora de atender

Quantas vezes você ou alguém que conhece frustrou-se por não conseguir entrar em contato com uma marca para obter respostas ou soluções dentro de um período de tempo aceitável?

O tempo de resposta é uma das métricas mais importantes de atendimento ao cliente, independente deste acontecer pelo telefone, e-mail, chat online, entre outros canais.

Portanto, certifique-se de otimizar seus processos para que possa sempre retornar o contato ou atender a um chamado o mais rapidamente possível - antes que clientes desistam de falar com sua empresa.

Confira nossas próximas dicas de atendimento ao cliente para saber como fazer utilizando a tecnologia ao seu favor.

12. Invista em um chat online para atendimento na página

Se você atua no mercado digital e oferece um website como canal de vendas, investir em um chat online é a solução para otimizar seu tempo de resposta ao máximo.

Este canal de atendimento conta com um índice de satisfação de 73%, e clientes afirmam que a possibilidade de conversar com representantes em tempo real e ter seus problemas resolvidos de dentro da página da empresa é seu maior diferencial.

Além disso, as melhores soluções do mercado também oferecem recursos agregados ao chat online para otimizar seu atendimento online, como é o caso do monitoramento de visitantes e convites proativos para abordagem na página.

13. Não deixe o cliente esperando

Uma dica para um bom atendimento ao cliente eficaz é manter sua marca sempre acessível. Isso significa estar ativo nas redes sociais e oferecer diversos canais para os consumidores entrarem em contato.

Evite também fazer o cliente esperar por muito tempo, especialmente durante um atendimento personalizado em andamento. Isso ajuda a reduzir o risco de perdê-lo.

14. Disponibilize callback em sua página

O callback é uma tecnologia que existe para solucionar essencialmente todos os problemas do atendimento por telefone, como o tempo de espera na linha, a incerteza se o número está correto ou se os operadores estão em horário de trabalho e até mesmo para evitar as URAs.

Isso porque o callback permite que clientes solicitem uma ligação de sua equipe, de forma que podem manter suas atividades e simplesmente aguardar poucos segundos até que o primeiro operador disponível retorne o contato.

15. Atenda em mais de uma língua

Hoje, o mercado Brasileiro já é considerado altamente globalizado. Isso significa que mesmo que seu negócio não exporte produtos para fora do país, ainda é necessário estar pronto para atender clientes que não falam a língua portuguesa.

Portanto, é muito importante ser capaz de atender consumidores pelo menos em inglês e, de acordo com os dados demográficos de seu público, espanhol.

Para isso, contratar operadores e representantes bilíngues ou poliglotas pode não ser necessário.

Hoje já existem soluções capaz de traduzir a comunicação automaticamente através de determinados canais de atendimento, como é o caso do chat online em sua página, por exemplo.

Inclusive, o tradutor automático é um dos recursos mais utilizados pelos nossos clientes na JivoChat, pois os ajuda a não perder oportunidades de negócios independente do idioma utilizar.

Atendimento multilíngue

16. Busque o sucesso do cliente

É claro que não poderíamos deixar o Customer Success fora de nossas dicas de atendimento ao cliente.

Atingir o sucesso do cliente significa oferecer uma combinação de produtos ou serviços de altíssima qualidade e um atendimento capaz de realmente fazer com que seus consumidores tenham a sensação de estarem ganhando sempre que seguirem com uma decisão de compra.

O Customer Success é exatamente a diferença entre oferecer suporte e oferecer uma experiência satisfatória e exclusiva para cada consumidor e, por isso, esta é uma estratégia de grande impacto na fidelização de clientes.

17. Torne-se um negócio omnichannel

Uma empresa com uma forte estratégia omnichannel é aquela que permite seus consumidores a transitar por todos canais de atendimento disponíveis sem que existam interrupções na comunicação.

Dessa forma, o cliente não precisa explicar seus problemas novamente ao sair do chat online e falar com um representante na loja física, por exemplo.

Pois as informações do cliente, assim como seu histórico de atendimento, estão disponíveis para todos os membros da equipe.

O modelo de atendimento omnichannel supera o cross channel e multicanal exatamente pois foca na experiência do consumidor - e por isso esta é uma das mais importantes dicas de atendimento ao cliente para negócios que querem se diferenciar da concorrência.

Dicas de atendimento ao cliente omnichannel

18. Personalize suas automações

Hoje, é muito comum que empresas utilizem automação para aumentar sua eficiência e garantir o cumprimento de processos.

Para exemplificar, quando você se cadastra em uma plataforma e recebe um e-mail de boas vindas, aquilo é um exemplo de automação - normalmente executado através de ferramentas de e-mail marketing.

Aqui, a personalização se refere à como você se direciona ao consumidor. Ao invés de simplesmente enviar um mesmo padrão de e-mail com uma mensagem "Caro cliente…", faça uso do nome do consumidor em questão e garanta que o conteúdo do e-mail é relevante para o mesmo.

19. Invista no pós-venda

O pós-venda é mais uma estratégia preciosa entre as dicas de atendimento ao cliente apresentadas neste artigo.

Como seu objetivo é fidelizar clientes e fazer com que retornem no futuro para comprar novamente, não os abandone após a concretização de uma venda.

Invista em ações de pós-venda, como disparos de e-mail marketing ou pesquisas de satisfação para conferir se o consumidor está realmente satisfeito com o produto ou serviço adquirido.

20. Invista em sistemas de CRM

Sistemas de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente) existem para ajudá-lo a estruturar seu funil de vendas e processos para otimizar a comunicação e acompanhamento com seus clientes.

Através deles, é possível configurar automações de vendas, assim como delegar atividades para membros de sua equipe e acompanhar tudo de forma visual e prática.

Dessa forma, você nunca mais perderá negócios por esquecer de retornar um contato ou não se lembrar se um cliente já recebeu o orçamento solicitado ou não, por exemplo.

21. Acompanhe seu Net Promoter Score

O NPS é uma métrica de satisfação que indica o quão provável seus consumidores indicariam sua marca à conhecidos e familiares.

Para medi-lo, utiliza-se uma escala de zero à dez, da seguinte forma:

  • De 0 a 6, seus clientes são Detratores: ou seja, além de não recomendarem sua marca, possuem grandes chances de falar mal sobre seu negócio para outras pessoas;
  • De 7 a 8, seus clientes são Neutros: ou seja, não são clientes leais à sua marca, mas também não tiveram uma experiência negativa;
  • De 9 a 10, seus clientes são Promotores: ou seja, você conseguiu atingir a fidelização destes clientes, que ficaram tão impressionados com a experiência de compra a ponto de terem vontade livre de indicar sua marca à familiares e conhecidos.

Para calcular o NPS, utilize a seguinte fórmula:

NPS = % Clientes Promotores - % Clientes Detratores

Cálculo de NPS

O resultado em porcentagem deve ser comparado à seguinte tabela de classificação:

  • Zona Crítica: entre -100 e 0
  • Zona de Aperfeiçoamento: entre 1 e 50
  • Zona de Qualidade: entre 51 e 75
  • Zona de Excelência: entre 76 e 100

Envie e-mails ou formulários para que clientes possam responder à um pequeno questionário de NPS e então você conseguirá além de fazer o cálculo, identificar aqueles clientes que merecem atenção especial em cada categoria.

22. Esteja aberto para ouvir críticas e sugestões

É fundamental não apenas solicitar feedback, mas também saber aceitar e ouvir as críticas. Se um cliente apontar uma área de melhoria, ouça e encare como uma oportunidade de crescimento para o seu negócio.

Empatize com seu cliente: imagine como é gratificante quando você dá um feedback para uma empresa que gosta e percebe que ela o aplicou?

Críticas nem sempre são apenas reclamações; saiba filtrá-las e implementar aquelas que contribuem para o amadurecimento do seu negócio.

23. Concentre-se na resolução e antecipe os problemas

Quando um cliente entra em contato com o serviço de atendimento ao cliente, é geralmente porque ele tem um problema ou uma dúvida. Portanto, é essencial que esse problema seja resolvido ou que a pergunta seja respondida de forma eficaz.

Quanto às dúvidas, é possível antecipá-las criando uma página de perguntas frequentes (FAQ) em seu site. Isso permite que o cliente resolva suas questões sem a necessidade de enviar mensagens aos seus canais de atendimento.

Além disso, existem certos problemas que você pode antecipar. Por exemplo, se estiver acompanhando as entregas de sua loja virtual e perceber um atraso, pode enviar uma mensagem pedindo desculpas pelo inconveniente e informando o novo prazo antes mesmo que o cliente faça uma reclamação.

Dessa forma, você reduz a possibilidade de irritação do cliente, mostrando-se atento e prestativo. Isso torna a experiência negativa menos traumática.

Gostou das dicas de atendimento ao cliente?

Esperamos que este artigo tenha ajudado a identificar quais são os principais aspectos que diferenciam um excelente atendimento de um serviço que não é capaz de ajudá-lo a gerar mais negócios.

E não se esqueça, se está em busca de uma plataforma de atendimento online omnichannel, instale o JivoChat gratuitamente em sua página e aproveite nosso chat online, telefonia, callback e integrações com diversas soluções - incluindo sistemas de CRM.

Desejamos a você boas vendas e que consiga conquistar e reter clientes!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download