Banido do WhatsApp? Saiba como recuperar o seu número

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Não é de hoje que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. Com mais de 120 milhões de usuários no brasil, e presente diariamente na vida de muitas pessoas.

Entretanto, com a popularidade do aplicativo o espaço para falsificações, golpes, WhatsApp clonado, e outras ações que comprometem a qualidade do serviço vem aumentando.

Pensando em driblar essas fraudes, pode ser que WhatsApp pare de funcionar e o usuário seja banido do WhatsApp, temporária ou definitivamente. A plataforma utiliza esse mecanismo caso identifique algum descumprimento de normas de comportamento determinadas pelo aplicativo.

Existem diversas formas de ser banido do WhatsApp e ter a conta bloqueada, seja no celular ou na versão Web. Por isso, é importante conhecer o que pode bloquear o aplicativo ou caso já tenha sido banido, como recuperar a sua conta.

Por que seu número foi banido do WhatsApp?

Antes de saber como prosseguir e como recuperar o seu número, é importante entender qual a razão do seu número ter sido banido do WhatsApp. Ao entender o que aconteceu, ajuda a evitar que isso ocorra novamente.

Fui banido do WhatsApp? Existem vários motivos de um banimento, separamos alguns dos mais comuns:

1. Vírus

Essa ação busca impedir golpes financeiros ou roubos de dados através de links maliciosos. O próprio WhatsApp recomenda cautela na hora de enviar qualquer informação, principalmente as que oferecem vantagens exageradas.

Pensando em restringir a disseminação desse tipo de material malicioso, o aplicativo passou a restringir o encaminhamento de mensagens para cinco contatos, o que antes era permitido até 20 pessoas.

2. Spam

O WhatsApp aplicou uma melhoria no recebimento de conteúdo visando o combate ao Spam. O Spam é considerado uma ação indesejada pois interfere no controle dos usuários ao violar a privacidade e a escolha sobre as mensagens.

O próprio WhatsApp possui uma funcionalidade onde permite denunciar conteúdos com ofertas e propagandas falsas ou mensagens que sejam consideradas Spam, clicando em "Denunciar Spam".

3. Ser denunciado ou bloqueado por vários usuários

O WhatsApp consegue identificar quando os usuários recebem mensagens indesejadas suas e você bloqueia/denuncia o número. Apesar da plataforma não revelar qual é o número exato de pessoas que precisam de bloquear para você ser banido.

4. Propagação de Fake News

Quem utiliza o WhatsApp para prejudicar alguma instituição ou pessoa propagando notícias falsas ou fake news, entra para a lista de números banidos.

Ao se aproveitar do alcance da plataforma para atingir um alto número de usuários com informações falsas infringem as regras do serviço. No Brasil em 2018, milhares de contas foram banidas por reproduzir esse tipo de comportamento

5. Automação de WhatsApp

Outro motivo que pode ter banido do WhatsApp é utilizar alguma automação não permitida pela plataforma. Por exemplo, usar alguma plataforma não oficial para enviar uma sequência de mensagens para um mesmo cliente.

6. Versões modificadas do WhatsApp

Seu número pode ser banido do WhatsApp caso você utilize algum aplicativo não oficial e desenvolvido por outras empresas. Como o WhatsApp Plus, WhatsDog, entre outros. Esses aplicativos violam os termos de serviço do WhatsApp.

7. Espionar alguém

Se você utiliza recursos tecnológicos para espionar as mensagens de alguém ou tentar hackear os servidores do WhatsApp, você corre risco de ser banido do Whatsapp a qualquer momento.

Essa atitude fere o direito à privacidade e viola as normas do aplicativo. O WhatsApp investe em um método de criptografia de ponta a ponta com a intenção de impedir a interceptação de dados na troca de mensagens pelo aplicativo.

Ilustração do logo do WhatsApp quebrado

6. Mensagens massivas

O WhatsApp consegue identificar números que enviam mensagens massivas para a lista de contatos e perfis fora desse alcance. De acordo com o teor das mensagens e o seu alcance pode ser notificado extrajudicialmente pelo aplicativo.

Isso também serve para contas empresariais. Essa prática considerada "agressiva" é proibida tanto para quem utiliza o WhatsApp comum quanto para usuários do WhatsApp Business.

7. Banido do WhatsApp por vender produtos não autorizados pelo WhatsApp

O WhatsApp assim como qualquer plataforma online conta com responsabilidades e obrigações de uso. Dessa forma, é importante você entender quais tipos de produtos e serviços podem ser comercializados dentro do WhatsApp. Confira a lista completa aqui.

O WhatsApp busca banir essas contas que violam essas diretrizes visando acabar com os propagadores de spam dentro do próprio aplicativo. Para vender seu serviço ou produto no WhatsApp é preciso encontrar a forma certa para trabalhar usando essa rede.

8. Conteúdo impróprio

Caso seja enviado um conteúdo considerado ofensivo ou inadequado, é possível denunciar uma mensagem ou conteúdo recebido. Ao denunciar, as mensagens passam por uma análise do WhatsApp

E se a verificação confirmar uma conduta inapropriada do usuário, o perfil acusado será banido e proibido de continuar suas atividades dentro do aplicativo.

9. Fingir ser outra pessoa

Diferente de algumas redes sociais, onde o perfil falso (fake) não desperta tanto alerta, porém quando alguém pretende se passar por outra pessoa no WhatsApp, a punição é rigorosa.

Isso pode levar também a possíveis consequências judiciais que envolvem falsidade ideológica. Ao comprovar essa atitude, o seu número será banido do WhatsApp.

10. Modificar código do WhatsApp

Outra forma de ser banido do WhatsApp é tentar alterar os códigos originais do aplicativo e/ou na criação de funções. Ao tentar qualquer uma dessas modificações o seu acesso a plataforma será revogado e dessa forma, estará banido do aplicativo.

Essa ação também pode causar um processo judicial com penas de acordo com a legislação, pois esses códigos estão protegidos pelos direitos de propriedade intelectual.

O meu número foi banido do WhatsApp. E agora?

Caso você acredite que não tenha violado os termos de serviços do WhatsApp e o seu número foi banido por engano, não precisa se preocupar, é possível recorrer.

Basta encaminhar um e-mail para support@whatsapp.com, pedindo que sua conta seja liberada.

O  que escrever em sua solicitação de recuperação de conta

Se você foi banido do WhatsApp e não sabe muito bem o que deve escrever no e-mail para o WhatsApp, confira algumas dicas para você recuperar a sua conta:

  • É importante explicar a sua versão, coloque argumentos no e-mail e escreva uma mensagem dizendo que não estava ciente dos termos do serviços do WhatsApp e se comprometa a não realizar tais práticas novamente, por exemplo;
  • Caso você tenha certeza de que não cometeu nenhuma violação dos termos de serviço do WhatsApp, não tenha receio de explicar isso e se possível apresente provas;
  • É importante não esquecer de informar o número que você usa na sua conta;
  • Também recomendamos que escreva o seu e-mail em inglês.

O WhatsApp analisará as atividades da sua conta e irá verificar se alguma diretriz ou política foi violada. Caso não seja constatada nenhuma infração, ou seja, a primeira vez que isso acontece, provavelmente sua conta será liberada e seu número recuperado.

Ao solicitar uma análise, o WhatsApp pode demorar até 48h para responder, porém, em muitos casos leva apenas 1 dia.

Tipos de banimento do WhatsApp?

Agora que você já entendeu as principais causas de ter seu número banido do WhatsApp e como recuperar a sua conta. É importante mostrar que existem dois tipos de banimentos, veja:

Banimento temporário de WhatsApp

O banimento temporário do WhatsApp é quando seu número fica banido por um período determinado, geralmente 24 horas, porém junto da mensagem de banimento será exibida uma contagem regressiva.

Basicamente, ao terminar a contagem exibida, a sua conta será liberada e voltará ao normal, basta aguardar.

Banimento definitivo do WhatsApp

Já o banimento definitivo do WhatsApp é o caso mais grave e não aparecerá nenhuma contagem regressiva para liberação da sua conta. Pois o WhatsApp baniu o seu número pela violação dos termos de uso.

Sua solicitação de recuperação de conta não funcionou?

Caso você tenha tentado recuperar a sua conta banida do WhatsApp mas não tenha conseguido, é possível entrar em contato diretamente com a equipe de atendimento global do WhatsApp Business: smb_web@support.whatsapp.com ou clicando aqui para o suporte global do WhatsApp pessoal.

É importante lembrar que o WhatsApp não possui número de telefone para contato, caso você receba alguma mensagem se dizendo ser do aplicativo, fique atento, é falso.

Descobriu como não ser banido do WhatsApp?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender os possíveis motivos que o número foi banido do WhatsApp e agora você já sabe como recuperar a sua conta.

Caso você utilize mais de um número, confira nosso artigo sobre como ter dois WhatsApp e não precisar usar vários celulares para isso.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download